Iniciante

Tema: O trabalho escravo no Brasil contemporâneo (coloquem a nota de acordo com os critérios do Enem pfvr).

  • 0

E notório que, a escravidão esteve presente em nossa história há séculos, visto que foi um tipo de mão de obra utilizada no período colonial. Entretanto, mesmo com a abolição em 1838 e a criação de leis trabalhistas em 1930, ainda é evidente a persistência da exploração, em razão da vulnerabilidade econômica, aliada a falta de fiscalização por parte do governo.

Em primeiro lugar, cabe ressaltar o pouco ou nenhum nível de escolaridade da população de baixa renda, o que acaba por impedi-los de terem um emprego formal, logo terão que recorrer ao trabalho forçado, em razão da falta de oportunidades para esta parcela. Desse modo, uma pesquisa realizada pelo site G1, explícita que o índice de pessoas que trabalham de forma análoga à escravidão aumentou em cerca de 19% em 2019. Além disso, em detrimento das condições desfavoráveis dos pais, as crianças também se tornam privadas do acesso à educação, além de serem exploradas. Com isso, acabam por gerar um ciclo vicioso, no qual impede a ascensão social destes em nossa contemporaneidade

Outro fator relevante, é a baixa fiscalização em nossa atualidade, que contribui com a pouca preocupação com esses, além da baixa irregularidade do trabalho que é exercida por tal classe. Tendo em vista que, boa parte dos indivíduos acreditam que a problemática é algo do passado e desconhecem que tal ato vem acontecer em pleno século XXI isto é, tal trabalho realizado no período colonial acabou por deixar marcas do passado na população brasileira. Ademais, em muitos dos casos acabam por acontecer a corrupção dos fiscais por parte das grandes e médias empresas, em que tentam esconder as enormes jornadas de trabalho, e os baixos salários da sociedade, visto que os patrões não cumprem as leis que o governo impõem sobre eles, o que contribui para o aumento do trabalho escravo de forma escondida dos olhares do governo.

Portanto, faz-se necessário medidas para que os direitos dos trabalhadores sejam devidamente respeitados. Logo, a mídia tem papel imprescindível, por meio de campanhas publicitárias com a promoção de campanhas educativas que incentivem as denúncias contra o trabalho escravo, além das irregularidades fiscais por parte das empresas. Em suma, o Ministério do Trabalho deveria disponibilizar cursos para as comunidade carentes para que as oportunidades sejam distribuídas de forma igualitária. Assim, espera-se que o trabalho escravo seja combatido em nosso Brasil contemporâneo.

Compartilhar

2 Correções

  1. C1 (Norma Culta): 100
    C2(Compreensão da proposta): 160
    C3(Relacionar, Selecionar, organizar e interpretar): 100
    C4(Estrutura de texto): 160
    C5(Intervenção): 80
    posso te dar algumas dicas:
    – Procure ter certeza das fontes que você recorre pois inconsistência argumentativa pode te prejudicar (1888 foi quando ocorreu a proibição legal e definitiva da escravidão. A CLT entrou em vigor em 1943, não 1930.)
    – O uso da crase também está com falhas.
    – Tente abranger e detalhar mais sua proposta de intervenção.
    Sua redação está boa, só precisa de alguns ajustes.

    • 0
  2. Olá, boa noite.
    Na minha opinião a sua redação é boa mas tem alguns pontos que podem ser ajustados. Lembrando que o seu professor vai poder te orientar melhor, mas eu vou tentar ajudar um pouco.
    encontrei duas vírgulas colocadas indevidamente depois de um “que”, vale ressaltar que nem todo “que” pede uma vírgula depois, se atente a isso. tem um erro de acentuação explícita onde deveria ser explicita, mas creio que isso pode ter sido na digitação. Também tem um erro de concordância no d2, o correto seria: que tal ato venha a acontecer.
    O seu processo interventivo ficou um pouco confuso e incompleto. Prefira sempre fazer um mas completo do que dois incompletos
    posto isso, a nota mais justa na minha opinião seria:

    120/160/160/160/120

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.