Hodiernamente, a geração de lixo Urbano é cada vez mais crescente na sociedade brasileira. Esse após ser recolhido é descartado em locais inapropriados, como fundo de oceanos ou áreas abertas ao ar livre. Tais fatos dificultam uma melhor gestão do lixo urbano no país, que se agrava com o aumento do consumismo aliado a falta de uma boa cobertura para coleta de lixo.
Em primeira análise é importante considerar como o aumento do consumismo ajuda o revés. Com o advento da revolução industrial do século XVIII, e a globalização a população passou por mudanças sociais e práticas de vida, que levaram a maior quantidade de lixo produzida mundialmente. No mesmo contexto, brasileiros ampliam o lixo que criam e descartaram, esse que por sua vez é depositado em lugares impróprios agravando o problema.
Vale salientar ainda como a falta de garantia de uma adequada coleta de lixo amplifica a problemática. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública apontam que cerca de 6,3 milhões de toneladas de rejeitos urbanos são deixadas nas ruas por ano, apesar do aumento das coletas de 89% para 92% no Estado. Expondo assim erro na constituição de 1988 ao assegurar o direito à saneamento básico – coleta de lixo – aos cidadãos, deixando parcela da população desprovida de meios para fazer o descarte ideal do lixo. Portanto, a falta da coleta de lixo adequada prejudica a resolução do problema.
Logo, se faz necessária a tomada de medidas para resolução do revés. Assim sendo, o Ministério da Educação, através de instituições de ensino, deve promover palestras sobre o consumismo e suas consequências para o meio ambiente. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com Municípios, deve identificar áreas não concedidas com coleta de lixo e amplificar a coleta.Tais decisões para reduzir a quantidade de lixo depositados em locais impróprios, anteriormente citados.
Gisele72
Só um pequeno erro de gramática no 3º parágrafo, mas isso é só um detalhe: “o direito a saneamento básico” (sem a crase).
E a última frase do texto “Tais decisões para reduzir a quantidade de lixo” pode ter sido só impressão minha mas parece um pouco desconexo o “Tais decisões” com “para reduzir […]”, como se faltasse algo no meio, como “Tais decisões devem ser feitas para reduzir […]” ou algo assim.