Aprendiz

TEMA: O estigma associado às doenças mentais na sociedade contemporânea

  • 1

Redação modelo Enem. Se possível corrija segundo as competências do Enem.

Obrigada 😘

O livro “Utopia” do escritor inglês Thomas More expõe uma sociedade perfeita e sem problemas sociais. A sociedade atual, no entanto, não condiz com exposto na obra e enfrenta vários problemas, dentre eles o estigma associado as doenças mentais, em especial na sociedade brasileira. Diante disso, medidas devem ser efetivadas para resolver o problema, com ênfase na negligência estatal frente a situação e na falta de empatia da população.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que a negligência do Estado interfere nesse impasse. No filme “Coringa” ,por exemplo, o personagem principal, que sofria de transtornos mentais, teve sua saúde abalada ao não continuar recebendo tratamento psicológico e remédios dele eram oferecidos de forma gratuita, após um corte de verbas do governo. Evidenciando-se, assim, a necessidade de apoio por parte do Estado para que haja uma mudança na questão.
Além disso, cabe salientar o papel da falta de empatia por parte da população no contexto em questão. Segundo o pensador do século XX, Zigmund Baumand, “a sociedade é individualista e preconceituosa”. Sendo assim, as pessoas não se preocupa nem mesmo praticam empatia com os outros indivíduos, de modo a serem preconceituosas e intransigentes a ponto de achar que um transtorno mental é “frescura”, especialmente no Brasil – país que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o mais depressivo da América Latina. Tal reação, contudo, prejudica a saúde mental de várias pessoas e desencadeia diversos transtornos que perduram por toda a vida.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para resolver essa problemática. Cabe ao Estado, por meio do Ministério da Saúde, criar programas, voltados as pessoas com doenças mentais e seus familiares, para que possam ter assistência bem como acompanhamento adequado, de qualidade e gratuito para que possam viver bem. Ademais, o Ministério da Cidadania deve em conjunto com o Ministério da Educação, por meio de palestras, desconstruir pensamentos arcaicos a respeito das doenças mentais com a finalidade de que todos possam agir com empatia e que a ida ao psicólogo torne-se algo frequente e não “coisa de doido” como exposto no filme.

Compartilhar

2 Correções

  1. BOM DIA, TUDO BEM? ESPERO QUE SIM.

    Você faz um bom uso do vocabulário, parabéns!

    SUA REDAÇÃO POSSUI:
    Conectivos
    repertórios
    tópicos frasais
    tese estruturada e clara
    parágrafos coesos
    ideias muito bem desenvolvidas
    Conclusão desenvolvida

    __________Correção por competência ___________

    COMPETÊNCIA 01: 200
    COMPETÊNCIA 02: 180
    COMPETÊNCIA 03: 200
    COMPETÊNCIA 04: 160
    COMPETÊNCIA 05: 180

    *** DICAS *** —– *** OBSERVAÇÕES ***

    Na conclusão em veis de você desenvolver duas propostas de intervenção, procure ampliar apenas uma, pois fica mais completa e não ocorre de você esquecer algum agente conclusivo.

    AINDA NA CONCLUSÃO, SENTI FALTA DO QUINTO AGENTE CONCLUSIVO ( QUAL RESULTADO DA AÇÃO, OU POSSÍVEL RESULTADO DA AÇÃO NA SOCIEDADE?) Cuidado com esse requisito. ok?

    No desenvolvimento 01, senti falta de um aprofundamento mais eficaz da sua tese
    ( NEGLIGÊNCIA ESTATAL). Cuidado para não ter fios soltos na sua argumentação, isso pode diminuir seus pontos na competência 3 e 4.

    NO MAIS É ISSO, SUA REDAÇÃO ESTÁ MUITO BEM ESCRITA =D

    Continue firme nos estudos!

    • 1
  2. competência 1- 200 (só achei o *preocupa de errado, deveria ser preocupam)
    competência 2- 200
    competência 3- 200
    competência 4- 160 (na minha opinião vc poderia ter discorrido mais sobre seu argumento um -negligência estatal)
    competência 5- 200 (vc poderia ter deixado apenas uma proposta e usado as linhas para o segundo parágrafo)

    960

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.