Durante o filme “À Procura da Felicidade”, é narrada a história de Chris Gardner, um pai solteiro que, por não possuir estudo, enfrenta grandes dificuldades para conseguir um bom emprego. Diante disso, é possível relacionar a obra cinematográfica com a realidade atual do Brasil que, pela requisição cada vez maior de diplomas para a obtenção de empregos, muitos jovens encontram dificuldades para ingressar no mercado. Dentro desse contexto, há dois importantes fatores que precisam ser levados em consideração: a ausência de oportunidades, além da falta de recursos para completar seus estudos.
Mormente, é relevante destacar como a falta de oportunidades desde a escolaridade, acarreta em prejuízos para o ingresso no mercado de trabalho. Embora seja assegurado o direito à educação pela Constituição Federal de 1988, na prática isso não ocorre, vide que, segundo o IBGE, 12% dos jovens pobres do país, abandonam a escola antes de concluir o ensino médio. Nesse sentido, com as dificuldades financeiras de suas famílias, esses adolescentes necessitam abrir mão dos estudos para ajudar seus familiares em casa desde cedo, perdendo, por consequência, a oportunidade de adquirir boa formação acadêmica, o que gera uma maior dificuldade de conseguirem bons empregos.
Ademais, é inegável que, com a falta de amparo dos governantes com os cidadãos carentes, o óbice do ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho tende a aumentar. De acordo com o escritor Gilberto Dimenstein, em sua obra “Cidadãos de Papel”, quando os direitos garantidos na legislação não são cumpridos, há a falsa sensação de cidadania. Nesse contexto, se faz necessário mais investimento em cursos técnicos gratuitos, principalmente em áreas carentes, como as periferias, haja vista que muitos indivíduos não possuem recursos financeiros para estudar. Consoante o educador Paulo Freire, a educação é primordial para a melhoria da sociedade, desse modo, a falta de conhecimento corrobora para a dificuldade de ascensão social.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual. Logo, cabe ao Ministério da Educação, promover o suporte necessário para auxiliar na entrada dos jovens no mercado de trabalho, por meio da abertura de cursos técnicos gratuitos por todas as regiões do país, além de promover palestras e seminários mensais nas escolas, orientando sobre a importância e as dificuldades do mercado de trabalho, com o fito de estimular uma melhor preparação, e oferecer amparo aos mais necessitados. Para assim, termos menos indivíduos em nossa sociedade enfrentando os problemas retratados em “À Procura da Felicidade”.
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
– Remover vírgula: é relevante destacar como a falta de oportunidades desde a escolaridade acarreta prejuízos.
– Regência verbal: acarretar e corroborar são verbos transitivos diretos. Por isso, não há preposição depois deles.
– Remover vírgula: 12% dos jovens pobres do país abandonam a escola antes de concluir o ensino médio.
– com a falta de amparo dos governantes AOS cidadãos carentes
– Não há vírgula entre sujeito e predicado: Logo, cabe ao Ministério da Educação promover…
– Justaposição no último período do desenvolvimento 1: Consoante o educador Paulo Freire, a educação é primordial para a melhoria da sociedade, desse modo, a falta de conhecimento corrobora para a dificuldade de ascensão social.
– Justaposição é quando você coloca dois períodos em um só, prejudicando a estrutura sintática. Por isso, após a ideia de Paulo Freire, coloque o ponto final pra iniciar outra ideia.
Reescrevendo: Consoante o educador Paulo Freire, a educação é primordial para a melhoria da sociedade. Desse modo, a falta de conhecimento corrobora para a dificuldade de ascensão social.
– “Termos” é verbo da primeira pessoa do plural. Não é um tempo verbal indicado pra colocar em uma redação. Troque pra terceira pessoa do singular ou plural.
Reescrevendo: Assim, TERÃO menos indivíduos na sociedade enfrentando os problemas retratados em “À procura da felicidade”.
– Tente trazer sinônimos da palavra “mercado de trabalho”, para que haja um maior repertório vocabular.
–
Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
– Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção à Constituição Federal, ao filme “À procura da felicidade” e ao escritor Gilberto Dimenstein – algo que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Parabéns
–
Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma organizada, configurando autoria de pensamento, em defesa de um ponto de vista.
– Nessa competência seu posicionamento a respeito do tema proposto será avaliado. O seu ponto de vista deve ficar claro logo na introdução e mantido durante todo desenvolvimento de sua dissertação argumentativa. Lembre-se que seus argumentos devem dialogar entre si. Você levantou boas teses na introdução e defendeu elas nos desenvolvimentos. Porém, faltou problematizar mais a justificativa da segunda tese, tendo em vista que você não reforça a falta de investimento GOVERNAMENTAL em tais áreas carentes, conforme enfatizou no tópico-frasal. Além disso, a segunda tese colocada na introdução não teve muita conexão com o tópico-frasal do D2, uma vez que você fala da falta de amparo dos governantes. Sugiro que você coloque ” a falta de amparo governamental” como segunda tese, pra obter um maior planejamento textual.
–
Competência IV (200): Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
– A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Em outras palavras, essa competência analisa sua capacidade de articular as partes da sua redação, usando conectores textuais dentro dos parágrafos e entre parágrafos. Você foi muito bem nessa competência, utilizou conectivos dentro e entre parágrafos, sem nenhum uso inadequado. Excelente!
–
Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 05 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito/finalidade (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento (que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos). Assim, a sua proposta possui os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
–
Logo, cabe ao Ministério da Educação (AGENTE) promover o suporte necessário para auxiliar na entrada dos jovens no mercado de trabalho (AÇÃO), por meio da abertura de cursos técnicos gratuitos por todas as regiões do país (MODO/MEIO), além de promover palestras e seminários mensais nas escolas (AÇÃO), orientando sobre a importância e as dificuldades do mercado de trabalho (DETALHAMENTO DA AÇÃO), com o fito de estimular uma melhor preparação, e oferecer amparo aos mais necessitados. (FINALIDADE)
–
Enfim, parabéns por ter apresentado um ótimo projeto textual. Atente-se aos erros que mencionei. Sucesso! :)
–
Nota final: 920
Cristiiina
sua redação está bem didáctica e informativa, achei particularmente os seus desenvolvimentos bem escritos. notei apenas que você repetiu as palavras jovens e trabalho, apesar de ter sido pouco é importante ter cuidado, tirando isso sua redação está boa.
liviali19
– Sua redação está muito bem embasada, sem palavras repetidas nem erros ortográficos (pelo menos não que eu tenha observado kkk)
– Adorei a forma como você destacou sua tese e seus argumentos, porque ficou bem fluida a leitura
– Seus argumentos foram muito bem desenvolvidos
– Sua conclusão está de acordo com as exigências do ENEM, e ficou muito bem seu fechamento retomando ao filme que citou na introdução
Parabéns!!