Tema: O estímulo à doação de sangue no Brasil.

  • 0

O estímulo à doação de sangue, encontra-se no Brasil, uma série de problemas. Assim, essa realidade precisa ser debatida levando -se em consideração as principais causas do problema. Para esses parâmetros, uma intervenção plural deve ser efetivada de modo que venha a transformar o cenário brasileiro em um lugar que a falta da doação de sangue seja amenizada.

Em primeiro plano, evidencia-se por parte do Estado, a falta de investimentos na educação. Quesito que no qual é de suma importância para entender a real magnitude no que tange à democratização da doação de sangue. Visando que a falta de conhecimento, faz da contribuição sanguínea um inóspito problema.

Outrossim, é imperativo pontuar que a sociedade em suma, realiza a criação de falsas verdades. Gerando assim, inúmeros mitos relacionados a doação de sanguínea, fazendo com que muitas pessoas se recusem a realizar a contribuição, colaborando assim com o agravamento da situação.

Em suma, é notório que a problemática exposta a cima a respeito do estímulo à doação de sangue, precisa ser amenizada ou até mesmo resolvida. Cabe ao Estado, em parceria com o Ministério da Educação, empregar nas escolas cursos gratuitos que tratem sobre a saúde, abrangendo assim a importância da doação de sangue. A sociedade por sua vez podem se matricular nos cursos locais nos quais o Estado vai disponibilizar, a fim de buscar informações sobre o assunto, e assim, parar de espalhar falsas verdades. Com isso, pode-se amenizar tal situação.

 

Compartilhar

6 Correções

  1. Olá, Raquel. Eu trocaria o conectivo do desenvolvimento “em primeiro plano” por: “diante desse cenário”, “diante dessa realidade”. E também você usou “em suma” 2 vezes e “é de suma importância” 1 vez, então eu também optaria por usar sinônimos. Me desculpe qualquer coisa e espero que tenha gostado da correção. Amei sua redação!

    • 3
  2. Vc deveria ter apontado quais problemas vc estava se referindo na introdução. Falha na C3
    Na introdução deveria ter um repertório, como: uma citação filosófica, um caso jornalístico, uma música, uma série ou filme, um acontecimento histórico ou a explicação da problemática. E vc não fez isso. Depois de citar o repertório no começo da introdução, vc deveria dizer como esse repertório se aplica na atual realidade do Brasil, o que vc também não fez. Falha na C3

    Você fez um excelente começo no seu D1, porém falta abranger o seu ponto de vista, o seu argumento, vc poderia ter feito isso com dados estatísticos ou citações(tudo q eu falei no parágrafo acima) pq aí sim daria para confiar que o que vc estava falando seria verdade, pois teria uma fonte envolvida – falha na C3

    De onde você tirou que muitas pessoas se recusam a doar? Falta fonte. Mesmos erros que aconteceu na D1 aconteceu na D2. Falha na C3

    Podem não, pode. Vc colocou “A sociedade […]podem”, está errado. Falha na C1
    Antes de “A sociedade…” deveria ter um conectivo. Sempre depois de um ponto deve ter um conectivo para conectar as duas orações. Falha na C4

    Muito boa a sua proposta de intervenção e muito bem estruturada. A sua conclusão foi a melhor parte da sua redação, apesar dos erros gramaticais e no mecanismo da escrita.

    Nota
    C1: 160 – houve 1 erro
    C2: 160 – pq vc não usou nenhum repertório sociocultural
    C3: 120 – houve 4 erros
    C4: 160 – houve 1 erro
    C5: 200
    TOTAL: 800

    Você foi muito bem, mas deve assistir aulas sobre repertório e estrutura da redação. Seu D1 e D2 estão mt pequenos, desenvolva-os melhor. Leia mais redações nota 1000 e treine mais. Está perto dos 900, hein. Parabéns.

    Quando quiser que eu corrija outra redação sua, é só mandar mensagem. 😉

    • 2
  3. Ooi, tudo bom? Sou estudante e não tenho experiência em corrigir redações, então me desculpe se algo não estiver certo!

    Sobre o primeiro parágrafo (Introdução): é preciso uma explicação mais desenvolvida quanto ao que você quer defender. O corretor precisa entender o que quer passar, portanto, treinar um pouco mais em uma escrita clara é o melhor caminho. Na introdução, começar com uma alusão histórica, citação, dados, conceitos, entre outros, e depois dar uma breve explicação para mostrar o que você irá detalhar logo depois no desenvolvimento, já apresentando uma linha de pensamento é o melhor a se fazer, porque é nela que o leitor vai entender para que caminho seu texto vai seguir. Aqui você irá apresentar suas teses (as ideias que você quer defender, normalmente são duas: problema 1 e problema 2).
    Notei uma incoerência no trecho “O estímulo à doação de sangue, encontra-se no Brasil, uma série de problemas”, pois a informação por si só não se encaixa na hora de formar um sentido, sendo um exemplo mais organizado: Encontra-se no Brasil uma série de problemas quanto ao estímulo à doação de sangue; A introdução está mais para uma conclusão, porque além de apresentar o problema você já deu uma solução. Seguindo essa linha te faço as perguntas: “Qual são os desafios a serem enfrentados para estimular a doação de sangue?”, “O que pode me trazer de informação para que eu sinta vontade de terminar de ler sua dissertação?”. Costumo pensar que a introdução é o lugar de mistério e o resto do texto a trama da história!!

    Sobre o segundo e terceiro parágrafo (Desenvolvimento): É nesse lugar que você irá pegar os problemas e destrinchar de uma forma que tente convencer o leitor do seu ponto de vista! Há algo chamado de repertório cultural ou conhecimento de mundo que vai te ajudar MUITO na dissertação, que nada mais é que a prova de que a seu pensamento é certo, então pode colocar livros, filmes, citações, dados, alusões históricas, músicas, séries, entre outros. Há um cuidado a ser tomado na hora de trazer esses conhecimentos, visto que é necessário que me explique cada repertório usado e faça ligação com o seu entendimento, senão seu texto se torna expositivo. Cada desenvolvimento precisa de apenas um repertório diferente e é parte maior do texto.
    Gostei de sua escolha quanto aos conectivos, pois não entram no senso comum do “primeiramente” e “em segundo lugar”; As suas teses (falta de investimentos na educação e a sociedade em suma, realiza a criação de falsas verdades- Esses são os problema 1 e 2 respectivamente), que deveriam estar na introdução, foram apresentadas como tópico frasal (retomada, com outras palavras, da tese); Há erros de pontuação, falta de conectivos, colocações incorretas de palavras (“Quesito que no qual”- Erro na disposição dos pronomes, “que a sociedade em suma”- Em suma pode significar conclusão sobre algo, o que não encaixa com o que quer dizer)
    e repetição de termos (“suma”- 3 repetições, e “doação de sangue”- 5 repetições) o que prejudica no seguimento da leitura; Notei a ausência do repertório nos dois parágrafos;

    • 2
  4. olá, tudo bem?
    parabéns pela redação, você tem grande potencial.
    porém precisa melhor estruturar sua redação, saber construir sua tese e argumentar melhor.
    tem alguns erros ortográficos como por exemplo o uso da vírgula : “O estímulo à doação de sangue, encontra-se no Brasil, uma série de problemas” o correto seria “O estímulo à doação de sangue encontra-se, no Brasil, uma série de problemas”.

    • 1
  5. Ótima redação, Porem faltou desenvolver melhor os argumentos e citação de algum dado para maior credibilidade e propriedade do assunto abordado.
    Eu trocaria o “em suma” que você usou duas vezes por outra conjunção.
    Concordo com as correções acima. Tirando os detalhes ficou excelente seu texto.

    • 1
  6. Bom eu não profissional em corrigir redações então me desculpe qualquer coisa. Bom você acabou repetindo o “suma” duas vezes e talvez eu trocaria ali no segundo parágrafo o começo por :” diante disso ” ,acredito também que você tenha usado bastante a frase “doação de sangue ” ,porém eu adorei sua redação ficou muito boa mesmo ! Adorei

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.