Iniciante

Tema: O Racismo Institucional Presente na Polícia

  • 0

A Reserva Legal é um princípio constitucional presente no Código Penal que garante que não existe crime sem uma lei anterior que o defina, porém ser negro parece, muitas vezes, aos olhos da justiça, ser um indicativo de delito por si só. Esse comportamento reflete não só um racismo institucional presente nos órgãos de segurança pública, mas o racismo estrutural presente na sociedade.

O movimento “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam) existe há muitos anos, contudo expandiu-se para o mundo após o atentado contra George Floyd, morto por um policial branco nos Estados Unidos em 2020, esse fato abriu um debate para o mundo inteiro sobre importância de combater o racismo presente na polícia. Essa violência está presente no Brasil como mostram os estudos feitos pela GEVAC (Grupo de Estudos sobre a Violência e Administração de Conflitos) e a UFSCar (Faculdade Federal de São Carlos) que revelam que 2 a cada 3 jovens mortos pela polícia são negros e que 79% dos policiais que cometeram os assassinatos eram brancos, além disso, outro estudo mostra a descrença da população na polícia, é o que traz à luz o estudo realizado pela CUFA (Central Única das Favelas) que indica que apenas 5% da população acredita que a polícia não é racista.

Entretanto, o estereótipo de que um jovem negro é mais propenso a cometer uma infração penal do que um branco é uma característica advinda de um racismo estrutural que se expande a todos os ambientes da vida em sociedade. São constantes os relatos de pessoas negras que são vigiadas por seguranças no interior de lojas ou que não recebem um atendimento cortes ao ser cliente em algum estabelecimento ou que tem sua capacidade profissional contestada unicamente pela cor de sua pele.

Portanto, sobre o racismo institucional na polícia, é necessária uma união entre o Ministério da Justiça e as Secretárias de Segura e Defesa Social de cada estado para garantir a presença de um maior número de negros na polícia e também em cargos superiores da justiça como delegados, promotores e juízes através de ações afirmativas na realização de concursos, além disso é necessário que os casos de racismo dentro das corporações sejam tratados com mais rigor e que sejam rechaçadas pelos demais integrantes da segurança pública. Quando ao racismo estrutural a solução demanda uma conscientização geral da população, é necessário que exista uma maior representatividade negra nos mais diversas funções, começando pela representatividade nas mídias como televisão, cinema, internet, campanhas publicitárias, etc. E que essa representatividade não seja baseada na cor da pele da pessoa, mas em sua capacidade como profissional.

Compartilhar

1 Correção

  1. Sua introdução está boa. No d1, faltou conectivo no inicio do paragrafo, também senti falta do detalhamento e sugiro que não use tantos dados, um já é suficiente para comprovar seu argumento. No d2, faltou a contextualização. Na sua conclusão, a primeira proposta está sem finalidade e a segunda, sem agente, sem meio e sem finalidade. Além disso sugiro tomar cuidado no número de linhas, pois no ENEM por exemplo, são permitidas no máximo 30 linhas e transcrevendo essa redação para o papel, certamente passaria disso. Também fique atenta nas repetições de palavras.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.