No filme “Jogador n°1” (2018), um dos principais papéis da tecnologia é tirar as pessoas do mundo miserável onde vivem, através do jogo OASIS. Nesse mundo virtual, todos desfrutam dos sonhos que nunca viverão na realidade. Entretanto, fora da ficção, essa ciência que deveria ser um êxito, na verdade é um grave óbice. Isso, infelizmente, acontece porque a maioria dos indivíduos que viraliza informações na internet (uma das principais funções da tecnologia contemporânea) não têm o senso crítico nem o empático necessários para evitar possíveis desastres.
A princípio, vale discutir a capacidade da comunidade em julgar a veracidade das notícias recebidas. Para tal fim, urge analisar a música “Admirável Chip Novo” de Pitty. Nela, é retratada uma corporação hodierna totalmente robotizada e o pedido da cantora por pessoas que leiam, julguem, ouçam, digam e etc.- ou seja, uma população que deixe de agir automaticamente. Um exemplo recorrente dessa estaticidade crítica é percebido em indivíduos que compartilham informações sem checar suas origens. Logo, é mister providenciar medidas que fomentem o senso de julgamento nessa sociedade tendenciosa à automatização.
Em seguida, é preciso ressaltar que as pessoas, em geral, não têm empatia ao disseminar determinados conteúdos, Isso pode ser observado na série “13 Reasons Why”, que trata sobre questões corriqueiras na vida dos adolescentes. Por exemplo, a personagem Hannah sofre pela viralização de duas fotos íntimas, que -junto a outros fatores- mais tarde resultará no seu suicídio. No mundo hodierno, a comunidade também arca com o compartilhamentos de conteúdos pessoais (como conversas, vídeos, imagens, etc.) que acabam em catástrofes. Dessa maneira, é necessário fazer mudanças que evitem a morte de mais pessoas.
Portanto, é indispensável solucionar o problema em questão. Desse modo, as empresas de tecnologia, juntamente com as escolas, devem adicionar uma matéria de educação tecnológica ao currículo dos alunos. Essa disciplina será ministrada por meio de computadores e profissionais da área. Eles informarão a importância e as consequências do uso da internet aos educandos. Assim, indubitavelmente, essa proposta servirá para a erradicação de tragédias e a formação de pessoas mais críticas tecnologicamente.
DaviMCutrim
Ola, Daniele :D
Tudo bem ?
Seu texto está muito bem escrito. Bem estruturado e articulado. Possui uma tese clara e um excelente uso de repertórios. Vc delimitou bem o tema. Os argumentos sustentam a sua tese. Os parágrafos de desenvolvimento possuem a estrutura: tópico frasal + argumentação+ registro de autoria. Além disso, o bom uso de conectivos permite que a leitura seja fluida e agradável.
Gostei muito do uso da série “13 reasons why” no D2. Vc fez um bom recorte de um dos episódios para sustentar seu argumento. Eu não sou professor de português, contudo, eu acredito que não houve desvio gramatical. Eu, pelo menos, não achei :)
Apenas uma sugestão. A palavra viralização poderia ser colocada entre aspas. Por ser uma palavra mais coloquial e presente no discurso oral.
A conclusão está perfeita. A proposta de intervenção responde a todos os 5 itens.
Realmente um excelente texto. Parabéns!
Avaliação:
Eu daria mil, porém, eu não sou corretor do enem e nem profissional. Eu arrisco dizer que essa redação receberia no mínimo 960 pontos.
Alanecarvalho
Introdução: você conseguir contextualizar com o reportório e expor o tema sua tese conseguiu ficar clara a questão do senso critico e da empatia.
Desenvolvimento: Seu texto está bem coeso, os parágrafos estão bem conectados, você conseguia desenvolver sua tese e fazer uma boa argumentação, trouxe um bom repertório ao texto e diversificado.
Conclusão: sua conclusão está bem detalhada e tentar solucionar os problemas abordados no texto
Parabéns!!!, o seu texto essa muito bom! continue, assim, com certeza sua redação vale 900 pontos ou mais!