Iniciante

tema: o panorama da descrença no sistema político

  • 1

gostaria de pedir para que corrigissem no modelo enem e que comentassem onde errei para que eu possa melhorar :)

A Revolução Francesa foi marcada por uma série de conflitos e revoltas que demarcaram a insatisfação da sociedade com o regime político da época. Ao contrário dos franceses em 1789, os brasileiros não se mobilizam diante das crises geradas pela má gestão do Governo no país, o que traz como consequência o aumento de escândalos de corrupção e fomenta o sentimento de impotência popular.

A princípio, casos como o Mensalão e o esquema de lavagem de dinheiro da Petrobrás continuarão ocorrendo se não houver um posicionamento dos cidadãos. Cabe citar como exemplo o movimento Diretas Já, em que houve grande manifestação popular pelo fim da ditadura e trouxe resultados logo após, confirmando a frase de Montesquieu em que “só o poder freia o poder”. Ou seja, o poder da pressão popular contra a má administração do governo é necessário para mudar o cenário.

Além disso, é evidente que a democracia está em colapso no país. Pesquisas realizadas pelo Instituto Ipsos mostram que 94% dos eleitores não se sentem representados por quem votaram. Ademais, os brasileiros tem uma visão equivocada sobre “exercer a cidadania”, pois pensam que apenas o voto é suficiente; ignorando a parte em que devem fiscalizar, cobrar e garantir a efetividade do candidato eleito, tornando verídica a frase de Platão em que “o castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus”.

Dessa forma, o panorama da descrença no sistema político só aumenta, pois o povo não tem conhecimento do poder da democracia. Para frear o problema, é necessário que o MEC inclua no currículo escolar a educação política por meio de aulas de sociologia que visem formar não alunos, mas sim cidadãos conscientes do papel que exercem em uma sociedade a fim de melhorar o atual quadro do regime democrático brasileiro, assim como o sistema mudou com a Revolução na França.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, Gaby, td bem? :D
    Vou tentar contribuir na sua correção.
    INTRODUÇÃO: tese e delimitação do tema estão claros. Boa contextualização com a alusão da REV. FRANCESA.
    ——————————————————————————————————————————
    DESENVOLVIMENTO:
    D1- O movimento Diretas Já nao foi pelo fim do regime militar, mas um apelo por eleições diretas para presidente.
    A frase de Mostesquieu ficou solta, pois vc não a relacionou com “poder popular” para significar que o povo tem um poder de realiza pressões e manifestações populares. . Além disso, ele falou de poderes do Estado (Legislativo, Judiciário e Executivo), rompendo com o modelo político de Monarquia. Relacione com mais clareza as ideias. Eu reescreveria seu parágrafo assim:
    “A princípio, é importante destacar os casos de corrupção como o Mensalão e o esquema de lavagem de dinheiro da Petrobrás ocorridos no país , os quais continuarão
    a ocorrer se não houver um posicionamento dos cidadãos. Nesse sentido, cabe citar, como exemplo, o movimento Diretas Já, em que houve grande manifestação popular para haver eleições diretas para Presidente da República, e, isso, trouxe resultados imediatos. Tal ação popular corrobora o pensamento do filósofo francês Montesquieu, que diz “só o poder freia o poder”, uma vez que o poder do povo gera efeitos. Ou seja, a força da pressão popular contra a má administração do governo se faz necessário para mudar o cenário.”
    ————————————————————————————————————————–
    D2- A democracia não está em colapso, e sim as instituições politicas e governamentais. A democracia é o regime politico adotado no Brasil. Alem disso, o segundo período está muito grande. Isso prejudica a C4 (coesão) e a C1 (pontuação).
    Vc não relacionou bem a ideia de Platão com a argumentação. Vc possui ótimas ideias, mas precisa relacionar de forma clara e coerente àquilo que vc defende.
    Eu reescreveria seu parágrafo assim:
    “Além disso, é evidente que as instituições políticas estão em colapso no país e desacreditadas pela população brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, a qual mostrou que 94 % dos eleitores não se sentem representados por quem votaram. Ademais, uma parcela da sociedade brasileira tem uma visão equivocada sobre “exercer a cidadania”, visto que pensam que, apenas, votar é suficiente, e ignoram os papeis de fiscalizar, cobrar e exigir a efetividade do que o candidato eleito prometeu em campanhas eleitorais. Esse panorama sintetiza bem a ideia do filósofo grego Platão, que diz “o castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus”.
    —————————————————————————————————————————-
    CONCLUSÃO: Excelente! tem todos o 4 elementos + o detalhamento de um deles. E uma boa retomada da RF usada na introdução.
    obs: “Dessa forma, o panorama da descrença no sistema político só aumenta, pois o povo não tem conhecimento do poder da democracia”- na verdade o povo sabe o que é democracia, porem, perdeu a fé e a credibilidade nas instituições politicas, nos governos e ate nos partidos. Agora, acho que vc quis dizer que o povo não sabe exercer forma plena a sua cidadania ou a democracia deste pais.
    obs: o segundo período está muito grande. Dica: faça períodos de no máximo 3 linhas.
    ——————————————————————————————————————————
    C1- 160 ( alguns desvios gramaticais, sobretudo, de virgula e registro de oralidade).
    C2- 180 (abordou bem a parte de descrença politica e pouco sobre sistema politico)- aqui é avaliado o padrão dissertativo-argumentativo e o tema.
    C3- 160 (boas ideias, e vc tem bons repertórios socioculturais, porem, vc poderia relacionar e argumentar melhor em defesa de seu ponto de vista)
    C4- 180 ( a falta de algumas pausas e períodos longos prejudica a leitura e fluidez do texto)- Fiz essa análise na parte de DESENVOLVIMENTO
    C5- 200
    NOTA- 880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.