No dia 7 de janeiro é comemorado o Dia do Leitor, em homenagem ao fundados do jornal “O Povo”, Demócrito Rocha, por ter combatido a corrupção e ao ter ajudado na divulgação do movimento modernista. Contudo, o costume de ler não está contido dentro do cotidiano dos jovens brasileiros, o que de fato precisa ser mudado pela tamanha importância que possui. Assim, torna-se indispensável o debate acerca da carência de estímulo familiar e da maneira precária que as escolas conduzem os alunos a lerem.
Em primeira análise, vale ressaltar a falta do papel da família como guia primário no incentivo à leitura. Segundo o site “G1”, o índice de leitura em 2011, entre crianças de 5 a 10 anos sofreu com uma queda de 5,4. À vista disso, comprova-se que os pais precisam praticar esse hábito desde o momento em que os infantes nascem, pois ao crescerem, permanecerão com essa prática que auxiliará a construção cognitiva deles ao longo da adolescência.
Em segundo lugar, é importante frisar que as instituições de ensino possuem uma lista de livros obrigatórios a serem lidos pelos estudantes, sem darem a oportunidade de escolha. De acordo com a pesquisa realizada pelo Banco Mundial, o corpo discente do país vai demorar mais de 260 anos para atingir a qualidade de leitura dos países desenvolvidos. Logo, nota-se as consequências da escassez de autonomia aos educandos, por não possuírem poder de preferência, apenas obrigações clássicas que geram desinteresse e que diminui a possibilidade de mudança.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a temática abordada. Desse modo, o Ministério da Educação (MEC), deve realizar campanhas que incentivem os pais a tornarem seus filhos leitores assíduos, mesmo a partir do nascimento, através dos veículos de comunicação, além disso, é preciso que criem programas nos colégios que tornem os adolescentes autônomos para escolher a obra que desejam ler e que discutam sobre ela em debates. Feito isso, o dia 7 de janeiro realmente se tornará importante para o Brasil e novos “Demócritos” surgirão.
Jffgg
Oi espero ajudar.
Intro: “corrupção e ao ter ajudado” “homenagem ao fundados” erros gramaticais. Para vc tirar 200 na C1 vc pode ter apenas dois erros na redação. Só aqui vc ja atingiu o limite. Mas de resto esta boa.
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D1 e D2: “uma queda de 5,4” uma queda de que? 5,4 porcento, 5,4 crianças, 5,4 pais nao incentivam seus fihos a lerem, uma pequena informação pode comprometer toda a sua frase. Seus dois parágrafos ficaram um pouco expositivos PESQUISE SOBRE MARCAS DE AUTORIA como Infelizmente, lamentavelmente, humilhante palavras que mostram seu ponto de vista sobre o assunto. Os dois estão bons, mas isso.
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Conclusão: “através” essa palavra na redação do ENEM tem SEMPRE o sentido de atravessar alguma coisa, nunca o sentido de por meio de. Vc criou 2 propostas e as 2 estão incompleta.
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“Ministério da Educação (quem), deve realizar campanhas que incentivem os pais a tornarem seus filhos leitores assíduos,(modo) mesmo a partir do nascimento(detalhamento), através(nao conta como meio) dos veículos de comunicação, além disso, (aqui começa outra) é preciso que criem programas nos colégios(modo) que tornem os adolescentes autônomos para escolher a obra que desejam ler e que discutam sobre ela em debates(detalhamento). Feito isso, o dia 7 de janeiro realmente se tornará importante para o Brasil e novos “Demócritos” surgirão.”