Iniciante

Tema- O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

A campanha “Setembro Amarelo” iniciou-se no Brasil no ano de 2015 com o intuito de prevenir o suicídio, que infelizmente é uma consequência das doenças mentais que não foram tratadas de forma correta. Paralelamente a isso, apesar de haver campanhas como essa, ainda nota-se a presença de um estigma por parte da sociedade brasileira para com as doenças mentais. Dessa forma, torna-se necessária a discussão sobre o preconceito enfrentado por essas pessoas e a falta de informação acerca dos transtornos mentais em nossa sociedade.  

Em primeiro lugar, vale ressaltar que muitas pessoas com algum tipo de distúrbio psicológico sofrem preconceito por parte da sociedade. Pois, para as pessoas que não lidam com esse tipo de doença acabam achando que o indivíduo portador desse transtorno mental está mentindo ou é “frescura” para não enfrentar determinada situação. Além disso, o estigma relacionado a essas doenças corrobora não só para o preconceito mas também para a marginalização dessas pessoas, uma vez que, a maioria é dada como incapaz. Assim, caminhos devem ser analisados a fim de acabar com essa problemática. 

Ademais, um reflexo para o preconceito é a falta de espaço para debate e conhecimento sobre o assunto pela população brasileira. Em virtude disso, essa falta de conhecimento afeta o convívio social, já que nos dias atuais muitas pessoas sofrem com determinados transtornos. Nesse sentido, cabe salientar a ex-participante do programa “A Fazenda”, Raíssa Barbosa que possui transtorno de Borderline, também conhecido como transtorno de personalidade, onde os telespectadores tiveram um choque de realidade e não souberam como lidar com essa doença mental que não era esclarecida para todos. Logo, pode-se afirmar que a carência de debate sobre tal questão, apresenta resultados negativos para a sociedade.

Portanto, nota-se que as discussões acerca das doenças mentais devem ser priorizadas, a fim de se ter um maior entendimento sobre as mesmas. Para isso, cabe ao Ministério da Saúde, investir mais em projetos de atendimento psicológico gratuito pelo SUS, por meio da contratação de mais médicos especialistas no assunto. Assim como, o Ministério da Educação junto às escolas, adicionar, por meio da grade curricular aulas e debates voltados para essa temática, para se ter um maior conhecimento sobre o assunto e poder auxiliar no processo de ajuda a quem precisar. Para assim sanar todos os tipos de preconceito sobre as doenças mentais e a campanha “Setembro Amarelo” ser preservada em nossa sociedade. 

Obs: coloquem a nota por favor! Vai ajudar muito. Desde já agradeço!

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0

    Devo parabenizá-la, pois o seu texto, na minha visão, está muito bem escrito e argumentado. Porém, há uma repetição notável de palavras como “preconceito” e “sociedade”. Acredito que não haveria uma penalização por essas pequenas repetições, mas recomendo a busca por sinônimos, tendo em vista que deixará o texto com um vocabulário maior. Para uma pequena ajudinha, vou citar os sinônimos que costumo utilizar :)

    Para “sociedade”, utilizo: âmbito social, nação e corpo social, além da própria sociedade.

    Recomendo a não utilização da expressão “tipo de ou tipos de”, acredito que seja um pouco informal

    Ademais, acredito que seria interessante se houvesse uma breve retomada aos argumentos utilizados nos parágrafos de argumentação(inclusive, tanto o A1 quanto o A2 estão muito bons). Novamente, nada que você sofreria algum tipo de penalização.

    Sua conclusão está perfeita, ok

    No geral, você escreve muito bem! Acredito que, se continuar assim, certamente irá conseguir a nota que almeja.

    Bem, não houve muita correção, pois não identifiquei a presença de muitos erros. Entretanto, espero que eu tenha contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)

    • 1
  2. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 
    Nota:180

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 
    Nota:160

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
    Nota:160

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
    Nota:180

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
    Nota:200

    Dúvidas: [email protected]
    Para dúvidas mais detalhadas: (79)99928-6190 (Whatsapp).

    • 1
  3. Competências

    I: demonstra domínio da língua portuguesa;
    Nota:180

    II: compreende a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema;
    Nota:160

    III: seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Nota:160

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Nota:180

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, citando os 5 critérios corretamente;
    Nota:200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.