Na série americana “Todo mundo odeia o Chris”, o personagem Julius é julgado e taxado como “mão de vaca” por evitar ao máximo gastos supérfluos, fazendo assim extremo controle dos seus gastos mensais. Fora da ficção, é notório perceber a necessidade da educação financeira no País, uma vez que muitos cidadãos não sabem gerenciar corretamente suas rendas, tornando-se “Julius”, com controle extremo, ou esbanjando em tudo o que desejam. Fatos como o tardio contato com finanças e a falta de aprendizagem financeira agravam a problemática.
Primeiramente, o contato tardio com o dinheiro e suas imensidões é um obstáculo presente atualmente. Sob esse viés, em 2020, o Ministério da Educação (MEC), tornou obrigatório o ensino financeiro nas escolas brasileiras através da disciplina de matemática, porém, as demandas necessárias para essa implementação não são presenciadas em todas as escolas do País, fazendo com que os alunos de escolas menos privilegiadas não tenham acesso ao conteúdo necessário. Situações como essa causam vários empecilhos futuros na vida adulta, onde o contato financeiro será muito presente.
Ademais, a falta da educação de oportunidades financeiras promove situações preocupantes. Segundo dados do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) em 2021, pela falta de conhecimento da população, em torno de 235 milhões de cidadãos possuem conta na caderneta de poupança, o meio menos lucrativo existente. Também é importante relacionar que perante pesquisas realizadas pelo site “Detalhe Notícia” no mesmo ano constatou que cerca de 60% das famílias não fazem orçamento familiar, e por consequência, sentem que suas despesas são maiores do que o lucro.
Dado os fatos, urge, portanto que medidas sejam tomadas para superar os obstáculos citados. Cabe ao MEC, por meio da liberação de verbas, ampliar o acesso educacional financeiro a todas as escolas do Brasil, com o intuito de que todas as crianças e adolescentes tenham direito a ela. Em conjunto a isso, é necessário que o Ministério Público invista em detalhar sobre os meios mais eficientes de rendimento financeiro e também sobre a necessidade da organização mensal dos gastos, através de anúncios e apresentações em programas televisivos, para que a população tenha conhecimento pleno de todas as melhores opções para gerenciar as finanças. Feito isso, os obstáculos contra a implementação educacional financeira serão mitigados no País.
Julia Becker
Não venho corrigir, pois não achei nenhum erro em toda a redação, mas sim parabenizar. Baseado no que eu sei sobre a estrutura de redações e gramática, a sua redação está impecável; acredito até que seja uma redação nota 1000. Caso você continue praticando após fazer o ENEM/vestibular que deseja, terá um futuro brilhante pela frente.
Sabrina Maciel da Costa
Competência 01: 160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 02: 120 – desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 03: 120 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, pouco organizados em defesa de um ponto de vista.
Competência 04: 160 – Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 05: 200 – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Total: 760
( Cuidado com a escrita padrão da língua e tente relacionar melhor as partes do texto. Contudo, seu texto está muito bom, parabéns.) ☺️
PedroOmar
Olá, vou analisar sua redação em pontos a melhorar.
Na introdução, o uso do repertorio se mostrou produtivo, a apresentação do tem ficou bacana, eu só excluiria o uso do verbo “perceber” na passagem “Fora da ficção, é notório perceber a necessidade da educação financeira no País” pois pode causar estranheza, a tese e os argumentos foram bem apresentados.
No D1, acredito que a única falha tenha sido a falta de argumentação, o uso do repertorio foi bem feito, mas pereceu na apresentação dos detalhes, você podia ter desenvolvido mais, acabou ficando escasso.
No D2, você usou dois dados num único parágrafo, não dando espaço, novamente, para a argumentação e para o desfecho das ideias.
Na conclusão, você apresentou duas propostas para intervir no problemas, mas apenas a primeira deve ser corrigida pela banca do ENEM, por exemplo. Busque detalhar mais apenas uma intervenção, faltando, então, o detalhamento da função do agente e a conexão com a introdução na finalização a fim de mostrar domínio no texto e coerência de ideias,
BONS ESTUDOS!!!
AlmeidaDarlan
INTRODUÇÃO: Perfeito
Desenvolvimento1: Tente Formalizar melhor as estruturas do texto, pois houve um apegação ao repertório e ausência de autoria. Procure conectivos para expor, em seguida, sua opinião relacionado ao que foi mencionado
DESENVOLVIMENTO2: Tente Formalizar melhor as estruturas do texto, pois houve um apegação ao repertório e ausência de autoria. Procure conectivos para expor, em seguida, sua opinião relacionado ao que foi mencionado
Conclusão: OK