Iniciante

Tema: Os desafios da adoção de crianças e adolescentes no Brasil (modelo ENEM)

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Na série “Anne With An E” situada em 1908, os irmãos Sr. e Sra. Cuthbert desejam adotar um menino para servir como ajudante. No entanto, acontece um engano e a protagonista Anne é inicialmente rejeitada por ser uma menina e não ser apta a realizar os trabalhos físicos os quais almejavam. Sob tal ótica, no Brasil hodierno, a idealização de um perfil para adoção persiste até hoje, visto que essa realidade reflete na demanda por perfis estereotipados e no prolongamento dos processos adotivos.

Em primeira análise, de acordo com o CNA (Cadastro Nacional de Adoção), em 2020 o número de pretendentes cadastrados para adotar é veementemente maior que a quantidade de crianças e de adolescentes para adoção. Tal fato demonstra a negligência nos requerimentos do processo adotivo, já que crianças recém-nascidas, saudáveis e de pele clara são mais cogitadas a serem adotadas, enquanto as outras são postas como segunda opção ou até mesmo excluídas na lista de escolhas dos pretendentes. Dessa forma, faz-se imprescindível a dissolução desta conjuntura de estereotipação  de crianças e de adolescentes para adoção.

Outrossim, é válido ressaltar que mesmo com a grande quantidade de pretendentes cadastrados no CNA, as adoções efetivamente realizadas não atingem números extraordinários, como relatado no Portal G1, que em 2015 aumentou apenas 1%. Nesse sentido, questiona-se o período prolongado e o número de processos adotivos ocorridos no Brasil. Ou seja, embora aconteçam paulatinamente, a realização das adoções devem ser eficazes, de modo a crescer tais procedimentos.

Portanto, são necessárias medidas que atenuem os desafios da adoção de crianças e adolescentes no Brasil. Por essa razão, o Governo Federal – instância máxima do poder executivo – deve criar métodos para a melhoria nos processos adotivos, por meio de um sistema unificado de informações sobre a análise das adoções, com o intuito de impulsionar a realização desses procedimentos e de extinguir os preconceitos gerados a órfãos esteriotipados. Enfim, a partir dessas ações, muitas crianças e adolescentes terão um recomeço próspero como na série “Anne With An E”.

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3 Correções

  1. Olá, tudo bem? Espero que sim.
    Bom… Você cometeu alguns erros no uso da vírgula.
    Você explicitou bem seus argumentos e sua tese, e demonstrou um bom repertório sociocultural.
    Articulou bem os conectivos bem como as informações contidas em sua redação.
    De acordo com as competências:
    Competência I: 160
    Competência II: 200
    Competência II: 120
    Competência IV: 200
    Competência V: 200
    NOTA FINAL: 880
    Parabéns, seu texto está ótimo. Continue praticando, a tendência é melhorar.

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  2. Oii, bom dia, tudo bem?
    1.Caberia uma vírgula após ” “Anne With An E” ” para que ” situada em 1908, ” fique entre vírgulas;
    2.Eu adorei a citação da série;
    3.Caberia uma vírgula após “ajudante”, pois a parte “No entanto, acontece um engano e a protagonista Anne é inicialmente rejeitada por ser uma menina” ainda faz parte do período;
    4.Sua redação ficou um pouco maior do que o segundo desenvolvimento, não há nenhuma regra sobre isso mas tenha cuidado, pois na introdução você vai apenas trazer um repertório, apresentar o tema e sua tese e os argumemtos, não precisa ser tão estendida o parágrafo;
    4.Foi muito bom o uso das informações da pesquisa;
    5.O uso dos dados do portal ficou muito bom também;
    6.Senti a falta de uma conclusão de pensamento que amarrase para a conclusão,como você fez no final de primeiro desenvolvimento “Dessa forma, faz-se imprescindível a dissolução desta conjuntura de estereotipação de crianças e de adolescentes para adoção.”;
    7.Conferindo os elementos da conclusão:
    o Governo Federal(AGENTE) – instância máxima do poder executivo (DETALHAMENTO DO AGENTE)– deve criar métodos para a melhoria nos processos adotivos,(AÇÃO) por meio de um sistema unificado de informações sobre a análise das adoções(MODO/MEIO), com o intuito de impulsionar a realização desses procedimentos e de extinguir os preconceitos gerados a órfãos esteriotipados(FINALIDADE);
    8.Você ainda trouxe de volta o repertório da série, ótimo.
    C1=160;
    C2=200;
    C3:120;
    C4:200
    C5:200
    TOTAL=880
    Parabéns, continue praticando.

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  3. Acredito que a sua redação seria um 960, ou até mesmo um 980. Vc deu, ao meu ver, uma vacilada só no segundo parágrafo, onde vc cita que é imprescindível a dissolução desta conjuntura de estereotipação de crianças e de adolescentes para adoção, mas não detalha como tal dissolução seria feita. Isso faz com que vc perca um pouquinho de pontos no critério III, ficando com 160 no mesmo e 200 nos demais. Sua redação está excelente. Não achei nenhum erro de gramática, seu texto é bem articulado e sua conclusão é bem detalhada. Parabéns!!!

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