Mestre

TEMA: O TRABALHO DA IMPRENSA COMO ATIVIDADE ESSENCIAL À SOCIEDADE

  • 0

A ”Gazeta do Rio de Janeiro” foi o primeiro jornal publicado em território nacional, possuindo, naquela época, um papel fundamental em garantir informações aos brasileiros. Paralelamente, nos dias atuais, a imprensa como um todo tende a ser benéfica para quem a usufrui, pois traz à população o trabalho de não só atualizar acerca de acontecimentos ao redor do Brasil; mas também, a missão de preservar o direito a democracia.

Ademais, sempre que procuramos nos informar sobre o que está acontecendo no mundo ou no nosso país os responsáveis por nos fornecer o conteúdo desejado são os noticiários. Juntamente de profissionais capacitados, jornais, como por exemplo, Jornal Nacional e BBC Brasil, exercem uma forte influência no mercado jornalístico dispondo-se de matérias importantes que se propagam todos os dias fornecendo-nos, assim, uma visão mais ampla quanto a casos de diversos segmentos e nos permitindo formar opiniões críticas construtivas a respeito do que é mostrado.

Outrossim, vale ressaltar que, atualmente, o democratismo brasileiro vem sendo ameaçado devido a, segundo o portal de notícias G1, recentemente o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro apoiar atos antidemocráticos contra o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso, em Brasília. Além disso, jornalistas foram agredidos e ofendidos verbalmente enquanto estavam trabalhando em prol da informação o que nos leva a acreditar que, mesmo em meio ao caos, a imprensa, incontestavelmente, se faz necessária para garantir a liberdade de expressão no Brasil que, infelizmente, por ora vêm sendo deturpada.

Faz-se necessário, portanto, o poder público junto da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) através dos meios de comunicação como as redes sociais, rádio e suporte televisivo promoverem campanhas que visem reforçar a importância do jornalismo na contemporaneidade, assim como divulgar sua essencialidade na manutenção dos direitos democráticos civis.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oie, tudo bem?
    Achei sua redação muito boa, com um tema super interessante.
    Acredito que você poderia ter citado mais informações estatísticas referenciadas, que dariam maior credibilidade às informações citadas.
    Outro ponto, é que você poderia ter desenvolvido melhor sua proposta de intervenção, ou seja, citando:
    AGENTE
    AÇÃO
    MODO
    FINALIDADE
    DETALHAMENTO
    Percebi que:
    “Faz-se necessário, portanto, o poder público junto da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) (agentes) através dos meios de comunicação como as redes sociais, rádio e suporte televisivo (meios) promoverem campanhas que visem reforçar a importância do jornalismo na contemporaneidade, assim como divulgar sua essencialidade na manutenção dos direitos democráticos civis (ações).” Faltando descrever a finalidade, modo de como aconteceria e ainda um detalhamento; fazendo isso, sua intervenção será bem avaliada.
    Em suma, parabéns pela sua redação.

    • 1
  2. Boa tarde Gabriellenr8! 1. Introdução: Sugiro que ao utilizar repertórios socioculturais coloque estes entre aspas, para que separe a argumentação do repertório. Na frase ” mas também, a missão de preservar o direito a democracia” – o artigo a, após a palavra direito, apresenta crase, além disso, não há necessidade da vírgula após a palavra “também”. Sua redação não apresenta uma problemática, logo, acho difícil que caia na redação do ENEM, pois este aborda, geralmente, problemas sociais. Ademais, sua introdução está bem escrita e argumentada.
    2. Desenvolvimento 1: “sempre que procuramos” – a palavra “procuramos” dá o sentido de “nós”, logo, é extremamente errado a utilização, visto que o ENEM requer um linguagem em 3° pessoa, mesma coisa na palavra “fornecendo-nos”. Na frase “são os noticiários. Juntamente de profissionais capacitados,” – a pontuação final está com utilização errada, visto que você não terminou de abordar a sua argumentação. boa argumentação, mas excesso do pronome “nós”, mesmo que de forma direta ou indireta, é muito errado a utilização.
    3. Desenvolvimento 2: “o que nos leva” – excesso de erro. Boa argumentação.
    4. Conclusão: Apresenta agente, meio, modo. Falta de detalhamento e finalidade.
    Logo, Competência 1 – 80 (excesso do pronome “nós” – apresenta em todo parágrafo, logo, te faz perder muitos pontos + erro ortográfico).
    Competência 2 – 200 (bons repertórios).
    Competência 3 – 200.
    Competência 4 – 200 (bons conectivos).
    Competência 5 – 120 (falta de detalhamento e finalidade).
    Total: 800 pontos.
    OBS: Sugiro que faça mais redações que apresentem problemáticas, o ENEM foca bastante nisso.
    Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.