Iniciante

Tema: “O poder do agronegócio e seu impacto ambiental e social” ENEM

  • 1

O nocivo desejo por lucro a curto prazo

O Brasil teve, por séculos, a economia baseada na exploração de seus recursos, como é o caso do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro e do café. Hoje em dia, um dos mais importantes pilares da economia brasileira é a agroindústria que, de acordo com dados fornecidos pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, em 2019, representou 21,4% do PIB brasileiro total, ou seja, R$ 1,55 trilhão. Por mais que esses números aparentem ser extraordinários, eles têm a função de mascarar os desastrosos impactos que essa indústria causa tanto nos ecossistemas quanto na saúde da população.

Primeiramente, é necessário entender que muitas decisões tomadas por esse mercado visam o lucro a curto prazo sem pensar nas consequências que certas ações trazem para a sociedade. Em busca de espaço para a criação dos animais, os agropecuaristas ateiam fogo em florestas, desmatando-as. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2019, 700.000 km² (equivalente a 172.839.500 campos de futebol) na Amazônia foram desmatados. Além disso, outro fator que corrobora para a atual situação é o número exagerado de agrotóxicos registrados anualmente. Somente no ano passado (2019) o Brasil aprovou o registro de 474 agrotóxicos.

Devido às queimadas, a fauna e a flora locais ficam comprometidas e deixam de exercer suas funções, fato que atrapalha na manutenção da temperatura, na limpeza do ar e na permeabilidade do solo, deixando essas áreas mais propensas às enchentes e fazendo com que o ar seja de ruim qualidade. Além das queimadas, o uso exagerado de insumos também oferece risco às pessoas por conta da nocividade de certos pesticidas ao organismo humano. Tais situações somadas oferecem um risco para saúde da população que vive próxima ao local das queimadas, visto que se torna mais propensa a desenvolver doenças respiratórias devido à fumaça oriunda da combustão e também de se contaminar pela ingestão de alimentos com insumos agrícolas.

Com base nisso, é nítida a necessidade de medidas para reduzir os efeitos do agronegócio. Os governantes, em parceria com as prefeituras locais, poderiam criar um programa de apoio e estímulo às empresas ecologicamente corretas por meio da isenção de impostos para que as empresas busquem alinhar suas linhas de produção à preservação ambiental. Além disso, ONGs e as secretarias do meio ambiente e de saúde deveriam estabelecer a cobrança de uma taxa às empresas usuárias de agrotóxicos, a qual seria destinada à fornecedores de produtos orgânicos locais para que, deste modo, reduzam-se os impactos dos agrotóxicos e estimule o crescimento de empresas sustentáveis. Desse modo espera-se, de forma gradual, uma maior conservação da saúde da população, da fauna e da flora, e a reversão dos efeitos que ocorrem desde o início da economia brasileira.

 

 

(GOSTARIA DA CORREÇÃO COM BASE NA GRADE DO ENEM, DE PREFERÊNCIA COM NOTAS POR COMPETÊNCIA.)

Grata desde já!

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. oi boa noite, sou nova na plataforma e confesso que não entendo muito para ajudar na correção, mas notei algumas coisas que talvez lhe ajude.
    Não vi um projeto de texto claro no final do parágrafo introdutório;
    No início do D2 faltou um conectivo;
    No D1 cuidado pra não confundir o verbo CORROBORAR ( confirmar, comprovar, conferir) com COLABORAR;
    Acho que sua primeira finalidade no último parágrafo ficaria melhor como frase crítica no D2, aí tu já ia começar o parágrafo de conclusão com o agente da proposta;
    Não sei se é permitido usar “poderia” na proposta de intervenção, uma vez o ENEM tiravam nota de quem usava, não tenho certeza se estão tirando ou não.
    Achei seu texto incrível e bem elaborado, me desculpa pela precária avaliação kkkkkkk

    • 1
  2. LINHA 7: Deveria haver uma vírgula após a palavra “causa” e “ecossistema”.
    PARÁGRAFO 2: Ficou muito prolixo mesmo não tendo muita análise crítica e a conclusão do argumento.
    PARÁGRAFO 3: Ausência de conector coesivo adequado no seu início. Ele deveria manter o paralelismo, sendo “segundamente”.
    LINHA 5 DO TERCEIRO PARÁGRAFO: Trocar o “por conta da” por “pela”.
    PARÁGRAFO 4: Ausência de conector coesivo adequado no início do parágrafo.
    ÚLTIMO PARÁGRAFO: Tente fazer uma proposta de intervenção mais completa. Nenhuma delas possui ação, agente, meio, detalhamento e finalidade juntos.
    .
    NOTA:
    Competência 1: 200
    Competência 2: 160
    Competência 3: 160
    Competência 4: 120
    Competência 5: 200
    Total: 840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.