Iniciante

Tema: O excesso da tecnologia na infância na era cibercultura.

  • 0

Observação: Corrigir Igual Enem, dando nota.

A Revolução Industrial foi um marco importante no Brasil, porque significou a transição entre a economia rural e urbana, a discrepância socioeconômica e o advento crescente da tecnologia. Diante disso, cada vez mais crianças têm acesso computadores, smartphones, tablets. Alguns  fatores podem influencia essa situação como os pais trabalhando várias horas por dia e o aumento da criminalidade.

Outrora, as famílias viviam na zona rural e as crianças ajudavam os pais nas plantações e tarefas domésticas e no tempo livre brincavam ao ar livre. Atualmente, a maioria dos pais trabalham o dia todo fora para sustentar a família, a criança fica em casa, e o único lazer seria a tecnologia. Além disso, a pandemia causada pelo corona vírus foi o apogeu para era cibercultura, porque a criança não têm interação com outra criança, as aulas são todas online. Isso é prejudicial, pois acaba gerando um vício contínuo por internet e derivados.

A discrepância socioeconômica é um dos motivos para o aumento da criminalidade. Isso é um ponto negativo, porque as crianças não podem brincar ao ar livre e ficam refém da tecnologia, já que os pais estão trabalhando o dia todo fora de casa.

Em decorrência disso, medidas devem ser efetivadas para diminuir o acesso á tecnologia na infância. A criação de políticas públicas voltadas para educação onde a interação entre professor e alunos seja feita com atividades que incentive a criatividade e diálogo. Além disso, os pais e responsáveis podem brincar/ jogar com os seus filhos, quando a criança está ocupada, ela esquece da tecnologia.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, irei corrigir sua redação.

    A Revolução Industrial foi um marco importante no Brasil, porque significou a transição entre a economia rural e urbana, a discrepância socioeconômica e 1 o advento crescente da tecnologia 2/3. Diante disso, cada vez mais crianças têm acesso a computadores, smartphones e tablets. Alguns fatores podem influenciar essa situação, como os pais trabalhando várias horas por dia 4 e o aumento da criminalidade 5
    1 – Uso repetido de conectivo
    2 – Qual revolução? Quando?
    3 – Um detalhe importante é a “discrepância socioeconômica”, citado por você, já existia no Brasil antes da Revolução Industrial. Além disso, essa transição econômica não existe, pois o Brasil ainda é um país agrário, e também industrial. Outro ponto é saber qual revolução, uma vez que as primeiras não afetaram a nação.
    4 – Troque por omissão familiar, pois passou um sentido de “os pais não deveriam trabalhar”
    5 – Especificar mais

    Outrora, as famílias viviam na zona rural e 1 as crianças ajudavam os pais nas plantações e 1 tarefas domésticas e 1 no tempo livre brincavam ao ar livre 6. Atualmente, a maioria dos pais trabalham o dia todo fora para sustentar a família, a criança fica em casa, e o único lazer seria a tecnologia. Além disso, a pandemia causada pelo coronavírus foi o apogeu para a era cibercultura, porque a criança não têm interação com outra criança, as aulas são todas online. Isso é prejudicial, pois acaba gerando um vício contínuo por internet e derivados. 7
    6 – Passou o sentido de trabalho infantil
    7 – A pandemia obrigou o isolamento, entendi o ponto, mas poderia deixar mais claro.

    A discrepância socioeconômica é um dos motivos para o aumento da criminalidade 8 . Isso é um ponto negativo, porque 1 as crianças não podem brincar ao ar livre e ficam refém da tecnologia 9 , já que os pais estão trabalhando o dia todo fora de casa. 10
    8 – tangenciamento
    9 – Não desenvolveu bem a ideia
    10 – Genérico e repetido

    Em decorrência disso, medidas devem ser efetivadas para diminuir o acesso à tecnologia na infância. A criação de políticas públicas voltadas para educação onde 11 a interação entre professor e alunos seja feita com atividades que incentivem a criatividade e o diálogo. Além disso, os pais e responsáveis podem brincar/ jogar com os seus filhos, quando a criança está ocupada, ela esquece da tecnologia.
    11 – Use “em que”

    Você está caminhando para um texto argumentativo, porém há graves erros. Os desvios gramaticais foram corrigidos junto ao texto.
    Por fim, desenvolva melhor suas ideias em um rascunho inicial, trabalhe mais o uso de conectivos e suas ideias dentro do texto.
    Considerações gerais:
    Repertório não legítimo e não produtivo
    Argumentação rasa
    Pouco domínio da estrutura textual

    Nota:
    C1 – 120 (Domínio mediano da norma culta)
    C2 – 120 (Falta de estrutura do tipo textual, e repertório com desvios)
    C3 – 80 (Argumentação fraca, e tese abandonada)
    C4 – 80 (Uso repetitivo de conectivos iguais, e falta de coesão no texto)
    C5 – 120

    Dicas: Inicialmente, use um modelo pronto de redação,

    • 1
  2. A Revolução Industrial foi um marco importante no Brasil, porque significou a transição entre a economia rural e urbana, a discrepância socioeconômica e o advento crescente da tecnologia (1). Diante disso, cada vez mais crianças têm acesso computadores, smartphones, (2) tablets (3). Alguns fatores podem influencia essa situação (4) como os pais trabalhando várias horas por dia (5) e o aumento da criminalidade. (6)

    1- Informações mais precisas são boas para ratificar o seu conhecimento extra com relação ao senso comum. A discrepância econômica já ocorria antes das revoluções industriais, e o advento tecnológico só ocorreu na terceira – tente pôr “o aumento da discrepância socioeconômica e o advento crescente da tecnologia na terceira etapa do movimento” (lembre-se de não repetir termos em períodos próximos)
    2- Conjunção “e”. Você está no último elemento exemplificado.
    3- Opte por deixar seu texto mais fluido, não crie períodos tão curtos com apenas uma informação. Ao contrário, explore-os: “Diante disso, cada vez mais crianças têm acesso computadores, smartphones E tablets”, o que você quis dizer com isso? Em que (essa informação) afeta as crianças e jovens de hoje em dia? Isso daria mais sentido ao período e já deixaria claro seu viés de tese
    4- Uso da vírgula faltando.
    5- Em sua tese, é preciso explicitar os estigmas que você pretende tratar. Ao ler o final, entende-se que os problemas são a carga horária laboral dos pais e o aumento da criminalidade. Tente trocar “trabalhando várias horas por dia” por ausência parental.
    6- Como dito no ponto (3), disserte seus períodos: como o aumento da criminalidade influencia no maior uso e acesso de crianças com relação aos aparelhos eletrônicos? Bote ideias que tenham relação explicita com o tema base, ou deixe explicito como tal ideia está relacionada com o tema – isso ajuda a amenizar o olhar rígido do corretor sobre fuga ao tema proposto ;)

    Dica1: Como, às vezes, precisamos explicar mais nossos argumentos e períodos, tente trocar certos termos por sinônimos menores. Exemplo: troque “transição entre a economia rural e urbana” por “urbanização” – ou industrialização, o que complementaria mais. Isso seria bom até pelo fato de que a economia não foi a única coisa que mudou com a revolução, visto que ela tem também caráter político e social; urbanização é uma mudança de >>estilo de vida<>DETALHAMENTO< Muitos erros gramaticais, o ENEM tolera no máximo dois desvios, depois, cada um até dois vão tirar mais 40 pontos

    C2 (Fidelidade e compreensão da proposta e do modelo de redação)- 120
    –> Modelo correto, mas manuseio precário. Argumentação fraca, tangencial e sem coerência com o tema. Isso acabou influenciando na fidelidade com a proposta também.

    C3 (Coerência e Coesão)- 120
    C4 (Mecanismos textuais – fluidez, conectivos e ligamentos entre parágrafos)- 80
    –> Essas duas andam juntas praticamente. Estruturação textual falhou em certos pontos (como eu explicitei em alguns pontos), fluidez insuficiente, conectivos de uso popular (tente usar algo mais formal. Por incrível que pareça, já me cobraram isso) e, principalmente, ligamento entre parágrafos inexistente – sempre ordene e ligue todos os 4 parágrafos, é vital.

    C5 (Conclusão)- 40
    –> Como já explicado, cada um dos 5 elementos conclusivos valem 40 pontos, e, juntos, formam 200. Detalhamento foi insuficiente, por isso ele foi retirado também.

    NOTA) 360

    Em análise final, sugiro que foque bastante sua conclusão, e, principalmente, no ordenamento de seu texto. A falta de fluidez e estruturação coerente dele afetam tanto as competências 3 e 4, quanto a 1, pois erros de periodização e concordância verbal também entram na gramática – apenas outra prova de que a redação trabalha como um corpo só, o que mostra a necessidade de trabalhar todos os 4 parágrafos em conjunto.

    Você compreende o texto dissertativo-argumentativo, isso é ótimo! Agora, foque na estrutura e cheque conclusões com os 5 elementos para compreendê-la melhor (ela é como uma mini redação já, por ter também elementos a serem ligados). A prática leva a perfeição, você está indo bem ;)

    Dica Final: Leia redações nota mil, salve conectivos mais pomposos e releia seu texto para ver se fez sentido.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.