Tema: O lixo e a sociedade do consumo no Brasil

  • 0

Na animação norte-americana Wall-E (2008) nos é mostrado um futuro onde o planeta está coberto por toneladas de lixo. Analogamente a ficção, a sociedade de consumo – alimentado pelas propagandas e produtos poucos duráveis – tem relação direta com a grande produção de lixo na contemporaneidade. Desta forma, o consumismo não só provoca a geração exarcebada de resíduos, que causa danos ambientais, como também cria um sentimento ilusório de satisfação.

“Propaganda é a arma do negócio”. A frase da música O Preço da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii aborda o fato de que as marcas utilizam campanhas publicitárias para vender uma falsa sensação de desejo e necessidade. Isso fica claro com um conceito chamado obsolescência programada, que significa que algo foi feito para durar menos, bastante comum em aparelhos eletrônicos. Como efeito, muitas pessoas trocam seus aparelhos celulares por eles estarem desatualizados em relação ao um novo modelo que surgiu.

Em razão disso, há uma grande geração de lixo eletrônico que, na maioria das vezes, são descartados de maneira incorreta e por conta disso pode causar contaminação de solos. Ademais, recursos naturais são esgotados para a produção de produtos que logo irão ser descartados pouco tempo depois de usados.

Destarte, a cultura do consumo é um fator responsável pela grande produção de lixo e para que isso se resolva, é necessário que os órgãos necessários tomem algumas medidas. A priori, é preciso que haja uma conscientização sobre o consumismo desenfreado. O Ministério da Educação deverá organizar campanhas e palestras nas escolas ensinando para crianças e adolescentes sobre o consumo consciente e seus aspectos positivos. Ademais, deve ser ensinado sobre os três Rs: reduzir o consumo, reutilizar produtos e reciclar objetos. Com isso, os estudantes não irão se desfazer tão facilmente de seus produtos. Somente com essas medidas, o futuro distópico mostrado no filme Wall-E se limitará apenas na ficção.

Compartilhar

3 Correções

  1. 1- A redação ficou bem estruturada, pois demonstrou um excelente domínio padrão apresentando poucos erros gramaticais.
    2- desenvolveu bem o tema proposto.
    3- foi um belo texto dissertativo-argumentativo muito bem desenvolvido.
    4-demonstrou belos recursos coesivos no texto.
    5-elaborou uma proposta bem entendida que relacionou muito bem com a tese apresentada, porém coloco uma pequena observação na falta de elementos na conclusão.

    • 0
  2. Olá Ana.
    Parabéns pela redação, ótima escolha de tema. Espero te ajudar com as minhas observações.
    Pontos positivos: Seu texto é fluido e agradável de ler, você foi fiel ao tema, não encontrei erros ortográficos ou de concordância. Você faz alusão a uma obra ficcional e a uma música de uma banda conhecida para encorpar o seu texto e mostrar que o problema não é de hoje.
    Pontos a melhorar: No seu terceiro parágrafo pedia uma estatística, ou uma citação de um especialista que embasasse seu pensamento. Enriquece seu argumento usar uma fonte nele. E na sua conclusão está bem escrita, mas não é inovadora. Confesso que o seu desenvolvimento me fez esperar mais dela. A grande produtora de lixo em escala é a indústria e você não propôs nada nesse sentido. O Governo é importante nesse processo, mas dar responsabilidade única a ele, é o mais colocado. E sua proposta é para longo prazo, nada pode ser feito para curto prazo?
    Busque fugir do senso comum. Espero ter ajudado, por favor, não leve para lado pessoal. Vou dar uma nota para te ajudar a quantificar sua evolução.
    Introdução= 200
    Desenvolvimento 1= 160
    Desenvolvimento 2= 120
    Conclusão= 100
    Norma culta= 200
    Total: 880
    Rumo a nota 100!

    • 0
  3. Achei excelente seu texto!
    •Você fez bom uso dos argumentos e conectivos.
    • A proposta de intervenção está muito bem elaborada e detalhada.
    •Tópico Frasal bem explícito.
    •A retomada do filme citado na introdução e outras ideias na sua conclusão deixou o texto bem amarrado.
    ▪Apenas percebi que o terceiro parágrafo poderia ser um pouco maior. Exceto isso, a sua redação está ótima!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.