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Tema: os desafios atuais da imigração no Brasil

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Ao longo do processo de formação da sociedade, a imigração tornou-se uma necessidade para aqueles que não encontram os direitos humanos como base de estruturação social em suas civilizações. No século XX, durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, o povo judeu tinha a obrigação de sair dos países aliados à Alemanha para não ser levado às drásticas condições de morte vivenciadas pelo massacre da guerra. Nesse sentido, no Brasil contemporâneo, a imigração faz-se eminente para as pessoas que procuram uma qualidade de vida e justiça pela igualdade, os quais, entretanto, se deparam com desafios na inclusão social decorridos do preconceito racial e da falta de valorização governamental aos imigrantes.

Sob esse viés, denuncia-se a estigmatização de imigrantes – mobilizada pelo corpo social – como ampliadora das dificuldades encontradas pelos estrangeiros no Brasil. Segundo C.S. Lewis, romancista irlandês, “a tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos”, haja vista que a população, ao negligenciar povos não pertencentes ao território brasileiro e agir de modo preconceituoso, tem atitudes de desmatamento, o qual destrói a esperança promovida pela imigração. De modo conjunto, está a corporação como responsável de ter atitudes que incentivam a educação moderna, visto que é papel humanitário promover a luta pela igualdade – a qual garante direitos aos cidadãos, sejam imigrantes ou não, tendo em vista que estes encontram desafios em se manter no país pela falta de oportunidades que o preconceito gera. Logo, a sociedade deve abandonar os estigmas e mobilizar a compaixão e luta pela equivalência de raças, irrigando, dessa forma, desertos, ou seja, habilitando a esperança por um mundo melhor.

Ademais, a ignorância do Estado brasileiro em ajudar estrangeiros a se adaptarem ao país tropical colabora para os desafios da imigração. Segundo Aristóteles, filósofo grego, “a política não deveria ser a arte de dominar, mas de fazer justiça”, uma vez que a negligência governamental demonstra ser uma forma de controle populacional motivado pela discriminação racial, a qual impossibilita a concretização da liberdade – caracterizada pela disponibilidade de direitos. Associado a isso, está a interferência da injustiça – realizada pelo governo brasileiro – na busca por condições aceitáveis de vida como uma manipulação de privilégios que contradiz a Constituição Federal de 1988, dado que garantias humanas são essenciais para a evolução socioeconômica e, reconhecidas pela Carta Magna, retratam a adaptação e aceitação de pessoas. Assim, é dever estatal cumprir com as leis brasileiras e admitir regalias à imigração, a fim de proporcionar a liberdade e ter atitudes justas aos imigrantes.

Portanto, é mister que o Estado tenha atitudes para intervir nos desafios da imigração no Brasil. Para contornar o preconceito de raças – demonstrado na Segunda Guerra Mundial pela não aceitação do povo judeu no corpo social alemão -, urge que o Ministério da Educação introduza nas escolas, por meio de alterações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), matérias práticas, como teatro e música, que incentivem aceitação e disseminem o estigma em relação à imigração. Tais ensinos terão auxílio de educadores com origem estrangeira para irrigar desertos, que lado a lado, necessita do Ministério Público para a concretização legislativa na mobilidade do recebimento de imigrantes. Somente assim será possível desestruturar o desmatamento social e aniquilar as dificuldades hodiernas da imigração no Brasil.

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3 Correções

  1. Eu prefiro tortura física do q corrigir essas tuas redações, mas você já sabe disso, deve ser por isso que me pede kkkk. Bora lá!

    Amigo, tua problematização tá impecável. Se fosse pra ‘criticar’ alguma coisa, seria a superlotação de citações no D2, a argumentação vem em primeiro lugar, c sabe. Como sempre, não há muito o que corrigir, quando o coleguinha X voltar à ativa, talvez ele possa corrigir tuas redações, garanto-te que serão correções mais completas, tô pedindo arrego mesmo kkk

    Erros:

    -> INTRO: “eminente para as pessoas”, acredito que você quis usar “iminente”.
    -> D1: “destrói”, o novo acordo ortográfico tirou os acentos de “oi” e “ei”
    -> CONCLUSÃO: “Somente assim”; faltou vírgula: “Somente assim, ….” e, para um melhor entendimento, acredito que seria mais viável você colocar a expressão “desmatamento social” entre aspas, enfatizando o sentido conotativo que você quis repassar.
    -> Ah, pra colega: “C.S. Lewis” seria usado assim também, tem problema nenhum.

    C1: 160
    C2-C5: 200
    = 960 [representativa]

    Belíssima redação, Matheus! :)

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  2. Cara, a sua redação está muito bem redigida. PARABÉNS!
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    Queria eu ter um dom de escrever tão bem como você, por mim a sua redação é nota 1000.
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  3. REPERTÓRIO: No século XX, durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, o povo judeu tinha a obrigação de sair dos países aliados à Alemanha para não ser levado às drásticas condições de morte vivenciadas pelo massacre da guerra. Nesse sentido, no Brasil contemporâneo, a imigração faz-se eminente para as pessoas que procuram uma qualidade de vida e justiça pela igualdade, os quais, entretanto, se deparam com desafios na inclusão social decorridos do preconceito racial e da falta de valorização governamental aos imigrantes.
    DESAFIOS: inclusão social decorridos do preconceito racial e da falta de valorização governamental aos imigrantes.
    “POR EXEMPLO”: Parabéns, uso correto.
    CONECTIVOS: Estão bem utilizados, no entanto, estão mais ligando as partes do que fluindo o texto, senti essa falta.
    C.S. Lewis: Seria pronunciado assim mesmo? Ou deveria utilizar o nome todo? Não sei, estou com essa dúvida, rs.
    atitudes de desmatamento ?????
    ARGUMENTO 1: desafios na inclusão social decorridos do preconceito racial = MUITO BOM
    ARGUMENTO 2: falta de valorização governamental aos imigrantes = MUITO BOM
    INTERVENÇÃO: Não encontrei erros significativos.
    C1: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
    e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão
    aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. 200.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
    sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo argumentativo. 200.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
    consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200.
    C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos. 160.
    C5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto. 200.
    Total: 960.
    Acredito que tenha um professor(a) que corrija suas redações, dá pra perceber isso, parabéns, amei a redação!

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