TEMA: Os desafios do consumo consciente no Brasil contemporâneo

  • 0

Em um episódio do desenho animado “Os Simpsons” a personagem Lisa – caracterizada por defender diversas causas socias- promove na Escola de Springfield um debate relacionado à importância do consumo sustentável. Fora da ficção, no Brasil, emergem desafios no que tange a questão do consumismo consciente. Nesse sentido, faz-se necessário analisar as principais causas, consequências e possível medida para amenizar esse mal.

Em primeiro plano, urge salientar que a mídia exerce de maneira direta a interligação entre o consumidor e o produto final. Diante disso, torna-se evidente seu poder de influenciar, mesmo que inconscientemente, as pessoas á adquirirem produtos que não apresentam utilidade prática para determinado amostra da população, visto que as propagandas buscam uma forma de tornar determinados itens temporariamente atrativos, concretizando-se, na prática, a teoria da Escola de Frankfurt sobre o papel midiático. Outrossim, com o avanço da internet, as empresas adquiriram um melhor ‘’feedback’’ dos consumidores, sendo possível direcionar a confecção dos produtos para atender diretamente aos gostos e objetivos daquele nicho. Nesse contexto, as marcas lançam produtos novos com determinadas melhorias e induzem a ideia de que certos manufaturados já estão obsoletos, afim de garantir as vendas dos lançamentos. É evidente, dessa forma, a necessidade de uma atuação prática para amenizar essa questão.

Em uma análise mais aprofundada, vale destacar que o consumo exagerado é responsável por danos imensuráveis à natureza. De acordo com o ativista indiano Mahatma Gandhi, a Terra tem o suficiente para prover as necessidades individuas dos homens, mas não para suprir suas ganâncias. Todavia, verifica-se a deturpação dessa ideia, visto que cada vez mais a demanda por matéria prima e insumos para a fabricação de bens e serviços vem aumentando. Dessa forma, têm-se a devastação dos recursos naturais somado à poluição do meio ambiente, pois o descarte irregular de milhares de produtos por parte dos brasileiros reflete diretamente no cotidiano, à medida que a extração predatória de arvores, por exemplo, causa alteração no fluxo pluvial provocando secas em determinadas regiões. É público, portanto, a urgência de mitigar esse problema.

Portanto, medidas são necessárias para vencer esse desafio. Cabe ao Governo Federal, criar o programa ‘’ Mais consumo, mais consciência” que tem como objetivo oferecer um desconto de 5% na conta mensal de energia às pessoas físicas que reduzirem seu consumo anual nas compras de produtos nas categorias de vestuário e eletrodomésticos. Para isso, seria feita uma análise nos bancos de dados de movimentação comercial do CPF da população que se cadastrou no programa previamente, para a finalidade de verificar a possibilidade do desconto. Com isso, os brasileiros seriam incentivados a terem um consumo mais consciente, e cenas como a dos Simpsons faria parte apenas da ficção.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oii, Edinaildo, tudo bem? Desde ja, amei seu texto, parabéns ficou otimo! Vou fazer uma correção por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista, mas espero ajudar como puder. Qualquer dúvida, mande uma mensagem. =)

    INTRO
    -sem erros gramaticais, oq revela um bom dominio da norma culta padrão da língua
    -tese bem apresentada e bem desenvolvida
    -vc não apresentou as 2 problemáticas, entretanto, fez o encaminhamento delas
    -introdução bem estruturada

    D1
    -“a adquirirem” não tem acento (ou crase, se foi isso que vc quis colocar, visto que “á” não existe na lingua)
    -erro de concordância: “determinado amostra” –> “determinada amostra”
    -argumentação forte e fora do senso comum
    -parágrafo bem estruturado, porem, muito longo, acredito que, no papel, ultrapassaria as 30 linhas

    D2
    -acentuação (árvores)
    -muito bem argumentado e defendido, porem, novamente muito longo, procure ser mais objetivo
    -sem erros

    CONCLUSÃO
    -evite frases prontas “medidas são necessárias para vencer esse desafio.”

    -ação: criar o programa ‘’ Mais consumo, mais consciência”
    -meio/modo:
    -agente: Governo Federal
    -finalidade: oferecer um desconto de 5% na conta mensal de energia às pessoas físicas que reduzirem seu consumo anual nas compras de produtos nas categorias de vestuário e eletrodomésticos
    -detalhamento: seria feita uma análise nos bancos de dados de movimentação comercial do CPF da população que se cadastrou no programa previamente

    DICAS!
    -2 problemáticas: uma de ação outra de consequência, isso mantem uma linha de raciocínio
    -evite o gerúndio (ação em ocorrência), se usado em excesso é considerado vício da lingua
    -use conectivos, enriquece seu texto
    -evite expressões como:
    *primeiramente
    *atualmente/hodiernamente/nos dias de hoje
    *especialistas revelam que…
    *com o passar dos anos
    -não fale com o leitor (evite perguntas)
    -não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado
    -da mesma forma, não use “onde” no sentido de “no qual”
    -não use mesóclise (dar-te-ei)
    -evite piadas/deboche/gírias
    -não generalize nada (é de conhecimento geral/ ninguém respeita tal coisa)
    -faça uma divisão de parágrafos de maneira igualitária
    -se atente aos 5 quesitos da conclusão:
    *ação: o que será feito?
    *meio/modo: como será feito? por meio de que?
    *agente: quem fará isso? governo, midia, ongs, 3 poderes..?
    *finalidade: afim de que isso será feito?
    *detalhamento: descrição da ação e meio/modo

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 170
    NOTA: 950

    • 3
  2. Olá, seu repertório da intro está ótimo, mas a tese precisa ser melhor marcada , diga de forma mais clara o tema, além disso, esse último período não diz nada, e pode ser substituído pela citação dos argumentos que serão desenvolvidos ao longo do texto.
    Seu d1 está ótimo, tem repertório, tem argumentação , tá muito bom mesmo, mas está um pouco extenso, será que caberá e, 30 linhas?
    O d2 ta,be, te, Boa argumentação e uso de repertórios, ótimo
    Intervenção boa e deixou o texto cíclico retomando o repertório do início
    Bom texto.

    • 1
  3. Gostei da sua problemática e teses que apresentou.
    Os argumentos então bem embasados e concretos, embora eu ache que seu desenvolvimento ficou um pouco maior do que deveria.
    Durante o texto percebem-se alguns erros gramaticais.
    Os repertórios e sua forma de introduzi-los são muitos bons.
    A conclusão me parece um pouco ousada, porém bem estruturada e retoma as ideias da introdução.
    Gostei muito do seu texto e espero ter ajudado de alguma forma. :)

    • 1
  4. Oii!
    Você apresenta argumentos muito bons, mas deve ficar atento a redundância.
    Cuidado com a gramática também. Atenção a divergência de ideias, escreva um texto em que fique claro sua posição sobre o assunto, nada de ficar em cima do muro.
    Parabéns pelo uso de conectivos.
    Tenha mais atenção ao tamanho do seu texto, lembre-se que a folha de redação só tem 30 linhas.
    Continue praticando, você está no caminho certo!

    • 1
  5. Introdução – Apesar da exemplificação ser boa e promover uma aproximação entre o leitor e o texto, temo que tenha inchado sua Introdução. Ela está boa, mas poderia ficar um pouco mais enxuta.
    Desenvolvimento – O primeiro argumento apresenta alguma incoerência, por mais que bem embasado, e há alguns erros gramaticais.
    O segundo argumento é muito mais coeso do que o primeiro, apresenta e estabelece aquilo que se propõe do início ao fim, embora também pudesse ser mais curto.
    Conclusão – É coerente com o resto do texto e apresenta um plano para solucionar a questão trabalhada, além de trazer de volta o ponto abordado de exemplo na introdução para encerrar, o que torna a produção em si algo fechado e interessante.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.