A Constituição Federal de 1988 prevê que a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional deve ser realizada em ação conjunta entre o poder público e a colaboração da comunidade. Entretanto, atualmente não se observa a conservação do patrimônio pelo poder público e nem pela sociedade, pois não valorizam essa identidade nacional.
Em primeiro plano, é necessário relatar a questão da pouca fiscalização e conservação pelo poder público. Assim sendo, um incêndio em 2018 destruio o Museu Nacional e o Palácio no Rio de Janeiro, cujo o Museu tinha 200 anos e era um marco da história brasileira. Por consequência, as futuras gerações não conhecerá o grande valor de conhecimento e cultura desse templo.
Em segundo plano, a população não valoriza os patrimônios material e nem imaterial. Visto que, o material são móveis, objetos artísticos, vestimentas, danças, esportes, literatura, entre outros. Por outro lado, o imaterial compreende as expressões de vida e tradições de comunidade, grupos e indivíduos em que todo mundo recebem dos antepassados. Por conseguinte, algumas pessoas faz pichações, depredações, abandona e desvalorizar desses bens históricos.
Em suma, cabe ao Ministério da Educação em conjunto com o Ministério do Turismo realizar passeios virtuais para grandes templos históricos, por meio de trabalhos escolares das escolas públicas, com o objetivo de crianças e jovens adquirirem conhecimento cultural. Dessa forma, esses indivíduos vão valorizar e cultivar esses patrimônios culturais.
Pfv de uma nota para minha redação com as competências do Enem, desde já agradeço!!!
isaisasiq
C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
Há erros de concordância e gramatica ao decorrer do seu texto.
– ”Destruio” : Destruiu
– ”as futuras gerações não conhecerá” : Conhecerão
– ”algumas pessoas faz” : fazem
– ”todo mundo recebem” : Recebe
NOTA: 120
C2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
É notório o seu entendimento da problemática, entretanto, você não soube desenvolver bem seus argumentos. Senti a falta de seu posicionamento durante o decorrer da redação, há a presença de dados porém não há a problematização deles dentro do contexto a ser abordado. Seu desenvolvimento possui o repertorio e conclusão, mas não tem argumentação. Cuidado com a narrativa, é um texto argumentativo.
NOTA: 80
C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Usou um bons repertórios, entretanto, seu texto está um pouco desorganizado e com pouca defesa dos argumentos. Se atente a organização.
Nota: 120
C4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Se atente aos conectivos e o uso inadequado,
– ”Visto que” : Podeira usar algo como ”Nesse sentido” ou ”Nessa perspectiva e retomar sua ideia.
NOTA: 160
C5 – Proposta de intervenção
Há a presença dos 5 elementos, entretanto, seu detalhamento está bagunçado e escasso.
NOTA: 160
NOTA GERAL: 640
DICAS: Seus argumentos e repertórios estão ótimos, tente apenas explorar eles mais e dar sua opinião. Lembre-se da estrutura dos desenvolvimentos ( Frase inicial – Repertorio – Contextualização – Argumento – Conclusão)