Iniciante

TEMA: O IMPACTO E AS CONSEQUÊNCIAS DO AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA DOS BRASILEIROS

  • 1

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a expectativa de vida média dos brasileiros cresceu. Porém esse fato não se traduz apenas em dádivas para a população. Assim, essa questão não pode ser tratada com indiferença e hão de ser analisados e impactos desta constatação na economia e as desigualdades sociais por ela causadas.

A priori, segundo o economista Peter Drucker “não existem países subdesenvolvidos, existem países sub administrados”, nesse viés, o impacto que o aumento da expectativa de vida dos brasileiros trará para economia, deriva da incompetência Estatal em gerir as contas públicas. Uma vez que o Brasil é um dos países que mais arrecada impostos no mundo, por mais que o número de contribuintes diminuirá em decorrência de uma expectativa de vida maior, ainda sim é possível que o Estado prospere por meio de uma administração sábia dos recursos disponíveis.

Ademais, vale salientar que a falta de políticas públicas para lidar com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros gera sérias desigualdades na sociedade. De acordo com dados do IBGE, crianças que nascem no Sul e no Sudeste esperam viver 8,6 anos a mais que crianças nordestinas. Destarte isso mostra a falha estatal em não criar políticas públicas abrangentes a todo território nacional. Sendo assim, essa questão é inconcebível e merece um olhar mais crítico de enfrentamento.

Portanto, o Ministério da Saúde deve buscar uma melhora na qualidade do Sistema Único de Saúde, por meio do repasse anual de 2,5% dos royalties advindos do Petróleo. Tal medida será tomada com uma votação no Congresso Nacional e em um plebiscito, no intuito de melhorar a qualidade do atendimento ao corpo social e de sua saúde. Poder-se-á, dessa forma, diminuir os efeitos e as disparidades decorrentes do aumento da expectativa de vida dos brasileiros.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi espero ajudar
    .
    Obs gerais: A ultima frase da sua intro ficou confusa por causa do erro de escrita: “analisados e impactos” o certo seria OS. De resto está bom.
    .
    No D1 vc começou com uma alusão, não é bom fazer isso pois prejudica a C3 que é organização textual. Se vc olha as redações nota 1000 a maioria começa com um tópico frasal, que ajuda na C3. E também por causa que vc escreveu assim vc fez uma frase muito grande, seria bom depois que citou colocar um ponto final envez de colcar um conectivo entre vírgulas.
    .
    No D2 vc esqueceu de colocar vírgula depois do conectivo da 2 frase.
    .
    Conclusão tem os 5 elementos.
    .
    C1- 120
    C2- 200
    C3- 120
    C4- 160 (falta de conectivos)
    C5- 200

    • 2
  2. Gostei bastante da sua redação, ficou bem estruturada, utilizou bons argumentos e soube organizar bem as ideias. Eu encontrei alguns erros da competência 1 e 4. Por isso, não teve um bom entendimento em algumas partes.

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 180

    Nota final: 740

    Obs: Não sou profissional, mas fica nessa média para cima.

    • 1
  3. No primeiro parágrafo, acredito que o uso de uma vírgula no lugar do ponto anterior ao termo porém seria uma boa escolha. Ainda no mesmo parágrafo a articulações entre o dado e o problema não foi bem elaborada, o uso do conectivo ” Assim” gera uma quebra na fluidez de informações do texto, talvez uma frase de melhor articulação seria: ” A partir dos dados é possível realizar uma análise sobre os impactos…”
    No segundo parágrafo, parece não haver concordância do verbo diminuirá, podendo ser substituído por diminua.
    O terceiro parágrafo causa certa confusão, visto que nos leva a uma abordagem diferente do assunto a qual esperada a partir do título, que traz como tema o impacto da maior expectativa de vida, provavelmente relacionada a maior expectativa de vida nos idosos e a questão da saúde,previdência… ( enxergo o tema deste modo pois a maior expectativa de vida nas crianças não seria um problema, já que quando se tornam adultos participam do PEA. Diferentemente dos idosos que não mais contribuem mas são fonte de gastos).
    Para finalizar, o último parágrafo traz uma informação desconexa sobre royaties do petróleo, se deseja utilizar tal informação deve tomar o devido cuidado de explicá-la.
    Espero ter ajudado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.