TEMA: O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE.

  • 0

No livro Bird Box, é retratado um mundo distópico, onde criaturas das quais os seres humanos não podem distinguir, afetam a mente e a realidade humana, causando então, distúrbios psíquicos que levam ao suicídio. Fora da ficção, essa realidade não é distinta, visto que a sociedade brasileira é cruel, e as ações para abnegar essas consequências são precárias.

Em primeiro lugar, é importante destacar o contexto de Globalização Mundial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) , cerca de 60% da população brasileira é conectada 24 horas por dia, dentre os maiores usuários, então os jovens de 12 à 22 anos. É aqui, nas redes sociais que os usuários atacam , visto que é imposto um padrão social de vida “perfeita”, e quem não segue é excluído totalmente da vida em sociedade. Assim, os indivíduos excluídos tentam desempenhar um papel de validação da vida “impecável”, e sem sucesso, se tornam alvos da depressão e ansiedade.

Consequentemente, os esteriótipos impostos nas redes sociais, dificultam as melhorias no processo de recuperação e interação social. De acordo com o IBGE, no Brasil ações destinadas às práticas de conscientização são raras e os tratamentos disponíveis no SUS, são os únicos suportes. Paralelamente, a globalização proporciona ações positivas, como por exemplo, o grupo coreano de kpop, BTS, que através de suas músicas, transmite e alerta aos seus ouvintes como os transtornos e os estigmas associados às doenças mentais são prejudiciais aos indivíduos. Logo, é evidente o déficit de informação e a carência de divulgações sobre a problemática.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para mitigar os estigmas associados às doenças mentais, urge que o Ministério da Educação planeje e execute, por meio de palestras e propagandas nas escolas e demais redes de comunicação, afim de conscientizar e informar, com o objetivo de propagar o impacto negativo que as ações diseminadas em redes provocam. Somente assim, será possível combater as criaturas, que infelizmente não foram viáveis em Bird Box.

 

( Desculpa de ficou muito extenso. Desde já agradeço à sua colaboração)

Obs: por favor, dêem notas, eu preciso acompanhar o meu desempenho:)

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua introdução no geral está muito boa. Seu repertório ficou mara, porém acho que você devia falar mais em sua tese, ficou um pouco vaga.
    O seu d1 e d2 também ficou incrível, muito bem pontuado e desenvolvido todos os fatos que você abordou.
    Na sua conclusão, eu te indico a tentar trazer ao menos duas propostas de intervenção em outras redações que você venha a fazer, mas achei legal e bem pertinente o jeito que você detalhou o que precisa ser feito.

    Competência I: 200 – achei sua escrita impecável, nem tão formal modo exagerado, nem tão coloquial.
    Competência II: 200 – amei tudo que você trouxe como repertório.
    Competência III: 160 – seguiu os requisitos que essa competência exige, mas como disse anteriormente, tente falar mais seu ponto de vista crítico, se posicione.
    Competência IV: 160
    Competência V: 200 – apesar de ter te indicado tentar trazer mais de uma proposta, você detalhou muito bem a sua, ficou muito bem escrito.

    sua nota é de 920!!! Meus parabéns, ficou incrível e é uma ótima nota. Beijãoo :)

    • 1
  2. Bom, sua introdução está firme, cumprindo todos os requisitos impostos no padrão de uma redação. Sua ortografia é boa, argumentou muito bem. Só acho que faltou solidez na sua conclusão, aquela solução de “ultimato”, entende?! E relaxe, não ficou extenso, se conseguir escrever isso em 30 linhas, será ótimo

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.