Iniciante

Tema: O uso do smartphone no cotidiano

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Atualmente, a praticidade em diversos âmbitos ganha no nosso cotidiano, seja por principal ensejo a tecnologia avançada, o que facilita o cumprimento de tarefas vista de modo social “cansativas”, a se tornarem práticas. O uso do smartphone para a conclusão de devidas atividades vêm solucionando e ao mesmo tempo preocupando a sociedade moderna. Logo, este habito inicialmente inconsequente e prazeroso, torna se um vicio e se eclode nos relacionamentos pessoais, causando alguns transtornos mentais.

Devido a forte influência do uso das redes sociais, é de se concordar o afastamento de relações afetivas dentro da sociedade moderna. De maneira excessiva, o uso do maléfico pode atribuir a adultos, jovens e crianças a necessidade de obter sempre em mãos o aparelho, seja para games, trabalho, entretenimento e outros. Ocasionando assim, dificuldade na comunicação social fora do âmbito virtual, trazendo alguns malefícios para os usuários.

Ademais, a praticidade encontrada pelos usuários nos smartphones, decorre da utilização do mesmo para concluir tarefas cotidianas, como a utilização de aparelhos eletrônicos para pedidos de alimentos, motorista de aplicativo entre outros. Portanto, é notável a fuga da realidade na vida dos usuários que, inconscientemente, nem percebem o excesso e por isso acabam se envolvendo no ciclo vicioso e dando oportunidade para transtornos mentais, como a depressão e ansiedade.

Dessa forma, é possivel compreender que a comunicação em meios familiares é distanciado devido a superabundância do uso dos smartphones pelos seus usuários e pela substituição da tecnologia em deveres simples. Assim sendo, é necessário a criação de canais de comunicação com jovens em seu próprio meio, para que no “seu mundo” seja capaz de aparecer soluções cabíveis aos problemas enfrentados, com finalidade em chamar atenção desses jovens para o relacionamento na vida real, dando voz aos seus sentimentos e solucionando o seu transtorno.

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3 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    Boa introdução, consegui deixar expostos argumentos e tese. Porém, senti um pouco de dificuldade na leitura dos primeiro período. Vc usou alguns recursos coesivos que deixaram um pouco difícil de acompanhar a continuidade do texto. Mas foi só no primeiro período (introdução).
    Tbm achei que o seu segundo período, da introdução está um pouco desconectado do primeiro, não em assuntos ou ideias, mas na ligação por recurso coesivo. O ”nesse sentido” ”nesse contexto” seriam muito bons no seu caso.
    Gostei dos teus parágrafos de desenvolvimento. Mas lembre-se, o que você falar precisa ser embasado em algo, uma voz de autoridade. É aquela velha história, repertório sócio cultural. Cite uma reportagem, filme, filosofo, sociólogo …
    A proposta de intervenção é para mim o parágrafos mais importante da redação, pois ele sozinho VALE 200 PONTOS. Ao fazer, responda sempre as pergunta base O que? Quem ? Como?
    A tua proposta, tem um primeiro período que julgo desnecessário. Ele tomou quase 3 linhas de vc, quando poderia ter feito um breve período dizendo que vai começar a proposta. Isso lhe deixou com poucas linha, e acabou fazendo uma proposta que não é tão inovadora(os corretores gostam da inovação) , e que não responde um das perguntas, ”Como?”.
    O início das proposta é sempre algo bem genérico, coisas do tipo, ”Portanto, diante dos supracitados, medidas são necessárias para mitigar a problemática. Cabe, ao ….”
    Já vi outras redações que começam com filósofos tbm. É só deixar a criatividade fluir.
    RESUMÃO: A redação é boa, tem potencial, acredito que ao melhorar a questão do repertório e ampliar sua escrita na proposta de intervenção, seus texto vão ser fantásticos aos olhos dos corretores do ENEM(VAI BUGAR ELES COM A ARTE DA ESCRITA). Você escreve muito bem.
    Lembre-se, vc não está sozinho nessa.

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  2. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 200 – Deve-se destrinchar todas as siglas! Deveria ter especificar o que significa a sigla BBC, apesar de apenas esse erro não justificar perda de ponto.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200 – Ótimo.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 200 – Excelente.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 160 – Falta de paralelismo entre parágrafos.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 200 – Perfeita.
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  3. Essa correção foi editada.

    O texto apresenta boa parte da configuração estrutural de um gênero dissertativo – argumentativo. A introdução foi bem feita trazendo um bom recorte sobre o tema. Assim demonstrado um bom domínio sobre o tema retratado. Ademais, apresentou bem o assunto abordado e trouxe sua tese.. Os desenvolvimentos trouxeram bom repertório sócio cultural. Uma dica é utilizar mais dados estatísticos, referências históricas e/ ou citações para validar e consolidar ainda mais a argumentação. A conclusão elaborada atinge a maioria das competências. Contudo, tome cuidado com acentuação e um pouco com alguns longos períodos , podendo levar a uma dificuldade de compreensão.
    Competência 1 :120
    Competência 2 : 160
    Competência 3:160
    Competência 4 : 120
    Competência 5:200

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