Tema : Os desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

  • 0

No começo do século XXI foram criadas várias campanhas de vacinação e, assim, o Brasil mostrara seguir o caminho correto. Porém, a partir da atual década, garantir que os brasileiros sejam vacinados se mostrou um desafio, visto que se trata de um problema cultural. Desse modo, é válido destacar a falta de culturalização por parte da escola e a mídia ausente nesse cenário.

Primeiramente, a educação é o principal meio para se libertar do obscurantismo científico. Paralelo a isso, vale salientar que a diminuição de casos de doenças gerou um comodismo e uma falta de preocupação a essa imunização. Por conseguinte, movimentos intitulados de “anti-vacina” ganharam muitos adeptos atualmente. Já que, a escola não blindou esses indivíduos culturalmente. Em síntese, não há escassez de vacinas, mas, em contraste, há de conhecimento.

Outrossim, a falta de campanhas de vacinação corrobora para a negligência familiar nesse contexto. Nessa perspectiva, propagandas, como a do “Zé gotinha”, se tornaram ícones para alertar às vacinas. Todavia, é notório que a sociedade, ao longo da década, se tornou passiva em relação a essa imunização. Pois, atualmente, essas campanhas diminuíram e, assim, a negligência ganhou espaço. Então, a mídia tem um papel fundamental nesse desafio.

Portanto, é indiscutível que mudanças culturais devem ser feitas para garantir a imunização dos brasileiros. Com o intuito de blindar o indivíduo culturalmente contra os movimentos “anti-vacina”, urge que o MEC (Ministério da Educação), por meio de um decreto de lei, implemente a vacinação como um tema transversal no currículo escolar, de modo que, seja trabalhado ano após ano e em várias disciplinas. Ademais, para que diminua a negligência familiar no que concerne a esse assunto, cabe ao Ministério da Saúde organizar mais campanhas em prol dessa causa e, assim, combater esse obscurantismo científico.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    – Introdução: Eu gostei bastante da sua introdução, mas acredito que poderia ter abordado mais sobre o porquê de ser um problema cultural – de forma breve até -, pois, ao meu ver, ficou meio vago isso, tudo bem?
    – D1: Lu, acredito que sua ideia nesse parágrafo foi a melhor possível, mas penso que precisaria organizá-la um pouquinho, entende? não estou dizendo que não dá pra entender ou que está completamente desconexo, mas acho que poderia ter abordado, argumentado melhor sobre essa “blindagem cultural” ou até mesmo sobre algo que citou também, entende?
    Por fim, notei uma cacofonia no início dele e o quarto período acho que não tem muita necessidade de estar ali.
    – D2: Gostei bastaaante desse desenvolvimento, uma vez que você trouxe um bom exemplo no que diz respeito ao alerta sobre à vacinação, além de ter explicado muito bem também. Por fim, só toma cuidado com a cacofonia, certo?
    – Conclusão: Lu, achei bem interessante essa sua primeira proposta, já que – na minha visão – possui todos os elementos necessários para obter nota máxima na C5. Entretanto, a sua segunda proposta está incompleta, posto isso você ficaria à margem da sorte, uma vez que quando colocamos duas propostas cabe o corretor escolher apenas uma. Assim sendo, se ele tivesse um bom coração escolheria a primeira, mas caso contrário escolheria a segunda, entende? Por conta disso, aconselho você a colocar sempre uma proposta – exceto quando o recorte vier com “medidas” ou termos similares -, pois isso que ocorreu aqui pode acontecer lá também, entende? MASS, pelo amor de Deus, foi só um conselho, já que se você sentir mais confiança fazendo duas pode continua numa boa, de verdade, tá?
    Ps.: você escreve muuito bemm! Acredito que só precise organizar um pouquinho as ideias e usar mais repertórios socioculturais, para garantir seus pontinhos na C2 e C3 com mais firmeza.
    Abraçoss <3

    • 2
  2. Sua redação é muito boa e apresenta coesão e argumentos interessantes, porém, achei que no decorrer dos paragrafos usou muito ponto e iniciou novas frases, que muitas vezes eram continuidade da mesma ideia que estava desenvolvendo, ou seja ficou com impressão de muitas pausas desnecessárias, devido a muito ponto final. As ideias que desenvolveu tem coerência e são bem colocadas, como sugestão, acho que seria interessante também colocar os perigos da não vacinação, ou mesmo quem sabe o porque do “movimento anti vacina ” ter ganhado tanta força tanto tempo depois, são apenas sugestões, gostei muito como um todo, esta de parabéns

    • 1
  3. sua redação esta bem articulada, apresenta introdução, tese, desenvolvimento e conclusão.
    sua tese é perfeitamente argumentada no desenvolvimento, mostrando seu ponto de vista.
    apresenta elementos de coesão, muito bons.
    só senti falta do que pede na competência 2 do ENEM, que é colocar o repertório sociocultural ou outra área do conhecimento.
    mas em tese, sua redação esta muito boa! continue treinando!

    • 1
  4. Oie, me desculpa eu acabei esquecendo de dá uma olhada na sua redação. Mas aqui estou eu hahaha.
    Introdução: “culturalização” ?????. Você sempre deve fazer uso de repertório, poderia falar sobre a revolta da vacina e fazer uma melhor contextualização. Achei bem fraca a sua introdução, aparenta não ter domínio sobre o tema (isso pode acontecer no enem mas não podemos deixar evidente). A introdução precisa ser bem caprichada :)
    “mostrara”???? era para ser “mostrará?” porém não fale no futuro assim, fica estranho.
    Você foi direto na tese (acho isso um ponto positivo, porque fica claro a sua ideia).
    D1: muito curto, tenta sempre fazer desenvolvimentos com 7-8 linhas, notei o domínio de conectivos, eu achei que você não opinou indiretamente, sabe? Se você fizesse o uso de repertório sociocultural, ia ficar muito melhor.
    D2: Achei legal o exemplo do “ze gotinha” mas o ultimo período ficou “???????” Todo mundo sabe que a mídia tem papel fundamental, você deveria ter explicado como a mídia iria atuar, você citou a campanha mas estamos no século XXI, é necessário o uso de mídias digitais. Propagação das ideias nas redes sociais, dessa forma é possível que as pessoas se conscientizem um pouco.
    Conclusão: Ficou maior que seus desenvolvimentos ???? é necessário fazer um texto longo com ( 7 8 8 7) em média (não necessariamente nessa ordem). Você fez uma retomada (ponto positivo). Ficou faltando a finalidade e o detalhamento.
    NOTA: 520- 580
    C1: 120
    C2: 40 (não vi uso de repertório, o corretor pode até zerar)
    C3: 160- (você tem um bom uso de conectivos)
    C4: 80 (ideias muitas vagas, má organização delas)
    C5: 120 (faltou a finalidade e o detalhamento)
    Boa sorte, me desculpa se fui muito grossa mas só quis ser o mais direta e sincera possível. Dá umas lidas em redações nota mil e vai observando os modelos e treinando mais. Bjos :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.