TEMA: O trabalho na construção da dignidade humana.

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Trabalhar é uma necessidade de todo cidadão, e para alguns isso vai além, o trabalho se torna uma busca pela realização pessoal e por bens materiais. Entretanto a maior parte da população não trabalha para obter sucesso financeiro e sim para conseguir ao menos manter sua família com o “pão de cada dia” e um teto para se abrigar.

A música “Construção”- Chico Buarque, retrata a história de um trabalhador que vive feito máquina, dia após dia trabalhando com condições precárias em uma construção. Então em mais um dia exaustivo de trabalho pesado para sustentar sua família, o trabalhador cai e consequentemente morre. No entanto a movimentação da cidade e a rotina da população continuaram normalmente, como se o óbito do homem fosse coisa corriqueira. Isso demonstra como a vida desses trabalhadores é tratada com pouca dignidade e muita banalidade. Uma parte expressiva da comunidade brasileira trabalha em condições insalubres, arriscando sua própria vida, para receber como pagamento um salário ínfimo que não supre suas necessidades básicas.

O mercado de trabalho está sempre evoluindo, chegando em novas áreas, expandindo a tecnologia, criando novas formas de empreender e dentro de todas essas transformações se inclui a inovação no tratamento dos assalariados de grandes empresas, para melhorar seu rendimento e sua qualidade de vida. Contudo a maioria dos trabalhadores, por ausência de estudos, se tornam incapazes de ter acesso à esses empregos mais favoráveis, tendo em vista que a sociedade brasileira tem uma porcentagem de 35% de pessoas sem ensino fundamental completo de acordo com o IBGE.

Dado isso, vê-se a necessidade de conciliar o investimento em novos campos do trabalho, com a população que labora em condições precárias. O Estado deve, por meio do Ministério do Trabalho, melhorar o currículo dos trabalhadores através de cursos profissionalizantes que atendam diretamente a necessidade do mercado. E deve incentiva-los a terminar a escolaridade com campanhas em TV’s e rádio explicando a importância que a educação tem e os benefícios que ela pode gerar, para que dessa forma eles consigam aprimorar seus conhecimentos e encontrarem empregos dignos com melhor remuneração e mais segurança.

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2 Correções

  1. Olá, Querenrms!
    Vou analisar seu texto na perspectiva de leitor e, assim sendo, não vou analisar por competências, ok?
    Então vamos lá:

    Introdução: Muito boa a sua tese, pois evidencia seu ponto de vista de forma bem clara, mas tem um problema: falta argumentação ou pelo menos uma alusão histórica de algum fato para reforçar sua ideia. Por exemplo, se você tivesse colocado nesse parágrafo, no início ou meio, a música construção de Chico Buarque trazendo sua tese, problematizando e provocando uma reflexão, aí sim, seu leitor teria mais curiosidade em ler seu texto. Outro ponto que você deve ter cuidado é a questão da pontuação, como, por exemplo, o uso de virgulas, pontos e travessões. Saiba posicionar corretamente as conjunções e pronomes, pois além da estética, isso irá proporcionar um entendimento muito mais facilitador para quem está concentrado na leitura do seu texto.

    Desenvolvimento 1: Como já abordei, um bom espaço para citar essa música poderia ter sido na introdução, porém isso não significa que ele esteja no lugar errado, pelo contrário, nesse caso ele se deu muito bem para reafirmar seu ponto de vista e posicionamento requisitado na introdução, coisa que no Enem já te daria muita vantagem de pontos. Diante disso, só tenho a chamar sua atenção mesmo para a questão da pontuação, que em algumas frases o leitor sente falta de mais pausas e conectividade entre as frases. Não podemos esquecer também da conjunção, que fez muita falta até mesmo para a estrutura correta do seu texto. Por que isso? Porque tudo gira em torno da melhor compreensão pelo leitor de seu texto, não é mesmo? Como o leitor vai saber que você está argumentando um desenvolvimento se você não inicia com conectivos aditivos ou adversativos (a classificação vai de acordo com a abordagem da tese)? Fora esses aspectos, você foi bem.
    Desenvolvimento 2: Aqui, de cara, temos o mesmo problema citado anteriormente: a ausência do conectivo. É arriscadíssimo fazer um texto no formato de Enem sem conectivos e esperar uma pontuação satisfatória, isso é quase que uma antítese. Então, tenha mais cuidado com isso. Em relação ao restante do desenvolvimento, vi que você colocou um dado que casou muito bem com sua tese, contudo, não entendo porque não posicionou ele no início ou no meio, pois assim, além de ficar mais interessante de ler e interpretar, fica mais próximo do padrão de pontuação que você deseja alcançar. Cuidado também com a pontuação, seja mais objetiva e procure diversificar mais seu vocabulário, tal como seus argumentos.
    Conclusão: Bom mesmo! Agora sim seu leitor percebe que está no final do texto (apesar do conectivo não deixar isso tão claro, já é um avanço). Procure detalhar um pouco mais sobre como os agentes podem efetuar essa solução e essas coisas, diversifique seu vocabulário e pontue mais seu texto, a fim de que ele seja mais atraente para o leitor e mostre para ele que você tem muito conhecimento para expor sua opinião, entende?

    Considerações finais:
    Fiquei impressionada positivamente pela sua habilidade de escrever, o que falta são apenas detalhes que sempre vão existir, mas com a prática e conhecimento certamente irão ser amenizados e um dia não vão mais perdurar. Confie no seu potencial e aproveite para treinar a coesão e coerência, assim como as informações + sua tese. Mais uma vez, reafirmo que você tem muito talento, mas só a prática levará à perfeição!
    Cuide-se, abraços.

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  2. Introdução: Acho que você começou bem a redação e apresentou o problema, mas faltou citar quais seriam os pontos abordados em cada desenvolvimento. Faltou o uso da vírgula em: “Entretanto, a maior parte da população não trabalha para obter sucesso financeiro e sim para…”.
    Desenvolvimento 1: Você poderia ter iniciado o parágrafo com: “em primeiro lugar” ou “inicialmente” e depois fazer um tópico frasal do que irá ser discutido. Há falta de pontuação após as conjunções, como em: “No entanto, a movimentação…”. A frase: ” Uma parte expressiva da comunidade brasileira trabalha em condições insalubres…” ficou desconectada da anterior, você poderia ter usado: Nesse sentido, Com base nisso, Sob tal perspectiva.
    Desenvolvimento 2: Assim como no parágrafo anterior, você poderia ter iniciado com: “em segundo lugar” ou “Além disso” e depois fazer um tópico frasal do que irá ser discutido. Acho que faltou desenvolver melhor seu argumento e abordar outras questões sobre esse assunto.
    Conclusão: Na primeira proposta de intervenção faltou a finalidade, mas a segunda está bem completa.
    Nota: 840
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 120
    Competência 5: 200

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