Tema: Objetificação da mulher

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Mulher-Maravilha, Capitã-Marvel, Mulan, Marta Vieira, Fernanda Montenegro e Tarsila do Amaral são alguns dos nomes de mulheres que fizeram, ou fazem, a diferença no mundo. Assim, o sexo feminino vem destacando-se de um modo geral, porém ainda falta muito para alcançar a equidade.Homens ditam as regras, as mulheres obedecem, tem seus direitos violados e não têm governabilidade sobre seus próprios corpos; o que ocasiona a objetificação da mulher.

Desde a infância, as meninas são predestinadas a lavar, cozinhar, cuidar da casa e dos filhos, por meio de brinquedos. Além de, os pais chamarem sua atenção caso as mesmas prefiram “brinquedos de meninos”.

A mídia possui um poder elevado perante às mulheres. Dietas malucas, produtos a basa de formol e remédios para emagrecer são apenas o início para o desenvolvimento de graves transtornos, como anorexia e depressão. Seja para se parecer com uma modelo de revista ou para alcançar o padrão de beleza imposto pela mídia, a falta de amor próprio vulnerabiliza as mulheres e as torna dependente deste ciclo da “perfeição”.

Desta forma, conclui-se que, com o apoio dos pais, o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação devem utilizar métodos ativistas para conscientizar a sociedade brasileira. Desde a infância, os meninos devem ser educados para respeitar as mulheres; e as meninas devem ser orientadas a enxergar o seu valor desde pequenas. Para que, assim como as super heroínas, todas as mulheres sejam respeitadas por serem elas mesmas, e a sociedade atinja uma verdadeira equidade.

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7 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Vou analisar parte por parte.
    Ok, sua introdução está razoável, ce citou exemplos de mulheres que tiveram destaque na sociedade e aí nos mostrou o problema.
    Já no primeiro desenvolvimento, você cita o fato das mulheres serem reprimidas desde crianças, até ai tudo bem, só que isso por si só fica vago, é necessário que você use ou uma citação ou dados. Chamo atenção também para o tamanho desse paragrafo, é muito curto para um desenvolvimento, para o corretor, é insuficiente para defender um argumento. Lembre-se também de usar os conectivos, como no ínicio dos paragrafos “Ademais, em primeira estância…, desde a infancia…”
    No desenvolvimento 2, você repete os mesmos erros do 1º, usa argumentos sem base, citação ou dados e isso prejudica bastante na sua nota em repertório sociocultural.
    Sua conclusão está boa, mas deixa a desejar, ce poderia ter explorado bem, como os orgãos fariam a sua proposta de intervenção.
    Em resumo, eu como corretor, atribuiria a vc uma nota entre
    550-650

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  2. Olá!
    Bom, você possui boa capacidade argumentativa, mas falta amplificação para mostrar mais conhecimento sobre o assunto.
    A sua introdução foi boa, o problema foi apresentado e não notei erros de português, com exceção de deslizes na pontuação, se atente nisso. Ademais, sua tese deveria ser mais explícita na introdução, embora eu tenha notado qual é sua tese, é importante você ser mais clara para se adequar às exigências do ENEM.
    Quanto ao seu desenvolvimento, você usou exemplos e isso é fundamental para fortalecer sua tese, entretanto, você não desenvolveu de forma satisfatória estes; sendo assim, ficou curto e raso por falta de conectivos e aprofundamento dos exemplos citados, recomendo usar elementos culturais ou dados para comprovar e fortalecer o que está sendo dito.
    A sua conclusão precisa de mais detalhamento, recomendo usar uma forma de intervenção caso ache difícil detalhar mais de uma, mas seja objetiva e traga algo alcançável, nada de propostas fora da realidade…
    Parabéns! Continue treinando…

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  3. Mulher-Maravilha, Capitã-Marvel, Mulan, Marta Vieira, Fernanda Montenegro e Tarsila do Amaral são alguns dos nomes de mulheres que fizeram, ou fazem, a diferença no mundo. Assim, o sexo feminino vem destacando-se de um modo geral, porém ainda falta muito para alcançar a equidade.Homens ditam as regras, as mulheres obedecem, tem seus direitos violados e não têm governabilidade sobre seus próprios corpos; o que ocasiona a objetificação da mulher.

    Boa introdução (com excessão dos erros gramaticais); tome cuidado com o espaçamento entre as palavras.

    Desde a infância, as meninas são predestinadas a lavar, cozinhar, cuidar da casa e dos filhos, por meio de brinquedos. Além de, os pais chamarem sua atenção caso as mesmas prefiram “brinquedos de meninos”.

    Desenvolvimento 1 insatisfatório, muito pequeno! Falta coesão entre os elementos do seu desenvolvimento. O desenvolvimnto também precisa ter começo, meio e fim.

    A mídia possui um poder elevado perante às mulheres. Dietas malucas, produtos a basa de formol e remédios para emagrecer são apenas o início para o desenvolvimento de graves transtornos, como anorexia e depressão. Seja para se parecer com uma modelo de revista ou para alcançar o padrão de beleza imposto pela mídia, a falta de amor próprio vulnerabiliza as mulheres e as torna dependente deste ciclo da “perfeição”.

    Melhor que o desenvolvimento 1; boa argumentação, porém carece de elementos coesivos; ausência de dados comprovadores.

    Desta forma, conclui-se que, com o apoio dos pais, o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação devem utilizar métodos ativistas para conscientizar a sociedade brasileira. Desde a infância, os meninos devem ser educados para respeitar as mulheres; e as meninas devem ser orientadas a enxergar o seu valor desde pequenas. Para que, assim como as super heroínas, todas as mulheres sejam respeitadas por serem elas mesmas, e a sociedade atinja uma verdadeira equidade.

    Você falou dos métodos que devem ser adotados pelos Ministérios, mas não disse exatamente quais.

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. 150.

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 70.

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 90.

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 90.

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 110

    Nota: 510.

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  4. Oi Arianny, espero que esteja bem!
    Gostei da sua argumentação , entretanto alguns pontos devem ser melhorados:

    • Acredito que sua introdução ficou boa , mas você precisa apresentar sua tese no final, para que fique claro o que você vai defender nos desenvolvimentos. Pelo que entendi através dos desenvolvimentos , sua tese era a influência da família e a influência da mídia na objetificação da mulher , se foi essa sua tese , você poderia acabar a introdução escrevendo ela.

    • Pesquise conectivos para que sua redação fique com vocabulário mais diversificado.

    • Os desenvolvimentos ficaram com bom repertório, mas o seu desenvolvimento 1 ficou pequeno.
    Você poderia adicionar o conectivo “Primeiramente” antes do “Desde a infância” no segundo parágrafo , e o conectivo “Ademais” antes de ” A mídia possui” no terceiro parágrafo.Você pode usar outros conectivos também, foi só um exemplo. (Conectivos são importantes porque aumentam sua pontuação na competência 4)
    Ainda no desenvolvimento, é importante colocar um dado concreto , algo que comprove os seus argumentos, pode ser uma pesquisa do IBGE , OMS , G1 ,etc.

    • Sugiro que pesquise sobre os 5 elementos da prosposta de intervenção.

    Tudo o que citei tem me ajudado muito, espero que te ajude também. Sucesso 💛
    (Não sei se pode indicar aqui algum canal no YouTube ,mas acho que não tem problema kkk, sugiro que você assista “O corretor sincerão” se quiser……. É bem descontraído, mas tem dicas legais , assisto e tem me ajudado bastante).

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  5. Oi, Arianny.
    Primeiramente, quero lhe dizer que como mulher penso da mesma forma como diz o seu texto e como leitora comum consegui compreender a sua tese. No entanto, observando pelo ângulo do Enem, você pode adequá-lo ainda mais para garantir a nota máxima :)
    Vamos lá?
    – Não percebi erros de português, salvo, ao que me parece, uma vírgula mal localizada em “Além de,” no segundo parágrafo. Acredito também que seria você usar, no lugar desse termo, um conectivo mais adequado ao que quer dizer nesse parágrafo, uma vez que o termo em questão soou como um plebeísmo. Veja exemplos na internet de redações nota 1000.
    – Use mais conectivos no decorrer do seu texto.
    – Seus argumentos são bons, mas eles podem melhorar se forem embasados em dados ou citações, como disse nosso amigo Antonio Becker. Isso demonstrará um bom repertório cultural e acaba contando para a melhoria do seu texto. A falta desses dados ou citações, passou uma impressão de uma opinião pessoal, o que não é permitido.
    – A sua introdução deve apresentar o contexto do tema, o tema, a sua tese e quais serão os argumentos que você vai usar para defendê-la no desenvolvimento.
    – No desenvolvimento, você pode retomar seus argumentos com uma exemplificação (algo que marcou a sociedade e que teve como base a objetificação da mulher) ou citação de alguma personalidade, de um filme, de um livro.
    – Já na conclusão com projeto de intervenção deve ter: uma ação, um agente que a executará, o efeito que vai surtir, o modo como será feito com detalhamento.
    Minha nota para seu texto nesse momento seria:
    Competência 1: 190
    Competência 2: 100
    Competência 3: 50
    Competência 4: 50
    Competência 5: 50
    Total: 440

    Continue praticando, amiga, seu potencial é muito grande! Bjs.

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  6. C1( Domínio da modalidade escrita formal): 120
    C2(Compreender a proposta de redação e aplicar conceito de várias áreas do conhecimento e desenvolver o tema na estrutura dissertativo-argumentativo): 160
    C3(Selecionar organizar e interpretar informações,fatos, e opiniões); 120
    C4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação:120
    C5(Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos):120
    NOTA;640

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  7. Olá, tudo bem?
    Vou analisar parte por parte.
    Ok, sua introdução está boa. voce citou exemplos de mulheres que tiveram destaque na sociedade e aí nos mostrou o problema.
    Já no primeiro desenvolvimento, você cita o fato das mulheres serem exoneradas desde crianças, até ai tudo bem, só que isso por si só fica vago, é necessário que você pesquise sobre mulher trans pois seria legal colocar elas nesse texto. Chamo atenção também para o tamanho desse paragrafo, é muito curto para um desenvolvimento, para o corretor, é insuficiente para defender um argumento. Lembre-se também de usar os conectivos, como no ínicio dos paragrafos “Ademais, em primeira estância…, desde a infancia…”
    No desenvolvimento 2, você repete os mesmos erros do 1º, usa argumentos sem base, citação ou dados e isso prejudica bastante na sua nota em repertório sociocultural.
    Sua conclusão está boa, mas deixa a desejar, ce poderia ter explorado bem, como os orgãos fariam a sua proposta de intervenção.
    Em resumo, eu como corretor, atribuiria a vc uma nota entre
    574-712

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