Iniciante

TEMA: “O mercado de trabalho para o jovem contemporâneo: desafios e oportunidades”

  • 0

Na mitologia grega sísifo foi condenado a rolar uma enorme pedra eternamente, todos os dias ele chegava ao topo, porém a exaustão fazia a pedra rola para baixo, de volta a base.De maneira análoga os jovens se especializam, porém acabam sem uma oportunidade de trabalho no fim do dia. Não há dúvidas de que o primeiro emprego é um desafio, o qual ocorrem, devido não só ao difícil acesso ao primeiro emprego, mas também ao aliciamento de menores de idade para o caminhos ilegais.
Por oportuno, merece ênfase que é grande a dificuldade de ter o primeiro emprego, o jovem se encontra em um paradoxo onde é requisitado a ele experiência, porém ele não tem, por ser seu primeiro trabalho.Assim, ocasiona um desânimo o fazendo não ingressar no mercado de trabalho, causando uma queda na geração de renda do país, visto que ela depende muito da força de trabalho jovem.
Faz-se mister, ainda, salientar que quando ficam muito tempo desempregados os jovens podem acabar optando por caminhos ilegais, assim acabam sendo aliciados por facções criminosas e são instruídos a cometerem crimes. Assim eles que deviam avançar a economia interna acabam a depreciando
Portanto, algo precisa ser feito para amenizar essa questão. Logo, o ministério do trabalho deve reformular projetos como o “Jovem aprendiz”, fazendo com que se tornem eficientes, oferecendo mais vagas, por mais tempo para que o jovem alcance a experiência necessária para ingressar de vez no mercado de trabalho. Desse modo, a realidade vai se distanciar do mito grego e os jovens não vão se esforçar dia a dia em vão.

Compartilhar

1 Correção

  1. oi boa tarde, vou te expor minha opinião sobre seu texto ( sou leiga). Bom primeiramente adorei sua estratégia de abertura falando sobre mitologia, citando Sísifo realmente deu uma vontade de ler, parabéns pela escolha e foque sempre nas normas gramaticais pra sua nota aumentar. No desenvolvimento, você decaiu um pouco por falta de fundamentação e argumentação do tema, senti que não teve uma elaboração maior do que você estava defendendo nas próximas redações busque melhorar a parte argumentativa para que não fique apenas um texto dissertativo.Já na conclusão acredito que faltou um ”tchan” sabe algo que a tornasse mais válida se por assim dizer, o programa jovem aprendiz já existe, temos que sim sempre buscar melhorar o que temos, mas na situação do enem fica muito vago já que você está propondo um programa existencial, acredito que enriqueceria mais sua proposta de intervenção se você complementasse ela com algo a mais, outra ação. Gostei dos pontos que levantou no texto realmente é o que acontece e acredito que contribui muito pro corretor ver seu ponto de vista centrado no que acontece , minha dica final como já citei é se atentar a argumentar mais e assim desenvolver seu texto. Enfim espero que meu comentário te ajude de alguma forma e que você consiga sua aprovação :)

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.