Tema: Ocupação e uso dos solos no Brasil: problemas e soluções.

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Segundo o artigo 225 da Constituição Federal do Brasil-promulgada em 1988-, a terra tem função social, ou seja, é obrigação do Estado, não só usar ela para o bem-estar social, mas também garantir a preservação. No entanto, a realidade mostra-se contrária às leis, uma vez que a ocupação e o uso do solo são práticas totalmente irresponsáveis. Desse modo, medidas precisam ser feitas para solucionar esse obstáculo no campo, o qual é motivado, tanto por um histórico de predação, quanto pela atualidade desigual.

A princípio, desde os primórdios da formação da Nação brasileira, é visível uma manipulação da natureza sem nenhuma preocupação expressiva com o meio ambiente, a qual é um dos problemas da ocupação do solo. À vista disso, é pertinente trazer um fato histórico, a destruição das florestas litorâneas, para explicitar esse argumento, já que os portugueses, ao tornar colônia a terra recém “descoberta”, sempre tiveram a intenção de usufruir tudo aquilo que o lugar pudesse disponibilizar e, hoje, existem menos de 15% da mata citada- conforme dados da ONG S.O.S Mata Atlântica-. Nesse sentido, a utilização dos solos no Brasil foi imprudente em relação à proteção ambiental. Logo, soluções precisam ser desenvolvidas.

Além disso, o uso dos solos, do país verde-amarelo, é extremamente desigual, assim como se torna um impasse a ser enfrentado. Acerca disso, é oportuno trazer um dado do INCRA, para ilustrar esse argumento, o qual afirma que a maioria das terras encontram-se concentrada “nas mãos” de poucas pessoas. Nessa perspectiva, é evidente, não só a desigualdade no acesso ao solo, como também o fato da estrutura fundiária brasileira ser baseada na destruição da biodiversidade, pois esses proprietários mantêm uma relação de monocultura com a terra, isto é, plantam poucas espécies vegetais, o que destrói o solo. Nessa lógica, esse desafio poderia ser resolvido com a diminuição do latifúndio e a reforma agrária, visto que as pequenas propriedades tem uma maior diversidade. Por consequência, a concentração de terra impede que a função social dela seja cumprida e é um outro problema a ser resolvido.

Propostas de intervenções, portanto, necessitam ser criadas. Dessa maneira, a União precisa reverter essa conjuntura de destruição dos biomas. Sendo assim, por meio de um novo imposto abatido das grandes empresas, será possível investir em pesquisas e práticas de recuperação ambiental, com a intenção de solucionar práticas antigas de exploração. Ademais, o Estado deve valorizar as pequenas propriedades, por intermédio de financiamentos, os quais cumpririam os custos da produção e seriam devolvidos depois da safra ser colhida. Para que, assim, a Magna Carta seja respeitada, bem como os obstáculos da ocupação e uso do solo sejam resolvidos.

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2 Correções

  1. Olá Fersevero, tudo bom?
    Gostei demais da sua redação, percebe-se que você tem um excelente domínio de texto dissertativo-argumentativo e suas opiniões estão muito bem articuladas, parabéns!
    Espero que minhas observações auxiliem nos seus estudos.
    Introdução: Ótima! Apresenta a alusão juntamente com a problematização e explicitação das teses.
    Dica: Na construção “não só usar ela”, penso que seria melhor “usá-la”.
    Desenvolvimentos: Ambos muito bem embasados e com a discussão proposta nas teses. Parabéns pelo excelente vocabulário empregado, contribuiu muito para uma leitura fluida e agradável.
    Obs.: O uso do pronome relativo (o qual) não trouxe o sentido esperado, ficou um pouco confuso.
    Acho que você quis transmitir : a ocupação do solo, por exemplo, é um dos problemas”
    No Desenvol. 2 você apresenta “Nessa lógica, esse desafio poderia ser resolvido com a diminuição do latifúndio e reforma agrária” você trouxe soluções explícitas para a problemática relatada, acredito que esse período deveria estar na conclusão.
    Conclusão: Muito bem!! Apresenta todos os elementos para a resolução dos entraves, só deixe mais evidente o detalhamento de pelo menos um desses elementos.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 160

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  2. 1.Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 200
    2.Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
    3.Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
    4.Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
    5.Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 200
    total: 1000
    não sou um profissional na correção porém gostei , entendi e o mais importante eu consegui ver seu ponto de vista , assim você merece um mil por ter feito tudo de acordo com as competência. Então , não pare de treinar sua redação e espero que nós todos conseguiremos nossa vaga em uma universidade . Parabéns

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