Estudante

Tema: O impasse do analfabetismo funcional no Brasil

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Hermione Granger, na saga de livros “Harry Potter”, é conhecida por ser uma aluna com grande capacidade de interpretação e entendimento dos assuntos dentro da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Sob essa perspectiva, grande parte da população brasileira se distancia do perfil dessa personagem, visto que o analfabetismo funcional se configura como uma problemática recorrente. Diante disso, torna-se alvo de discussão os desafios enfrentados para mitigar o problema citado, principalmente, em relação à precariedade do sistema educacional, bem como o descumprimento da Constituição Federal de 1988.

É primordial ressaltar que a obra ficcional “A Hora da Estrela”, da autora modernista Clarice Lispector, é uma mimese da realidade ao abordar o analfabetismo funcional com a personagem nordestina Macabéa, que é datilógrafa e apresenta dificuldades na execução do seu ofício. Em vista disso, infere-se que a educação brasileira é precária e muitos indivíduos finalizam a jornada escolar com déficits que afetam todos os âmbitos de sua vida. Nesse viés, segundo o educador Paulo Freire, alfabetizar vai além de ensinar o aluno a decifrar códigos, é preciso estimulá-lo a relacionar as palavras com as possibilidades do mundo que o cerca. Desse modo, é necessário aplicar essa ideia Freiriana ao sistema educacional para diminuir a taxa de analfabetos funcionais.

Cabe ressaltar, ainda, a ideia do sociólogo Émile Durkheim de que a sociedade pode ser comparada a um corpo biológico por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Nesse contexto, para que esse organismo funcione de forma igualitária e coesa, é fundamental a garantia do cumprimento dos deveres de todos os cidadãos. Por esse ângulo, cabe pontuar que o descumprimento do artigo 205, da Constituição Cidadã, no qual se assegura a educação como um direito de todos e dever do Estado e da família, leva ao aumento do analfabetismo funcional na sociedade brasileira, visto que os indivíduos têm seu direito a uma educação de qualidade ferido. Dessa maneira, é preciso que a Carta Magna seja cumprida a risca para que a sociedade funcione bem e o número de analfabetos funcionais seja reduzido.

Depreende-se, portanto, a urgência de melhorar a educação oferecida aos brasileiros. Para tanto, urge ao Ministério da Educação, para o cumprimento efetivo da Carta Magna, um maior investimento na área da educação básica, por meio da construção de políticas nas escolas e universidades, que promova atividades práticas, ministradas por profissionais altamente capacitados, com o intuito de incentivar a maior interação e compreensão do leitor com o texto lido e, somado a isso, deve-se instituir constantes rodas de leitura com o mesmo fim. Espera-se, com isso, formar indivíduos mais parecidos com a personagem Hermione, a fim de constituir uma sociedade com menos analfabetos funcionais e mais trabalhadores qualificados.

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5 Correções

  1. BOA REDAÇÃO____________________……………………………………………………………………….
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  2. Acredito que possas melhorar ainda mais, mas esta indo no caminho certo.
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  3. Achei legal e chic a citação de Harry potter, traz uma sensação de pop de novo para a redação!
    Porém achei que seu texto ficou mais expositivo, doque argumentativo: faltou sua tese na introdução , e também precisa de uma argumentos de sua autoria no desenvolvimento ( deixar sua marca) .faltou específicar os agentes na conclusão! Use menos comprovantes de argumentos, é bom porém foi usado demasiadamente. Mais treinos está no caminho correto.

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  4. correção no modelo Enem.
    competência 1: 200-Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
    competência 2: 160- Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    competência 3: 160-Apresenta informações fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    competência 4: 120- articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertorio pouco diversificados de recursos coesivos.
    competência 5: 120- Elabora, de forma mediana proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada a discussão desenvolvida no texto.
    Espero que tenha gostado.

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  5. Olá, tudo bem?
    Vou pontuar por parágrafos, certo?!
    1°: Adorei sua citação, você soube usá-la muito bem.
    Você apresentou sua tese e apresentou a causa do analfabetismo funcional.
    2°: Especifique esses déficits, explique qual a causa desse analfabetismo e apresente uma consequência. Seu texto ficaria mais completo.
    3°: Gostei muito desse parágrafo, ficou bem explicado, apresentou uma consequência e especificou a causa.
    4°: Adorei sua conclusão, está completa com os 5 elementos essenciais. Mas acho que quando você faz uma citação na introdução, seria bom retomá~la na conclusão. Isso forma uma ideia de que você ¨fechou¨ o texto.
    OBS.: Não é necessário usar operadores rebuscados, isso não influenciará a nota. Pode até prejudicar se não for usado corretamente. Opte por aqueles que você usa na sua fala cotidiana.
    Beijos, Maria.

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