TEMA: Os desafios da inclusão para a pessoa autista

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Boa tarde gente, tudo bem? se puderem corrijam com base nas competências do Enem e deem nota. desde já agradeço muito pela leitura e correção.

 

A declaração universal dos direitos humanos proclamada em 1948, defende em seu 1º artigo que todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Entretanto, tal artigo parece não ter validade quando se observa a situação cotidiana em que a pessoa autista ainda enfrenta desafios de inclusão, seja por causa do preconceito da sociedade ou pela falta de educadores especializados nas escolas regulares.

 

Sob um primeiro plano, vale ressaltar a carência de informação como uma das principais impulsionadoras do problema de discriminação contra pessoas no espectro autista. Visto que, tudo o que é desconhecido causa medo e espanto. Nesse sentido, Voltaire, filosofo francês, estava certo ao afirmar que, “Preconceito é opinião sem conhecimento.” isso é, algo sem fundamento e sem razão que causa grande sofrimento as pessoas e dificulta ainda mais na inclusão social. Logo, tal problemática deve ser combatida com urgência.

 

Ademais, destaca – se a falta de professores especializados em educação especial, o que torna mais difícil a ingressão em escolas regulares. Dessa forma, tal problema só contribui mais para a exclusão e evasão dos mesmos, já que muitos desistem de terminar o ensino médio por causa das dificuldades encontradas e pela falta de professores capacitados para atenderem as suas necessidades.

 

Portanto, os desafios de inclusão para a pessoa com TEA (transtorno de Espectro autista)  devem ser combatidos. E para solucionar tal impasse, cabe ao Ministério da saúde por meio da mídia, informar através de propagandas, jornais, revistas e internet, sobre o autismo a fim de acabar com antigos estereótipos e combater o preconceito. Ademais, cabe ao Ministério da educação (MEC) junto da base nacional curricular comum) aprimorar o currículo escolas incluindo professores capacitados para atenderem as necessidades de alunos no espectro. Assim, garantirá o direito a educação á todos e consolidará uma sociedade mais inclusiva para todos os seres humanos viverem.

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5 Correções

  1. C 1 – domínio da norma culta da língua escrita
    150

    C 2 Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    180
    C 3 selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    170

    C 4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    170

    C 5. Respeito aos direitos humanos
    200 (proposta de intervenção detalhada )

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  2. C 1 – domínio da norma culta da língua escrita
    150

    C 2 Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    180
    C 3 selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    170

    C 4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    170

    C 5. Respeito aos direitos humanos
    200 (proposta de intervenção detalhada )

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  3. Introdução:
    • A declaração universal dos direitos humanos [1] [2] proclamada em 1948, defende [3] em seu 1º artigo* [4] que todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Entretanto, tal artigo* parece não ter validade quando se observa a situação cotidiana em que a pessoa autista ainda enfrenta desafios de inclusão, seja por causa do preconceito da sociedade ou [5] pela falta de educadores especializados nas escolas regulares.

    Obs.:
    1 – As iniciais de “Declaração Universal dos Direitos Humanos” são maiúsculas, pois se trata de nome de documento.
    2, 3 e 4- Ausência de vírgulas.
    * – Repetição da palavra “artigo” poderia ter substituído por “direito”.
    5 – Tire o “ou” e coloque uma vírgula antes e, depois, repita o “seja”.
    – Aconselho separar “transição” de “tese”, para manter uma melhor organização.

    Desenvolvimento 01:
    • Sob um primeiro plano, vale ressaltar a carência de informação como uma das principais impulsionadoras do problema de discriminação contra pessoas no espectro autista. [1] Visto que, [2] tudo o que é desconhecido causa medo e espanto. [3] Nesse sentido, Voltaire, filosofo francês, estava certo ao afirmar que, [4] “Preconceito [5] é opinião sem conhecimento.” isso é, [6] [7] algo sem fundamento e sem razão que causa grande sofrimento as pessoas e dificulta ainda mais na inclusão social. Logo, tal problemática deve ser combatida com urgência.

    Obs.:
    1 – Jamais utilize “visto que” no início de um período, pois está incorreto, uma vez que ele não é conectivo, e sim conjunção. Para isso, use: nesse viés, nesse parâmetro, nesse contexto, diante dessa perspectiva, dessa maneira, dessa forma, desse modo, etc.
    2 – Equívoco de vírgula.
    3 – Isso aqui é uma marca de oralidade “tudo o que é desconhecido causa medo e espanto”.
    4 – Equívoco de vírgula.
    5 – A inicial deve ser minúscula, só será maiúscula quando você colocar dois pontos antes ( : ) e for uma frase direta como essa.
    6 – A inicial deve ser maiúscula, já que a palavra está depois de um ponto final.
    7 – Equívoco de vírgula, acho que você pensou que isso era um conectivo, mas não é, viu!?
    – Ué, na tese, você disse que ia falar sobre o “preconceito”, e, quando chega aqui, não fala nada.
    – O repertório tá meio jogado, viu!? Trabalhe mais nisso.
    – Está precisando argumentar mais.

    Desenvolvimento 02:
    • Ademais, destaca – se [1] a falta de professores especializados em educação especial, o que torna mais difícil a ingressão em escolas regulares. Dessa forma, tal problema só contribui mais para a exclusão e evasão dos mesmos, [2] já que muitos desistem de terminar o ensino médio por causa das dificuldades encontradas e pela falta de professores capacitados para atenderem as suas necessidades.

    Obs.:
    1 – Não precisa de espaço entre o hífen e a palavra. “destaca-se”.
    2 – Esse “mesmos” não serve para retomar algo, viu!? Fale que público é esse, nesse caso, são os autistas.
    – Cadê o repertório?
    – Cadê o encerramento do parágrafo.
    – Pouquíssima argumentação.

    Conclusão:
    • Portanto, os desafios de inclusão para a pessoa com TEA (transtorno de Espectro autista) [1] devem ser combatidos. [2] E para solucionar tal impasse, cabe ao Ministério da saúde [3] [4] por meio da mídia, informar [5] através [6] de propagandas, jornais, revistas e internet, [7] sobre o autismo [8] a fim de acabar com antigos estereótipos e combater o preconceito. Ademais, cabe ao Ministério da educação (MEC) [9] [10] junto da base nacional curricular comum) [11] [12] aprimorar o currículo escolas [13] [14] incluindo professores capacitados para atenderem as necessidades de alunos no espectro. Assim, garantirá o direito a [15] educação á [16] todos e consolidará uma sociedade mais inclusiva para todos os seres humanos viverem.

    Obs.:
    1 – As iniciais são minúsculas “Transtorno de Espectro Autista”.
    2 – Tire esse “E para solucionar tal impasse” e use “Para isso, cabe ao…:
    3 – Nomes de ministérios são com as iniciais maiúsculas “Ministério da Saúde”.
    4 e 5 – Ausência de vírgulas.
    6 – Uso inadequado da palavra “através”, uma vez que significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”. Além disso, sua proposta vai ficar com três MEIOS, sendo que só será avaliado um, mas perderá pontos por essa falta de organização das ideias.
    7 – Equívoco de vírgula.
    8 – Ausência de vírgula.
    9 – As iniciais de “Ministério da Educação” são maiúsculas. Ademais, poderia ter reformulado a frase para evitar a repetição, assim: […] Ademais, urge ao […]
    10 – Ausência de vírgula .
    11 – As iniciais de “Base Nacional Comum Curricular” são maiúsculas, além de você ter esquecido um pedaço.
    12 – Ausência de vírgula.
    13 – escolar*.
    14 – Ausência de vírgula.
    15 – Ausência de crase, pois se tem “direito” tem a alguma coisa.
    16 – Equívoco de acento agudo, caso seja uma crase pra você, também não tem, visto que nunca se usa antes de PLURAL.
    – Não aconselho a fazer duas resoluções para o problema, haja vista que não é mais obrigatório. Isso é perda de tempo e desperdício de linhas.
    – A proposta mais completa é a segunda, mas, mesmo assim, precisa de mais detalhamento.

    Nota:
    c1: 120
    c2: 120
    c3: 120
    c4: 160
    c5: 160
    Total: 680//

    No meu perfil tem a estrutura da redação mais detalhada.

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  4. Introdução:

    “A declaração universal dos direitos humanos(1) proclamada em 1948, defende em seu 1º artigo que todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Entretanto, tal artigo parece não ter validade quando se observa a situação cotidiana em que a pessoa autista ainda enfrenta desafios de inclusão.(2) Seja por causa do preconceito da sociedade ou pela falta de educadores especializados nas escolas regulares.”
    (1) Vírgula
    (2) Usando o “Seja”, não precisaria ter finalizado o período anterior, bastava por uma vírgula. Caso queria deixar um período só para a tese, introduza-o com um conectivo, como Nesse sentido, Dessa forma, À vista disso, Nesse viés, o problema se dá por tese 1 e tese 2…

    Desenvolvimento 1:

    “Sob um primeiro plano, vale ressaltar a carência de informação como uma das principais impulsionadoras do problema de discriminação contra pessoas no espectro autista. (1)Visto que, tudo o que é desconhecido causa medo e espanto(2)Nesse sentido, Voltaire, filosofo francês, estava certo ao afirmar que, “(3)Preconceito é opinião sem conhecimento(4)” isso é, algo sem fundamento e sem razão que causa grande sofrimento as pessoas e dificulta ainda mais na inclusão social. Logo, tal problemática deve ser combatida com urgência.”
    (1) Introduza o período com um conectivo, como Nesse sentido.
    (2) Aí bastaria uma vírgula. Esse período ficaria assim: “Nesse sentido, visto que, tudo o que é desconhecido causa medo e espanto, Voltaire, filósofo..”
    (3) O preconceito pode ser escrito com letra minúscula.
    (4) Aí vai uma vírgula, e não ponto.

    Desenvolvimento 2:

    “Ademais, destaca – se a falta de professores especializados em educação especial, o que torna mais difícil a ingressão em (1)escolares regulares. Dessa forma, tal problema só contribui mais para a exclusão e evasão dos mesmos, já que muitos desistem de terminar o ensino médio por causa das dificuldades encontradas e pela falta de professores capacitados para atenderem as suas necessidades.”(2)
    (1) Seria escola?
    (2) Faltou a área do conhecimento. Já que foi falado sobre a desistência de muitos estudantes autistas, seria interessante colocar um dado estatístico disso, para mostrar ao corretor que você tem base.

    Proposta:

    “Portanto, os desafios de inclusão para a pessoa com TEA (transtorno de Espectro autista) devem ser combatidos. (1)E para solucionar tal impasse, cabe ao Ministério da saúde por meio da mídia, informar através de propagandas, jornais, revistas e internet, sobre o autismo a fim de acabar com antigos estereótipos e combater o preconceito. Ademais, cabe ao Ministério da educação (MEC) junto da base nacional curricular comum) aprimorar o currículo escolas incluindo professores capacitados para atenderem as necessidades de alunos no espectro. Assim, garantirá o direito a educação á todos e consolidará uma sociedade mais inclusiva para todos os seres humanos viverem.”
    (1) Inicie os períodos sempre com conectivo-conta na competência 4 e ajuda na 1 também.

    —A segunda proposta está incompleta, então considerei apenas a primeira.—
    AGENTE-Ministério da Educação e Cultura
    AÇÃO-Informar sobre o autismo
    MODO- Por meio de propagandas midiáticas
    EFEITO- Acabar com antigos estereótipos e combater o preconceito.

    C1= 120
    C2= 160
    C3= 160
    C4= 120
    C5= 200
    Final = 760

    Está no caminho, se atente aos conectivos, uso da vírgula e não se esqueça de colocar pelo menos uma área do conhecimento em cada parágrafo de desenvolvimento.

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  5. Oi :)

    C 1 – domínio da norma culta da língua escrita
    120

    C 2 Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    120

    C 3 selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    120

    C 4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    120

    C 5. Respeito aos direitos humanos
    200 (proposta de intervenção detalhada )

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