Segundo o revolucionário socialista, Karl Marx, “Até agora os filósofos se preocupam em interpretar o mundo de várias formas. O que importa é transformá-lo”. Paralelamente ao pensamento do século XIX, a necessidade de progresso, mais precisamente a superação do polêmico jeitinho brasileiro, levanta questões. Desta forma, a prática tratada é um ato de resiliência ou falta de honestidade? Quais consequências são geradas sobre a sociedade? Logo, será necessário problematizar soluções para esse costume cultural.
Primeiramente, cabe entender o que é resiliência e desonestidade. Dessa maneira, a primeira se refere à capacidade de ser flexível diante de adversidades, adaptando-se ao meio, já a segunda o individuo quem pratica sabe que seu ato não é correto. Diante disso, surge o famoso jeitinho brasileiro, tratando-se de resolver problemas imprevistos e adversos com agilidade e eficiência como a matéria da Editora Campus afirmou em 1992. Então, não se trata de novidade, a junção dos dois quesitos repercute no estigma de todos brasileiros, conhecidos pela habilidade.
Consequentemente, a sociedade é atingida pela esperteza de uma parcela da população. Na ótica política, houve uma campanha chamada “O que você tem a ver com a corrupção”, nela foram apontadas conciliações diárias da população que são incorretas, como furar fila ou falsificar documentos. Em outras palavras, toda ação tem uma reação como afirma a segunda lei do físico Newton, mesmo sendo pequenas atitudes elas refletem na população o sentimento de incorrupto, levando ao exercício contínuo. Desta maneira, o enraizamento desses atos, tidos como normais, não devem fazer parte da cultura brasileira.
Diante do exposto, infere-se a urgência para solucionar o costume cultural do jeitinho brasileiro. O Ministério Público, aliado com redes midiáticas estaduais, deve exemplificar à sociedade atitudes politicamente corretas para quando os cidadãos tomarem suas decisões possam ter noção das consequências. Essa iniciativa será dada por meio de comerciais em horário nobre nos canais abertos da mídia para que mais brasileiros possam ser conscientizados. Somente assim, a transformação proposta por Karl Marx proverá a plenitude na sociedade brasileira.
bergamota_5
nota 01 – 200 – demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
nota 02 – 200 – desenvolve bem o tema por meio de argumentação consistente.
nota 3 – 200 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente.
nota 4 –200 – articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado.
nota 5 –160 – elabora bem a proposta de intervenção relacionada ao tema.