O filme “Coringa” apresenta a história de Arthur Fleck um palhaço de rua que sofre da síndrome pseudobulbar, Fleck é negligenciado, ignorado e humilhado pela população, o longa-metragem mostra a violência e o preconceito que que Arthur sofre dia após dia. Igualmente ,no Brasil é difícil a convivência de grupos que tem transtornos mentais, devido ao preconceito da sociedade.
Na idade moderna seres que manifestassem sinais de loucura eram expulsos das cidades, jogados no mar ou deixado em outros lugares, eram vistos como ameaça e considerados fora do padrão. Assim como, na atualidade muitos ainda são excluso,pois,infelizmente, a coletividade se importa apenas com físico deixando a saúde mental em segundo plano.
Segundo o autor brasileiro Paulo Autran “Todo preconceito é fruto da burrice,da ignorância, e qualquer atividade contra preconceitos é válida”. Em conformidade,a ignorância é um defeito que a humanidade carrega desde sempre ,desqualificando e deturpando a verdade sobre determinado argumento. Quando é falado sobre transtornos mentais, muitos prescrevem como: frescura, falta de religião, e falta de vontade, por não terem conhecimento,acabam criando suas próprias ideias, a fim de anular os fatos sobre quaisquer assuntos comprovados cientificamente e logicamente.
Sabendo, portanto, que o prejulgamento e a incompreensão é o mal da comunidade brasileira. Sendo assim ,cabe ao Ministério da Saúde desenvolver palestras para exibir a sociedade a importância de se discutir a temática:saúde mental, diminuindo o estigma social e conscientizando em massa, com isso o tabu será quebrado e as pessoas terão conhecimento e poderão acolher,ajudar sem preconceito, tornando o ambiente de convívio agradável,e livre da maldade e do desconhecimento.
Tema: o estigma relacionado a doenças mentais no Brasil
Compartilhar
AnaJu1511
Oii, tudo bem!? Sei um pouquinho de Redação e vou fazer algumas ressalvas certo?
Introdução – A sua introdução apresenta justaposição (ocorre quando orações que deveriam ser divididas em períodos distintos, permanecem em apenas um) e a repetição de palavras. Vou marcar a justaposição com * e a repetição com # para que fique mais claro para você.
O filme “Coringa” apresenta a história de Arthur Fleck um palhaço de rua que sofre da síndrome pseudobulbar *,* Fleck é negligenciado, ignorado e humilhado pela população*,* o longa-metragem mostra a violência e o preconceito #que que# Arthur sofre dia após dia. Igualmente ,no Brasil é difícil a convivência de grupos que tem transtornos mentais, devido ao preconceito da sociedade.
Vou tentar reformular ok?
O filme “Coringa” apresenta a história de Arthur Fleck – um palhaço de rua que sofre da síndrome pseudobulbar – e encontra-se negligenciado, ignorado e humilhado pela população. O longa-metragem mostra a violência e o preconceito que Arthur sofre dia após dia. Igualmente, no Brasil é difícil a convivência de grupos que tem transtornos mentais, devido ao preconceito da sociedade.
Na sua introdução eu ainda tenho mais uma observação a fazer. É que quando você diz: “no Brasil é difícil a convivência de grupos que tem transtornos mentais, devido ao preconceito da sociedade”, dá a entender que esses grupos não conseguem conviver entre si – mesmo que você tenha citado a sociedade depois. Isso mudaria se você substituísse o “de” por “com”.
Ficaria assim: no Brasil é difícil a convivência com grupos que tem transtornos mentais, devido ao preconceito da sociedade.
Desenvolvimento – Os seus desenvolvimentos apresentam algumas vírgulas em lugares que não eram necessários (*) e erro de concordância (#).
Na idade moderna seres que manifestassem sinais de loucura eram expulsos das cidades, jogados no mar ou deixado em outros lugares*,* eram vistos como ameaça e considerados fora do padrão. Assim como*,* na atualidade muitos ainda são excluso#
,pois,infelizmente, a coletividade se importa apenas com físico deixando a saúde mental em segundo plano.
Segundo o autor brasileiro Paulo Autran “Todo preconceito é fruto da burrice,da ignorância, e qualquer atividade contra preconceitos é válida”. Em conformidade,a ignorância é um defeito que a humanidade carrega desde sempre ,desqualificando e deturpando a verdade sobre determinado argumento. Quando é falado sobre transtornos mentais, muitos prescrevem como: frescura, falta de religião*,* e falta de vontade *,* por não terem conhecimento,acabam criando suas próprias ideias, a fim de anular os fatos sobre quaisquer assuntos comprovados cientificamente e logicamente.
Eu colocaria assim:
Na idade moderna seres que manifestassem sinais de loucura eram expulsos das cidades, jogados no mar ou deixado em outros lugares. Eles eram vistos como ameaça e considerados fora do padrão. Da mesma maneira, na atualidade muitos ainda são exclusos, pois, infelizmente, a coletividade se importa apenas com o físico deixando a saúde mental em segundo plano.
Segundo o autor brasileiro Paulo Autran “Todo preconceito é fruto da burrice, da ignorância, e qualquer atividade contra preconceitos é válida”. Em conformidade, a ignorância é um defeito que a humanidade carrega desde sempre, desqualificando e deturpando a verdade sobre determinado argumento. Quando é falado sobre transtornos mentais, muitos prescrevem como: frescura, falta de religião e falta de vontade. Por não terem conhecimento, estas pessoas acabam criando suas próprias ideias, a fim de anular os fatos sobre quaisquer assuntos comprovados cientificamente e logicamente.
Mais uma observação que quero fazer é: quando você diz ” eram expulsos das cidades, jogados no mar ou deixado em outros lugares”, tenha em mente que o seu corretor vai se perguntar “quais são esses outros lugares?”. Portanto, procure fechar essas brechas.
Conclusão – Seu último parágrafo apresenta um período incompleto, utilização inadequada de vírgula e erro de acentuação.
Você escreveu: “Sabendo, portanto, que o prejulgamento e a incompreensão é o mal da comunidade brasileira. Sendo assim ,cabe ao Ministério da Saúde…” -, mas consegue perceber que parece que está faltando alguma coisa? Acredito que isso ocorreu porque você utilizou um verbo no gerúndio (sabendo) e deu a entender que você iria completar.
Reformulação sem o verbo no gerúndio: Portanto, o prejulgamento e a incompreensão é o mal da comunidade brasileira. Sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde…
Na sua terceira linha do último parágrafo aparece assim: “desenvolver palestras para exibir a sociedade a importância de se discutir…”, Esse “a” de “exibir a” deveria ter crase, ou seja, ficaria da seguinte forma: desenvolver palestras para exibir à sociedade a importância de se discutir…
Depois aparece assim: “diminuindo o estigma social e conscientizando em massa *,*com isso o tabu será quebrado e as pessoas terão conhecimento e poderão acolher, ajudar sem preconceito *,* tornando o ambiente de convívio agradável*,*e livre da maldade e do desconhecimento.”
Reescrevendo eu colocaria assim: diminuindo o estigma social e conscientizando em massa. Com isso, o tabu será quebrado, as pessoas terão conhecimento, poderão acolher e ajudar sem preconceito. Assim, o ambiente terá um convívio agradável, livre da maldade e do desconhecimento.
Agora vou falar sobre a sua proposta de intervenção. A proposta deve ter agente, modo, ação, finalidade e detalhamento. No entanto, não consegui identificar o modo e a finalidade na sua intervenção. Tente tornar isso mais claro. Você pode colocar “por meio de/através de/por intermédio de” para explicitar o modo, e “a fim de” para deixar clara a finalidade.
Recomendo que você estude mais sobre o uso de vírgulas. Isso te ajudará muitoo no planejamento do próximo texto que você fizer. Não pare de escrever certo? Continue estudando e você irá longe ;)
Manga
As informações que vc trouxe em sua redação foram muito boas, contudo em vários locais vc colocou períodos muito longos como por exemplo logo no início:
“O filme “Coringa” apresenta a história de Arthur Fleck um palhaço de rua que sofre da síndrome pseudobulbar, Fleck é negligenciado, ignorado e humilhado pela população, o longa-metragem mostra a violência e o preconceito que que Arthur sofre dia após dia. ” Vc poderia ter posto um ponto final em vez de vírgula antes de Fleck e ter feito uma conexão melhor entre os períodos.
Os seus parágrafos de desenvolvimento são muito curtos, deveriam ser melhor desenvolvidos além de possuírem mais conectivos, principalmente ao se iniciar um parágrafo, oq vc não fez 2°. O seu parágrafo de conclusão é longo demais, bote mais pontos para que sua redação não se torne tão cansativa e sem coesão e coerência. No mais é isso, continue praticando sempre
David Araújo
*Seu texto está excelente. As referências e as citações foram produtivas, gostei muito.
*Tenha atenção com alguns erros de vírgula e concordância. Sua C1 será comprometida por isso
*Use mais ponto final, para dar pausa ao seu texto e não torná-lo cansativo. Quando os períodos são longos e não possuem uma pausa, acaba prejudicando.
*Sua solução está excelente, parabéns!
[email protected]
eu gostei, porém achei muito demorada e isso acaba deixando sua redação cansativa, tente usar mais parágrafos e resumir algumas parte que não fazem muita diferença, por exemplo no início “O filme “Coringa” apresenta a história de Arthur Fleck um palhaço de rua que sofre da síndrome pseudobulbar, Fleck é negligenciado, ignorado e humilhado pela população, o longa-metragem mostra a violência e o preconceito que que Arthur sofre dia após dia. poderia ter posto um ponto final em vez de vírgula antes de Fleck e ter feito uma conexão melhor entre os períodos.
Os seus parágrafos de desenvolvimento são muito curtos, deveriam ser melhor desenvolvidos além de possuírem mais conectivos, principalmente ao se iniciar um parágrafo, oq vc não fez 2°. O seu parágrafo de conclusão é longo demais, bote mais pontos para que sua redação não se torne tão cansativa e sem coesão e coerência. mais é isso, continue praticando sempre que eu sei que vc vai conseguir. eu confio em vc
HelenaBM
Gostei muito dos repertórios do texto! Muito rico! Na introdução, entretanto, achei que a tese poderia ser mais elaborada (com dois núcleos, por exemplo), já que você aborda motivos do preconceito nos outros parágrafos: 1.valorização da saúde física e não da mental e 2. falta de conhecimento. Faltou um aprofundamento do próprio repertório nos parágrafos de desenvolvimento também. No segundo parágrafo, você começa falando sobre a Idade Moderna, mostrando que o preconceito com “loucura” é antigo e persiste até hoje, porém essa referência parece mais introdutiva e não agrega na sua análise, visto que você aborda já outra questão em seguida: a negligência com a saúde mental e supervalorização do “físico”. Seria mais interessante colocar um repertório que demonstre que a sociedade se preocupa mais com a saúde física do que mental e como isso se relaciona com a existência de um estigma com doenças mentais no Brasil. No terceiro parágrafo, acho que o repertório está melhor elaborado, mas falta uma finalização clara e explícita do argumento: o preconceito com doenças mentais é fruto da desinformação da população brasileira.
A pontuação poderia ser melhor; períodos muito longos (“Quando é falado sobre transtornos mentais, muitos prescrevem como: frescura, falta de religião, e falta de vontade, por não terem conhecimento,acabam criando suas próprias ideias, a fim de anular os fatos sobre quaisquer assuntos comprovados cientificamente e logicamente.”) e frases deslocadas, como aqui “Sabendo, portanto, que o prejulgamento e a incompreensão é o mal da comunidade brasileira. ”
Há uma boa quantidade de conectivos, o que é positivo e ajuda muito na coesão, mas faltou ligação entre os parágrafos de desenvolvimento. Por isso, começar logo com repertório esses parágrafos talvez não seja a melhor ideia quando o assunto é coesão.
Em geral, é uma redação com muito potencial. Com melhor organização, revisão e pontuação, uma nota acima da média é garantida. Fazer um projeto de texto bem definido poderia ajudar. Parabéns!
Espero ter ajudado! :)