Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas. No entanto, é observado na realidade contemporânea o oposto do pensamento do autor, uma vez que as nocivas influências digitais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse sentido, percebe-se que, indubitavelmente, tais ações são uma problemática, devido não só à fácil propagação de notícias falsas, mas também à alta exposição dos indivíduos.
Em primeiro plano, evidencia-se que a alta divulgação de “fake news” está entre as causas do problema, visto que essas se espalham cada vez mais rápido. Consoante a pesquisas do Instituto de Massachusetts, tais informações propagam-se 70% mais rápido do que as verdadeiras. Sendo assim, com o mundo cada vez mais conectado, as notícias falsas se difundem quase que instantaneamente, e a sociedade está cada vez mais contaminada com essas informações. Dessa maneira, tanta mentira é um grave problema coletivo, pois a população corre o risco de tornar-se alienada.
Ademais, convém ressaltar o excesso de exposição como mais um dos perigos das influências digitais, porque pode gerar sérios problemas aos cidadãos. Com isso, o escritor Guy Debord, em seu livro “Sociedade do Espetáculo”, apresenta um cenário em que o indivíduo prioriza a exposição de tudo que lhe acontece. Analogamente, esse quadro está presente na atualidade, uma vez que os sujeitos compartilham toda a sua vida nas redes sociais e tornam-na um produto a ser consumido pelos seus seguidores. Assim, tanta exibição virtual pode causar diversos prejuízos, – a quem se expõe, e aos que consomem esse material- como uma série de doenças psicológicas.
Destarte, medidas exequíveis são necessárias para conter os perigos das influências digitais. Portanto, é urgente que as mídias, principalmente redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, alertem sobre as problemáticas de se ficar muito tempo no mundo virtual. Tal ação deve ser realizada por meio de notificações que avisem aos usuários se estiverem conectados por muito tempo, como 1 ou 2 horas. Desse modo, os indivíduos serão estimulados a saírem um pouco das mídias para realizarem outras atividades, e estarão cientes dos problemas que elas podem causar. Nesse espectro, a população estará mais perto da utopia descrita por More.
alinepsDoutor
Tema: O perigo das influências digitais
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krisleinara27
Parabéns, sua redação está desenvolvida de uma maneira excelente, porém tome cuidado com a repetição de palavras (mais, problemas, problemática, uma vez que e cada vez mais (usado duas vezes no mesmo parágrafo) e o verbo no gerúndio. Fora isso, você tem ótimos argumentos que foram bem desenvolvidos, mas ainda da pra melhorar um pouco mais. Em fazer a analogia e a retomada dela você foi bem, demonstrou repertório cultural na introdução e nos dois parágrafos argumentativos. Mas eu senti falta de uma proposta de intervenção mais elaborada.
Seus pontos:
C1: 160
C2: 160
C3: 200
C4: 160
C5: 120
Total: 800
Luisdavi0123
Oi Alineps. O seu texto apresenta os seguintes pontos:
C1: 200
C2: 200
C3; 160
C4: 200
C5: 140
Total : 900
Parabéns, sua redação está bem elaborada,mas percebi que no final da introdução parece está ambígua, pois os indivíduos estariam muito expostos a notícias falsas ou ás redes sociais ? é apenas um questionamento.
Obs: Na sua proposta de intervenção você citou as três principais redes sociais que mais tem usuários , são milhares de contas espalhadas ao redor do globo, e como medida que essas contas fossem notificado pela as mesmas, sendo que até hoje essas redes depende exclusivamente da movimentação dos usuários.
hatake
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
160 de 200.
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
200 de 200.
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
160 de 200.
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
160 de 200.
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
120 de 200.
total: 800/1000