Tema : Os desafios da falta de autoconhecimento na era digital.

  • 3

O filósofo grego Sócrates dizia “Conhece te a ti mesmo”, pois de acordo com o pensador só é possível compreender o mundo exterior depois de se autoconhecer. Porém, com o advento de novas tecnologias e da dinamização do mundo moderno, houve o crescimento na quantidade de venda de livros de autoajuda, pois a população busca cada vez mais respostas simples e rápidas. Além disso, essa problemática é acentuada pelos cortes de verbas na área de ciências humanas.

Primordialmente, é de suma importância se atentar aos livros de autoajuda, os quais  supostamente vendem uma fórmula para chegar ao autoconhecimento e ao propósito da vida. De maneira que, torna-se necessário lembrar do livro do escritor inglês Douglas Adams “O guia do mochileiro das galáxias”, que em uma parte da trama retrata a criação de um computador, o qual calcularia o propósito da vida. Quando o computador chega ao resultado a resposta é 42, fato que deixa a população desapontada. Diante disso, percebe-se que não é possível chegar à respostas existenciais a partir de uma simples fórmula, pois cada pessoa enxerga a vida de uma forma diferente.

Em segunda análise, torna-se necessário se atentar aos impactos dos cortes de verbas na área de humanas, feitos pelo governo. Logo, deve-se lembrar do livro “O mundo de Sofia”, que mostra a mudança na vida de uma garota, que começa a questionar os conceitos básicos de sua existência depois de começar a estudar filosofia. De forma que, evidencia a importância dessa área de estudo, pois ela é a responsável pelo desenvolvimento do pensamento crítico, e só através do questionamento é possível chegar ao conhecimento verdadeiro.

Nesse sentido, percebe-se que é imprescindível a intervenção do Estado nessa problemática, a fim de aumentar o interesse das pessoas com a área das ciências humanas . Portanto, cabe ao Ministério da Educação o desenvolvimento de pesquisas focadas no autoconhecimento e na tradução e publicação de obras de filósofos. Por meio do aumento de verbas públicas na área de filosofia e psicologia. Para que somente desta maneira, o conceito de Sócrates e de diversos outros estudiosos continue na mente da população

Compartilhar

2 Correções

  1. Uma ótima redação ! está bem construída com elementos de coesão e coerência além de manter-se fiel aos argumentos expostos no inicio do texto , ao meu ver seria melhor ainda se na introdução ocorresse uma problematização um pouco mais profunda e detalhada do tema proposto para que o corretor tivesse uma noção mais clara dos tópicos abordados.Nota 920

    • 1
  2. Tá muito boa! Achei bem organizada… Mostrou repertório citando o filósofo Sócrates e livros.
    Achei redundante, “lembrar do livro – lembrar do livro. 1° e 2° parágrafo. Poderia ser: “Segundo o livro, ou De acordo com o livro” pra não ficar muito repetitivo sabe?
    A conclusão tá boa ao meu ver, e a proposta pra mim tá ok.
    Comp 1 160
    Comp 2 200
    Comp 3 200
    Comp 4 160
    Comp 5 200
    Nota: 920!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.