Estudante

tema: o uso da internet

  • 0

Proposta: Você acredita que a utilização da internet tornou as pessoas mais bem informadas? A maioria dos usuários tem acertado na utilização das redes sociais, tanto em relação ao conteúdo compartilhado quanto em relação ao tempo gasto na utilização dessas ferramentas? E, mais, o uso que se tem feito da internet, nos dias de hoje, tem trazido mais benefícios ou mais prejuízos às pessoas no que tange à sua privacidade?

texto dissertativo argumentativo, não é para o ENEM

Com o advento da internet, vive-se no futurismo literário, as informações chegam em grande quantidade e em alta velocidade. Com isso, gera-se uma dúvida acerca da qualidade e da veracidade desses dados, além de identificar o principal propagador dessas notícias.

Em um primeiro momento, é evidente que a importância de estar bem informado, porém muitas pessoas, em meio à chuva de notícias, não conseguem distinguir o que é verídico. Segundo dados do próprio Facebook, nos últimos anos houve significativo crescimento de notícias falsas, famosas “fake news”, na plataforma. Destarte, tais notícias ocasionam na desinformação de seus consumidores e em problemas para a sociedade.

Além desse aspecto, essas redes sociais possuem ferramentas que permitem a criação de “bolhas sociais”, segundo o documentário do aplicativo de streaming “Netflix” sobre as redes sociais, além de mostrar a pessoas como produto, afirma que o algoritmos são os grandes responsáveis pela polarização dos grupos. Por exemplo, Indivíduos com interesse “x” serão bombardeados com essa visão, muitas delas falsas dessa ideologia. Portanto, é fato o problema da polarização e da desinformação propagado no meio.

Por esses aspectos, é evidente a importância de combater o problema e conscientizar as pessoas a se defenderem dessas notícias falsas, e entender como o mundo real não é aquilo que o algoritmo lhe oferece. Resta ao Governo, por meio de seus órgãos, e as entidades civis orientarem sobre o funcionamento dessas redes, e de como proceder acerca de uma notícia nova no que tange a ser verídico ou não.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Não sou expert, mas vamos corrigir conforme critérios do ENEM, ainda que o tenha rejeitado e não tenha citado as métricas de correção da banca, sejam elas por exemplo Cesgranrio parecida com Enem, IADES, Cebraspe, Fuvest, etc.

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa:
    Bom.

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
    Bom.

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Regular. Parágrafo ficou confuso. Ideal seria usar conjunções, limitar frases, pontuar mais, afim de clarear estrutura. “Além desse aspecto, essas redes sociais possuem ferramentas que permitem a criação de “bolhas sociais”, segundo o documentário do aplicativo de streaming “Netflix” sobre as redes sociais, além de mostrar a pessoas como produto, afirma que o algoritmos são os grandes responsáveis pela polarização dos grupos. Por exemplo, Indivíduos com interesse “x” serão bombardeados com essa visão, muitas delas falsas dessa ideologia. Portanto, é fato o problema da polarização e da desinformação propagado no meio.”

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Bom. Não precisa de palavras rebuscadas, seja direto e objetivo.

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Regular. No final o “ser verídico ou não” poderia ser trocado por confiabilidade da informação, pois ficou ambíguo. Há muitas leis, inclusive a recente LGPD, com diferenças entre entidades normativas e executoras.

    • 1
  2. Acredito que essa parte tenha ficado um pouco confusa: “Em um primeiro momento, é evidente que a importância de estar bem informado, porém muitas pessoas, em meio à chuva de notícias, não conseguem distinguir o que é verídico”. Sugiro que reescreva, talvez “Em um primeiro momento, é evidente a importância de estar bem informado, porém muitas pessoas, em meio à chuva de notícias, não conseguem distinguir o que é verídico”.
    Nesse outro parágrafo eu sugiro apenas algumas correções na concordância e coerência: “Além desse aspecto, essas redes sociais possuem ferramentas que permitem a criação de “bolhas sociais”, segundo o documentário do aplicativo de streaming “Netflix” sobre as redes sociais, além de mostrar a pessoas como produto, afirma que o algoritmos são os grandes responsáveis pela polarização dos grupos. Por exemplo, Indivíduos com interesse “x” serão bombardeados com essa visão, muitas delas falsas dessa ideologia. Portanto, é fato o problema da polarização e da desinformação propagado no meio”. Talvez fique melhor da seguinte forma, “Além desse aspecto, as redes sociais possuem ferramentas que permitem a criação de “bolhas sociais”, segundo o documentário do aplicativo de streaming “Netflix”, NOME DO DOCUMENTÁRIO, além de mostrar as pessoas como produtos, afirma que os algoritmos são os grandes responsáveis pela polarização dos grupos. Por exemplo, indivíduos com interesse “x” serão bombardeados com essa visão, entretanto muitas delas serão falsas. Portanto, é fato o problema da polarização e da desinformação propagada no meio.

    Espero ter ajudado em algo. Seu texto está muito bom. Parabéns.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.