Iniciante

tema: o impacto negativo das redes sociais em relação à saúde mental do brasileiro

  • 0

queria pedir para que corrigissem minha redação com base nas competências do enem, e também para que escrevam onde errei para que possa melhorar :)

Em 1969, no auge da Guerra Fria, os Estados Unidos criaram a internet para garantir segurança às informações trocadas entre as bases militares. Porém, 51 anos depois, essa ferramenta e suas transformações apresentaram grandes riscos se não usadas corretamente; seu uso excessivo pode levar ao vício e consequentemente comprometer a saúde dos usuários.

A princípio, Rousseau afirmou que “o homem nasce livre e em toda parte encontra-se acorrentado”. Atualmente, se pode atribuir as “correntes” do século XXI às redes sociais, em que 8 milhões de brasileiros (de acordo com pesquisas do Hospital das Clínicas) se encontram dependentes da internet. Desse modo, essa ferramenta deixa de cumprir sua função de beneficiar e passa a causar malefícios na população, afetando diretamente o sono e aspecto físicos e mentais de forma nociva.

Por conseguinte, tal vício gera um consumo exacerbado das redes. No livro “Sociedade do Espetáculo”, o autor Guy Debord associa as relações sociais à imagens e espetáculos, em que as pessoas buscam cada vez mais autopromoção baseada na cultura de consumo. Nesse contexto, tal comportamento é evidente em aplicativos como Instagram e Facebook; em que usuários exibem uma vida perfeita, causando de maneira implícita comparações entre si e idealizações de vidas. Desse modo, tais comportamentos afetam o psicológico dos indivíduos e aumentam transtornos como ansiedade e depressão.

Dessa forma, é evidente que as redes sociais causam impactos negativos na saúde mental dos indivíduos se não usadas com moderação. Para mudar o atual cenário, é necessário que o Ministério da Saúde comunique sobre os riscos do mau uso por meio de alerta nos próprios aplicativos, e também com exibição do tempo de uso dos mesmos a fim de que os usuários possuam maior controle sobre o tempo gasto.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, Gabriela. Vou começar falando da estrutura do seu texto, tá?
    1- Melhore URGENTEMENTE a sua introdução, pois ela além de não estar bem organizada, tem erros gramaticais como a coesão, que é um fator de grande peso.
    SIGA ESTES PASSOS NA SUA PRÓXIMA REDAÇÃO>
    -Comece contextualizando o tema, isto é, aplicando o seu repertório sociocultural, estipulando uma alusão. Em seguida, use um coesivo de contradição como entretanto e contudo. (O termo ”porém”, que você utilizou, fica melhor quando é aplicado entre duas orações. Ex: Na atualidade, porém, o governo possui um domínio sobre a população.)
    – Sucessivamente, você deve apresentar a sua tese, que nada mais é do que a sua opinião sobre o problema, melhor dizendo, a sua visão sobre o que é o problema junto com os argumentos que você irá desenvolver no próximo parágrafo, entende? Exemplo: ENTRETANTO, a (argumento 1) e o (argumento 2), dificultam essa relação, pois (escreva a sua problematização.) <<<Isso é a sua tese.
    – E por fim, você deve aplicar uma frase de efeito para fechar o parágrafo. Exemplo: Dessa forma, é imprescindível que medidas sejam aplicadas para barrar esse óbice.
    VOU ESCREVER UM MODELO DE INTRODUÇÃO PARA VOCÊ, GABI. LEIA-O E TENTE IDENTIFICAR ESSES ASPECTOS QUE EU SALIENTEI.
    ————————————————–
    TEMA: Os efeitos da internet na vida dos jovens. (Escrevi ela dentro de 8 linhas)
    A internet, conjunto de rede de computadores, foi criada durante o período da Guerra Fria, em 1969, dando início à era digital, e era utilizada para fins militares. Na atualidade, porém, ela é usada, na maioria das vezes, para facilitar a comunicação feita pelos jovens. Contudo, a influência desse objetivo está sendo negativa, pois a relação estabelecida pelos adolescentes à cada dia é mais superficial, e a tecnologia está, em síntese, acima dos princípios éticos e sociais. Dessa forma, é mister uma atuação nessa problemática.
    Viu a diferença?
    GOSTEI DA IDEIA DA SUA INTRODUÇÃO, MAS O TERMO ''SE NÃO'' É INCOERENTE NAQUELE CONTEXTO, TÁ? VOCÊ PODERIA TER ESCRITO ''QUANDO NÃO É'' OU ALGUM SINÔNIMO.
    ———————————————-
    2- O seu desenvolvimento 1 está enfadonho, sabe? Você precisa argumentar mais. Logo, tente usar 3 linhas para citar algum conhecimento de mundo e depois relacione isso com o decorrer do seu argumento. (Dica: siga a página ''focanaredação'' do instagran, pois ela ensina como estruturar o seu desenvolvimento).
    ——————————————————–
    3- Seu desenvolvimento 2 está incrível!!! Gostei da relação que você fez. Parabéns.
    ——————————————————–
    4-Conclusão bem estruturada;
    ——————————————————–
    Ademais, quero que você pare de usar ''se não'', ok? Procure sinônimos de rede sociais, porque você repetiu muito essa expressão. Parabéns!!! Não vi erros de vírgulas.
    ————————————————–
    Não tenho capacidade para pontuar a sua redação, mas espero ter ajudado!
    Bjo!
    Demorei uma hora pra digitar isso *kkk. Aplica essas dicas, por favor. Se tiver visto algum erro aí em cima releva, tá? rsrs Não tive tempo de reler minha correção. Se quiser responder essa correção, vai lá no meu chat.
    Bons estudos!

    • 1
  2. DEIXANDO CLARO QUE NÃO SOU ESPECIALISTA
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: Demonstra domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. (200)
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: Demonstra compreender o tema, porém, poderia ter “amarrado” melhor aos argumentos utilizados na introdução. (160)
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: Seus argumentos são adequados ao tema. (200)
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: A forma com que você “problematizou” o assunto proposto abriu um “leque” de argumentações para compor sua conclusão. (200)
    5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. esta competência precisa de: agente, ação, finalidade, modo/meio e detalhamento, sinto falta do detalhamento, por exemplo: Quem vai garantir seu funcionamento? (120)
    Não me sinto apta a estipular uma nota, mas deixo minha correção. Espero ter ajudado!

    • 1
  3. competência 1: domínio da norma culta: você parece compreender, claro que não sou especialista, mas percebo que não há erros ortográficos declarados nota:200.
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: você demonstra compreender essa área, porém para tal tema, poderia ter buscado um repertório mais bem intencionado, nota: 180.
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Voce é boa nesta competência, entretendo precisa melhor relacionar o repertório com o que você defende. nota: 160.
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação Falta maior preparo para esta área, você é boa, no entanto ainda não consegue demonstrar clareza precisa para conseguir nota total. nota: 160.
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. esta competência precisa ter tais fatores: agente, ação, finalidade, modo/meio e detalhamento, sinto que falto um pouco de detalhamento, e te faço a seguinte pergunta, na sua proposta de intervenção vc consegue ver os 5 agentes de forma clara? por que é isso que o corretor do Enem busca, nota: 160
    Total: 860 ou 880.
    Espero ter ajudado.

    • 1
  4. Olá! Vamos, primeiramente, aos erros:
    1- …acorrentado”. Atualmente…”, NESSE CASO, o apropriado seria colocar, por exemplo, “… acorrentado; nesse sentido, é notório que atualmente…”.
    2- “…se encontram…”, o correto seria “encontram-se”.
    3- “… afetando diretamente o sono e aspecto físicos e mentais de forma nociva.”, O CORRETOR seria, “afetando de forma nociva o sono, aspectos fisiológicos e mentais”, ( mas, quais aspectos físicos e mentais? Seria viável deixar isso claro, para um melhor entendimento do leitor).
    4- “… à imagens e espetáculos,…”, O CORRETO seria “às”, pois a palavra “imagens” está no plural.
    5- “…comportamentos afetam o psicológico dos indivíduos e aumentam transtornos (faltou a vírgula depois de “transtornos”) como ansiedade e depressão.”
    Agora, aos acertos:
    1- Boa introdução, pois você contextualizou, fez uma analogia contrapondo-se ao seu repertório inicial e, logo após, falando sobre as consequências (mas seria melhor se tivesse referindo-se às causas também).
    2- O seu primeiro desenvolvimento foi bom, mas citei um erro sobre ele logo acima.
    3- O segundo desenvolvimento também está bom, pois, foi desenvolvido com argumentos coerentes e de acordo como tema.
    4- Proposta de intervenção ÓTIMA, pois encontra-se baseado nos cinco elementos, tais como: agente, ação, meio, efeito e detalhamento. Parabéns!
    Em suma, eu lhe daria na,
    1 competência: 140
    2 competência: 180
    3 competência: 140
    4 competência: 160
    5 competências: 200
    820

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.