Segundo Hannah Arendt, filósofa alemã do século XX, “a ausência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”. Contudo, ao analisar os desafios do ensino e aprendizagem no Brasil, verifica-se a precariedade da ação do artigo 205, cujo o qual ratifica o direito à educação visando o desenvolvimento do indivíduo. Desse modo, é válido ressaltar que o desafio do ensino ocorre devido a uma desigualdade de oportunidades de aprendizagem e de acesso ao ambiente escolar e da estrutura do sistema educacional em si.
Antes de tudo, vale ressaltar que o Brasil consolidou uma consciência social do direito à educação na vida das pessoas. Entretanto, ao longo do tempo, não investiu na garantia do ensino aos cidadãos. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino destinada a garantir direitos educativos para quem não teve acesso ou interrompeu os estudos, tenta suprir a falta de ensino que muita parte da população não pôde usufruir. As desigualdades de oportunidades são notórias pois muitos trabalham e têm filhos, o que acarreta na dificuldade de se adentrar em um ambiente escolar e adquirir um ensino qualitativo. Logo, o Estado deve contribuir para que a lei constitucional sirva toda a população.
Além disso, a educação brasileira recebe investimento alto, conforme o Ministério da Educação, todavia é carente de qualidade. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relata que a educação não é para todos, destarte, não sendo igualitária. Os maiores obstáculos advindos disso é a ausência de professores em rede pública do Estado, a falta de bibliotecas adequadas e a carência de livros didáticos para os estudantes. Diferente de alunos que possuem capital para investir em si, esse que precisam e necessitam do Estado não conseguem obter o mínimo garantido por lei e ficam atrasados em seus estudos perante a sociedade.
Portanto, para uma resolução acerca dessa premissa, é necessário o Estado colocar em prática ações como, investimento na educação igualitária, criação de escolas em regiões carentes e, com a ajuda da família, ingressar a população nos estudos, incentivando ao máximo jovens e adultos a obterem uma formação escolar e um ensino público inefável. Cabe também ao Ministério da Educação equacionar os problemas em relação a estrutura do sistema educacional, garantindo presença de docentes e fazendo melhorias nas bibliotecas garantindo a existência de livros didáticos para a população em prol de uma excelente formação de ensino.
Giulianna
Oi pessoal, tudo bem? Então, eu tive MUITA DIFICULDADE em dissertar sobre esse tema pois não tive norte de nada. Foi um tema cujo qual eu não tive coletânea e também não encontrei referente à ele na internet.
Teses e argumentos custaram a sair e eu ainda acho que ficou vago/expositivo. Se alguém aqui puder me falar mais sobre teses, problemáticas e quais intervenções eu poderia colocar sobre, eu ficarei muito agradecida. Se puderem pontuar também, ficarei feliz.
Obrigada desde já <3