A assembleia Geral da ONU ( Organização das Nações Unidas ) ,reconhece que o saneamento básico é um direito humano a parte da água potável . No entanto , no Brasil , a falta de investimentos na área afeta diretamente na saúde e desenvolvimento da população , como também no meio ambiente . Nessa perspectiva , a problemática é um desafio para a evolução social .
Em primeiro plano , observa-se ,na idade média , na Europa , a peste negra devastou cerca de metade da população europeia , já que , o contato direto com os transmissores da doença ,a pulga do rato , por causa dos esgotos a céu aberto que eram comum na época . Por analogia , mesmo no século xxi ,35 milhões de brasileiras não em acesso aos serviços básicos . Dessa forma , é inegável , a necessidade de melhorias no tratamento de esgoto e na distribuição de água potável ,
Além disso , nota-se , os efeitos no meio ambiente da falta de esgotamento , como o aquecimento global . E observado , na emissão de gases de efeito estufa na atmosfera ,como o gás carbônico (CO2) ,por esgotos aberto ou a crescente do desmatamento de matas ciliadas , que absorvem o CO2 do ar . Logo , o ecossistema está interligado , qualquer desequilíbrio afeita todos nele .
Portanto , medidas são necessárias para resolver o impasse . Dado que , o Ministério das Cidades juntamente com o Governo Federal , aumentem os investimentos em melhorias no saneamento , já que é um direito de todos, por meio da elaboração de um projeto de lei que garanta aos cidadãos o acesso a esse direito . Logo , mudaremos essa realidade que não era possível na idade média , sendo assim ,poderá ocorrer avanços em uma sociedade mais saudável e sustentável .
Geraldo157
O argumento 1 foi foi mto bem desenvolvido porém uma problematização a mais seria mto interessante dado que é uma dissertação-argumentativa onde vc precisa falar sobre problemas.
O argumento 2 ficou muito pobre e os dados apresentados nele não tem relação com o problema abordado.
A proposta de intervenção ficou confusa pois, NÃO existe ministério da cidade e todos os projetos que vc deu para resolver o problema foram vagos aém da proposta não ter detalhamento sobre nenhum tema nema finalidade das mudanças que vc sugere.
*Não altere sua introdução o modelo está mto bom porém procure achar problemas mais inovadores diferentes da média.
Competencia:160
Competencia:160
Competencia:80
Competencia:120
Competencia: 80
TOTAL:600
AmandaKarolyne
Boa noite iasmim
Não tem espaço antes da virgula, somente depois
Introdução: boa, porém, procure citar o tema na introdução
Arg1: Use peste bulbônica ao invés de peste negra. Não tem vírgula depois do “já que”
Use mais elos coesivos
Quais as consequências da peste bulbônicas? Problematize mais
Arg2: O aquecimento global não ocorre devido a falta de saneamento básico
Cite dados
Por que afeta? Afeta quem? Quais são as consequências? Problematize
Conclusão: Cite qual ministério, ministério da cidade ficou muito vago
“Dado que” ficou sem sentido, visto que dado que é uma afirmação
Não use primeira pessoa (mudaremos)
Use: Dessa maneira, o Brasil, a população…
Nota: 600