Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, as migrações internacionais são parte constituinte da formação histórica e cultural do Brasil, e ainda atuam na composição da sociedade mesmo no século XXI. Nesse contexto, percebe-se que, nosso pais é fonte de esperança e sinônimo de recomeço para aqueles que buscam melhores condições de vida, contudo esse ‘‘mar de rosas’’ acaba tornando-se uma tempestade para aqueles que decidem adentra-lo. Neste sentido, pode-se afirmar que as insuficientes políticas públicas de acolhimento e integração a sociedade, com destaque no ensino do idioma oficial brasileiro e capacitação profissional são responsáveis por tal situação.
Primeiramente, é valido ressaltar que a falta de entendimento do idioma de seu país de destino prejudica severamente o cotidiano do imigrante. Como disse Cafúsio, antigo pensador chinês, ‘‘Sem uma língua comum não se podem concluir os negócios’’. Nesse âmbito, vê-se a importância da língua sobre o homem, no entanto o Brasil se mostra indiferente em relação a esta, ignorando a existência de estrangeiros que não conseguem ter acesso a serviços básicos por conta da barreira linguística.
Por conseguinte, em decorrência do impedimento linguístico o indivíduo se depara com outro problema, a difícil capacitação profissional. De acordo com Arnold Wesker, dramaturgo inglês, ‘‘A língua é uma ponte que te permite atravessar com segurança de um lugar para outro’’. De maneira análoga, se molda o cenário do imigrante que tem como um de seus objetivos obter um bom emprego, mas é impedido pela escassez de contratantes que compartilham do seu idioma ou estão dispostos a enfrentar dificuldades de comunicação, ademais, não tem alcance a um ensino superior o impossibilitando de buscar cargos com melhores salários.
Portanto, é mister que a atual regência tome providencias para amenizar as adversidades. Destarte, o governo deve inovar os meios de inclusão ao imigrante por meio da criação de serviços multilíngues e cursos de português gratuitos, assim sendo, este grupo social terá acesso a estudos profissionalizantes além de melhores oportunidades de emprego. Dessarte, o Brasil continuará a formar-se recebendo contribuições históricas e culturais, desse modo, aprimorar-se continuamente.
Adriel Lima
Bom, primeiramente parabéns, pela redação! Muito boa!
Ela mostra que você tem repertório escolar, que é importante em redação. Você usou elementos cruciais na redação como as citações e a analogia na introdução.
Gostei dos desenvolvimentos e da conclusão, ela possui todos os elementos para fechar com chave de ouro.
SheilaAlvesGonçalves
Olá WelissonCarlz, tudo bem? Espero que sim.
Bom, vou destacar alguns pontos do seu texto.
No seu primeiro parágrafo você soube apresentar bem seu repertório e contextualizá-lo. No entanto, você não colocou o acento na palavra “adentra-lo” que ficaria da forma certa assim -> adentrá-lo.
Sua tese ficou bem explícita e coerente bem como sua argumentação.
Gostei bastante do seu desenvolvimento.
A palavra providências colocada no seu último parágrafo foi colocada sem o acento.
Sua conclução conteve todos os elementos necessários.
Você mostrou que compreendeu e transpôs o tema.
Gostei bastante do seu texto.
Nota: 880
Espero ter ajudado.
Continue escrevendo, você vai longe.