Doutor

Tema: O trabalho na sociedade contemporânea e saúde mental.

  • 1

Ao longo das diferentes etapas da Revolução Industrial o ser humano modificou intensamente sua relação com o trabalho. Na fase atual, a Revolução Técno-científica, esse se beneficia de máquinas e computadores, ao passo que visa diminuir o esforço físico que era necessário aos seus antepassados. Contudo, ao criar ferramentas e meios para tal, o homem exige que seu cérebro funcione intensamente, ao coordenar e planejar estratégias que favoreçam a si e a sua equipe. Assim, debater sobre as relações de trabalho e suas interferências na saúde psíquica do indivíduo torna-se tarefa indispensável.

Em primeira instância, é viável analisar como as diferentes dinâmicas de organização do trabalho favorecem ou prejudicam a saúde mental. Nessa ótica, é essencial que um funcionário moderno seja capaz de refletir sobre os diferentes modelos organizacionais e como esses influenciam na liberdade e nos relacionamentos interpessoais. Isto é, entender as restrições dos modelos Adhocrático, Mercado, Hierarquia e Clã mostra-se habilidade fundamental para organizar-se e preparar-se emocionalmente para o ambiente de trabalho. Assim, a saúde mental pode ser diretamente afetada pelo assédio e pelos relacionamentos na labuta.

Por conseguinte, tem-se a interferência de problemas de saúde mental nos afastamentos do mercado de trabalho. Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, nos dias atuais, os transtornos mentais representam a terceira causa de afastamento, ademais, outro dado da mesma organização revela que apenas 18% das empresas possuem programas de cuidado à saúde mental dos funcionários. Tais fatores revelam o país como um cenário despreparado e propenso a entraves relacionados ao afastamento do trabalho por distúrbios psíquicos.

Em suma, é mister que haja compreensão da estruturação do mercado de trabalho pelos empregados e compreensão, por parte dos empregadores, sobre as fragilidades as quais os funcionários estão expostos. Projetos devem ser desenvolvidos pelas empresas visando promoção ao diálogo e formação de um ambiente mais acolhedor e propício ao equilíbrio mental. Outrossim, o Ministério do Trabalho, em conjunto com o Ministério da Educação, deve viabilizar o conhecimento sobre as diversas maneiras de organização do ambiente de trabalho para que os trabalhadores, em sua formação, saibam distinguir as áreas e meios que estão aptos; a fim de diminuir os caso de afastamento do trabalho por questões de transtornos psíquicos.

Compartilhar

11 Correções

  1. Sua redação ficou incrível !! Parabéns (Fico me perguntando se um dia vou chegar nesse patamar kkkk ) tem como você ajudar pessoas como eu a escrever um texto tão excelente assim ? Vou fazer o possível e o impossível para que no final do ano eu esteja escrevendo uma redação que vai ganhar nota grande.

    • 1
  2. 1) Reparei que tua redação ficou um pouco grande. EU TBM tenho esse problema, mas normalmente quando escrevo aqui é por que bateu as 30 linhas na folha oficial. Talvez seja seu caso. Se não for, recomendo se atentar a isso.
    2) A tua introdução se prolongou demais na contextualização, acho que você consegue deixar mais enxuto.
    3) Gostei demais dos teus argumento e principalmente da tua intervenção. Esse finalzinho da intervenção, sobre os empregados serem informados quanto a sua aptidão, nooooooooooo, me ganhou. Gostei de mais.
    Mais uma vez, outra boa redação. Só achei o primeiro argumento um tanto quanto complexo, mas no geral o texto como um todo é bom.

    • 1
  3. Olá, Marlon. Interessante sua redação, bem escrita, rica de informações e conteúdo. Cuidado com a ansiedade de expor demais, rapidamente, soltando parágrafos extensos.
    Tirando isso, no decorrer do texto se obtém muitas informações e detalhes sobre seu ponto de vista e conhecimento sobre o tema, porém ao chegar no último parágrafo fica a impressão de está dialogando mais sobre o mesmo, com outras palavras. Parabéns, vamos em frente.

    • 1
  4. Gostei muito da sua solução e de todo o contexto que você trouxe e sua opinião diante ao tema.
    Acredito que você deveria melhorar na quantidade de opinião e informação, os parágrafos não podem ser tão extensos, fazendo com o que o leitor canse e no final já saiba a sua proposta, você consegue trazer tudo isso com poucas palavras e com bastante coerência.
    Eu amei essa conclusão, parabéns pela redação!!

    • 1
  5. Boa noite!
    Sua redação ficou um pouco grande cuidado com o excesso de lias no seu texto.
    Tente resumir um pouco seu texto na introdução e na conclusão.
    você argumentou bem sobre o assunto, ficou bem explicativo.
    Deu exemplos, cuidado para não colocar uma grande quantidade de exemplos.
    Entretanto ficou boa gostei.
    Boa sorte!

    • 1
  6. INTRODUÇÃO:
    ▪︎Ao longo das diferentes etapas da Revolução Industrial o ser humano modificou intensamente sua relação com o trabalho. Na fase atual, a Revolução Técno-científica, esse se beneficia de máquinas e computadores, ao passo que visa diminuir o esforço físico que era necessário aos seus antepassados. Contudo, ao criar ferramentas e meios para tal, o homem exige que seu cérebro funcione intensamente, ao coordenar e planejar estratégias que favoreçam a si e a sua equipe. Assim, debater sobre as relações de trabalho e suas interferências na saúde psíquica do indivíduo torna-se tarefa indispensável.

    OBS:
    ▪︎Você escreveu (Tecno-cientifica), mas o correto é (técnico-científico-informacial).
    ▪︎Erro de concordância em (a Revolução Técno-científica, esse se beneficia). O correto é (a Revolução Técnico-científica-informacional, essa se beneficia) visto que a Revolução é uma palavra feminina. Então o correto é (essa) e não (esse).
    ▪︎Equívoco de (computadores).
    ▪︎Equívoco de vírgula depois de (intensamente).

    DESENVOLVIMENTO 1:
    ▪︎Em primeira instância, é viável analisar como as diferentes dinâmicas de organização do trabalho favorecem ou prejudicam a saúde mental. Nessa ótica, é essencial que um funcionário moderno seja capaz de refletir sobre os diferentes modelos organizacionais e como esses influenciam na liberdade e nos relacionamentos interpessoais. Isto é, entender as restrições dos modelos Adhocrático, Mercado, Hierarquia e Clã mostra-se habilidade fundamental para organizar-se e preparar-se emocionalmente para o ambiente de trabalho. Assim, a saúde mental pode ser diretamente afetada pelo assédio e pelos relacionamentos na labuta.

    OBS:
    ▪︎Repetição (assim) você repetiu na introdução e aqui no D1. Repetição afeta a competência 4.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    ▪︎Por conseguinte, tem-se a interferência de problemas de saúde mental nos afastamentos do mercado de trabalho. Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, nos dias atuais, os transtornos mentais representam a terceira causa de afastamento, ademais, outro dado da mesma organização revela que apenas 18% das empresas possuem programas de cuidado à saúde mental dos funcionários. Tais fatores revelam o país como um cenário despreparado e propenso a entraves relacionados ao afastamento do trabalho por distúrbios psíquicos.

    OBS:
    ▪︎Tem muita informação nesse parágrafo, traga só uma área do conhecimento, assim sobra espaço suficiente para a argumentação própria.

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Em suma, é mister que haja compreensão da estruturação do mercado de trabalho pelos empregados e compreensão, por parte dos empregadores, sobre as fragilidades as quais os funcionários estão expostos. Projetos devem ser desenvolvidos pelas empresas visando promoção ao diálogo e formação de um ambiente mais acolhedor e propício ao equilíbrio mental. Outrossim, o Ministério do Trabalho, em conjunto com o Ministério da Educação, deve viabilizar o conhecimento sobre as diversas maneiras de organização do ambiente de trabalho para que os trabalhadores, em sua formação, saibam distinguir as áreas e meios que estão aptos; a fim de diminuir os caso de afastamento do trabalho por questões de transtornos psíquicos.

    OBS:
    ▪︎Erro de concordância em (a fim de diminuir os caso de afastamento). O correto (a fim de diminuir os casos de afastamento).
    ▪︎Faltou detalhamento na sua solução.

    NOTA:
    C1: 160
    C2: 180
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160
    TOTAL: 860

    Qualquer coisa estou à disposição.

    • 0
  7. Olá.
    Sua redação foi ótima. Adorei a forma como você utilizou a D1 e D2 como causa e consequência, isso deixa o texto mais interessante.
    A forma como você trouxe fatos históricos para o texto mostra como você domina o modelo.
    As suas alusões históricas são bem abordadas, mas a redação ficou um pouco longa, cuidado com as 30 linhas.

    Continue assim!
    (Espero que eu um dia consiga fazer o mesmo)

    • 0
  8. A sua redação ficou ótima………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

    • 0
  9. O TEXTO FICOU GRANDE , CUIDADO PARA NAO CABER NA FOLHA DEFINITIVA………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.