Na série “Anne With An E” situada em 1908, os irmãos Sr. e Sra. Cuthbert desejam adotar um menino para servir como ajudante. No entanto, acontece um engano e a protagonista Anne é inicialmente rejeitada por ser uma menina e não ser apta a realizar os trabalhos físicos os quais almejavam. Sob tal ótica, no Brasil hodierno, a idealização de um perfil para adoção persiste até hoje, visto que essa realidade reflete na demanda por perfis estereotipados e no prolongamento dos processos adotivos.
Em primeira análise, de acordo com o CNA (Cadastro Nacional de Adoção), em 2020 o número de pretendentes cadastrados para adotar é veementemente maior que a quantidade de crianças e de adolescentes para adoção. Tal fato demonstra a negligência nos requerimentos do processo adotivo, já que crianças recém-nascidas, saudáveis e de pele clara são mais cogitadas a serem adotadas, enquanto as outras são postas como segunda opção ou até mesmo excluídas na lista de escolhas dos pretendentes. Dessa forma, faz-se imprescindível a dissolução desta conjuntura de estereotipação de crianças e de adolescentes para adoção.
Outrossim, é válido ressaltar que mesmo com a grande quantidade de pretendentes cadastrados no CNA, as adoções efetivamente realizadas não atingem números extraordinários, como relatado no Portal G1, que em 2015 aumentou apenas 1%. Nesse sentido, questiona-se o período prolongado e o número de processos adotivos ocorridos no Brasil. Ou seja, embora aconteçam paulatinamente, a realização das adoções devem ser eficazes, de modo a crescer tais procedimentos.
Portanto, são necessárias medidas que atenuem os desafios da adoção de crianças e adolescentes no Brasil. Por essa razão, o Governo Federal – instância máxima do poder executivo – deve criar métodos para a melhoria nos processos adotivos, por meio de um sistema unificado de informações sobre a análise das adoções, com o intuito de impulsionar a realização desses procedimentos e de extinguir os preconceitos gerados a órfãos esteriotipados. Enfim, a partir dessas ações, muitas crianças e adolescentes terão um recomeço próspero como na série “Anne With An E”.
SheilaAlvesGonçalves
Olá, tudo bem? Espero que sim.
Bom… Você cometeu alguns erros no uso da vírgula.
Você explicitou bem seus argumentos e sua tese, e demonstrou um bom repertório sociocultural.
Articulou bem os conectivos bem como as informações contidas em sua redação.
De acordo com as competências:
Competência I: 160
Competência II: 200
Competência II: 120
Competência IV: 200
Competência V: 200
NOTA FINAL: 880
Parabéns, seu texto está ótimo. Continue praticando, a tendência é melhorar.
RaianaMG
Oii, bom dia, tudo bem?
1.Caberia uma vírgula após ” “Anne With An E” ” para que ” situada em 1908, ” fique entre vírgulas;
2.Eu adorei a citação da série;
3.Caberia uma vírgula após “ajudante”, pois a parte “No entanto, acontece um engano e a protagonista Anne é inicialmente rejeitada por ser uma menina” ainda faz parte do período;
4.Sua redação ficou um pouco maior do que o segundo desenvolvimento, não há nenhuma regra sobre isso mas tenha cuidado, pois na introdução você vai apenas trazer um repertório, apresentar o tema e sua tese e os argumemtos, não precisa ser tão estendida o parágrafo;
4.Foi muito bom o uso das informações da pesquisa;
5.O uso dos dados do portal ficou muito bom também;
6.Senti a falta de uma conclusão de pensamento que amarrase para a conclusão,como você fez no final de primeiro desenvolvimento “Dessa forma, faz-se imprescindível a dissolução desta conjuntura de estereotipação de crianças e de adolescentes para adoção.”;
7.Conferindo os elementos da conclusão:
o Governo Federal(AGENTE) – instância máxima do poder executivo (DETALHAMENTO DO AGENTE)– deve criar métodos para a melhoria nos processos adotivos,(AÇÃO) por meio de um sistema unificado de informações sobre a análise das adoções(MODO/MEIO), com o intuito de impulsionar a realização desses procedimentos e de extinguir os preconceitos gerados a órfãos esteriotipados(FINALIDADE);
8.Você ainda trouxe de volta o repertório da série, ótimo.
C1=160;
C2=200;
C3:120;
C4:200
C5:200
TOTAL=880
Parabéns, continue praticando.
joaomcd
Acredito que a sua redação seria um 960, ou até mesmo um 980. Vc deu, ao meu ver, uma vacilada só no segundo parágrafo, onde vc cita que é imprescindível a dissolução desta conjuntura de estereotipação de crianças e de adolescentes para adoção, mas não detalha como tal dissolução seria feita. Isso faz com que vc perca um pouquinho de pontos no critério III, ficando com 160 no mesmo e 200 nos demais. Sua redação está excelente. Não achei nenhum erro de gramática, seu texto é bem articulado e sua conclusão é bem detalhada. Parabéns!!!