Iniciante

Tema: ”O Facebook reinventa o debate público e o Comitê de supervisão” – dissertação

  • 1

O Facebook, que antes era utilizado apenas como um meio para publicações voltadas para o registro de fotografias, contato com pessoas distantes e humor; hoje, por sua vez, possibilitou uma  reinvenção para  opiniões diversas serem discutidas e abordadas num debate público online. Diante dessa nova realidade de abrangência de novos horizontes de opiniões a serem explorados e compartilhados de diferentes esferas da sociedade, o Comitê de Supervisão que foi criado com o intuito de controlar a censura do Facebook, contudo, acaba intervindo nessa democracia social. Assim, é evidente que a liberdade de expressão incentivada pelo aplicativo de Mark Zuckerberg, está sendo ameaçada em razão da tentativa do governo por manter as rédeas de acordo com a censura tangida.

  Nesse sentido, segundo o filósofo Ronald Dworkin, ele afirma que a livre expressão é uma forma de governo legítimo e que as leis e políticas só são legítimas se forem adotadas por meio de um processo democrático- processo democrático só é democrático se o governo não impediu alguém de revelar as convicções políticas. Nisso, é notório que o Facebook ganhou caráter democrático, entretanto, se o Comitê impor o que é válido e inválido para estar exposto online, haveria infringimento do direito democrático de cada um.  

Em suma, é nítido que é necessário garantir a liberdade de expressão de cada cidadão, assegurando que por meio das empresas privadas como o Facebook, as pessoas tenham livre acesso para  expor opiniões diversas. Logo, o Comitê de supervisão deve permitir que o próprio aplicativo mantenha a fiscalização do rumo dos debates. Dessa maneira, o Facebook manteria o compromisso de debate público online. 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem? Adorei sua redação!
    • A introdução ficou ótima, de modo a ensejar o que se propõe a expor nos dois argumentos que serão abordados no desenvolvimento
    Sua introdução está adequada de um texto dissertativo-argumentativo, pois aresenta, os seguintes elementos :
    1.Explicitação do problema, de forma contextualizada;
    2.Tese (afirmação ou negação de uma opinião impessoal, pautada em uma verdade com discurso de autoridade), ideia que será defendida, oração declarativa.
    3. Apresentação dos argumentos.
    •No desenvolvimento do texto você atentou-se quanto ao uso de conectivos que retomam o ponto que precisou ser abordado você o obteve ao usar o advérbios de forma coesa.
    •Na conclusão senti falta apenas da intervenção do problema por outro agente, segundo os parâmetros e formas de avaliação do ENEM são dois agentes que irão atuar em condutas que tentar resolver o problema, ademais o texto ficou fenômenal.
    Parabéns!

    • 1
  2. O Facebook, que – Essa vírgula não existe.
    humor; hoje – Essa pontuação “;”, não é utilizada em textos dissertativos, use ponto final
    Nesse sentido – Em que sentido? esse conectivo é utilizado quando aplicado no mesmo parágrafo, quando iniciar um parágrafo, utilize: Primeiramente, A priori.
    processo democrático só é democrático – Evite repetições.
    Nisso – Soa como coloquial, utilize: Assim, diante disso.
    Sua proposta de intervenção não contém os 5 elementos, faltou o modo e o detalhamento.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.