Tema: O SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO

  • 1

Atualmente no Brasil, há mais de 740 mil presidiários. O sistema carcerário é repleto de deficiências que afetam indiretamente a sociedade brasileira. A superlotação e a precariedade dos presídios são os mais evidentes fatores que agravam a crise prisional. Além disso, há a inabitual reintegração do indivíduo na sociedade, que colabora para a permanência e o crescimento dos crimes. Portanto, deve-se analisar as causas para propor-se um modo de intervenção.

Em uma primeira análise, nota-se a descomunal lotação nos cárceres e o aumento gradativo de detentos, que segundo o Conselho Nacional de Justiça, cresce em 8,3% a cada ano. Esse sistema está saturado, prova disso é o levantamento feito pelo Ministério da Justiça, que indica o Brasil como 3º país com maior população carcerária. A superlotação agrava a condição dos cárceres, que apresentam-se em um contexto desapiedado e desumano, onde os direitos dos detidos, em sua maioria, são desprezados. Prova disso é o livro de Nana Queiroz “Presos que menstruam”, que relata a intolerável vida das mulheres na prisão.

Em uma análise mai aprofundada, foi provado pela PUC que mais da metade dos detentos voltam a cometer delitos logo que são livres. Portanto, a principal causa é a atípica reintegração do indivíduo na sociedade, já que sua liberdade é repleta de preconceitos que complexificam a busca de um emprego ou moradia, consequentemente reiniciando o ciclo criminoso. Prova disso foi uma reportagem feita pelo G1, em que eles acompanharam alguns detentos desde sua saída da prisão, eles estavam esperançosos e planejando o futuro. Passado um tempo, a equipe retornou e eles permaneciam desempregados e agora, com menos esperança.

Frente a isso, nota-se uma improrrogável necessidade de reforma desse sistema. Cabe ao governo realizar uma diversificação de punições pela gravidade do delito, bem como aumentar a capacidade dos cárceres. É necessário também, haver uma maior cobrança da LEP, Lei de Execução Penal, que garante os direitos e deveres dos detentos. Além disso, é indispensável a criação de um programa de educação durante o período de prisão, para que cada detento possa tirar proveito de sua pena e no futuro tenha mais facilidade e formação para se restabelecer em um emprego. No entanto, é vital que o governo dê apoio ao programa “Começar de Novo”, do Conselho Nacional de Justiça, que visa a reintegração social. Com essas medidas será possível promover um bom sistema penitenciário que respeita os direitos humanos e segurança do país.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi Júlia, sua redação está ótima, muito bem estruturada e com argumentos fortes. Porém, há alguns errinhos mas que podem ser facilmente resolvidos.
    Introdução: você colocou um dado estático, mas diferente dos demais, não colocou de onde você tirou essa informação, então observe isso.
    Desenvolvimentos: os seus desenvolvimentos, em ênfase o segundo, está expositivo, deixe claro seus argumentos e o que você defende ou crítica. Ademais, há uma grande falta de conectivos que são de extrema importância para a redação.
    Fora isso, seu texto está ótimo!
    P.s.: por ser um texto sobre direitos humanos, tente utilizar a Constituição Federal, isso lhe garantir muitos pontos.
    Continue praticando!!!

    • 2
  2. sua redação está muito boa, talvez precise haver uma maior atenção para aos conectivos. porem, está bem estruturada, mostra que antes houve um planejamento , um real projeto de texto, uma organização.
    a introdução foi muito bem contextualizada , no desenvolvimento os argumentos foram bem detalhados e a conclusão foi bem elaborada, houve a retomada da tese , algo muito importante na conclusão. parabéns continue praticando, você vai longe !

    • 1
  3. Na sua introdução você expôs 3 pontos de vista a serem analisados do decorrer do desenvolvimento: Superlotação, precariedade dos presídios e a inabitual reintegração do indivíduo na sociedade. ótimo.
    Sua análise foi ótima, falta apenas um pouco de coesão, talvez usar um pouco mais de conectivos ajudaria na elaboração do texto.
    Em relação a coerência, talvez organizar mais as informações que possui. Notei que utilizou muitos dados com fontes, perfeito, só tentar conciliar no texto, ficou muita informação solta.
    Em sua conclusão você expôs o agente, ação, meio e resultado dessa ação, para resolver os problemas que você elencou em sua introdução, muito bom, é disso que a conclusão se trata. Faltou observa a quantidade de linhas e os conectivos de conclusão, de restante mais nenhuma observação.
    Observar a quantidade de linhas utilizadas, não exceder, já que gera perda de pontos, caso for fazer o Enem.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.