O filme “Tainá” trata sobre a história de uma índia que busca proteger o ambiente em que vive. Ademais, esse também expõe o tratamento dos caçadores em relação à fauna, sendo essa maltratada e indefesa, apenas aceitando a condição que lhes foi dada. Fora da ficção, no século XXI, percebe-se um contexto semelhante ao da trama: o abuso dos animais. Com isso, surge a questão do debate sobre a exploração animal em discussão no século XXI, que permanece como uma grande falha devido à falta de debate sobre o assunto, mas também, a deficiência na legislação, de modo a distanciar o mundo da solução desse problema.
Em primeira análise, observa-se a falta de discussão sobre essa temática, de maneira a consolidar e agravar ainda mais a situação em questão. Segundo Schopenhauer, “animais não são meios para qualquer fim”. No entanto, debates não são realizados comumente e, paralelo a isso, a sociedade não é exposta a quais fins os animais devem ser destinados, fazendo com que essa continue com suas ações indevidas por não terem o conhecimento sobre o assunto, de forma a elevar o nível de exploração desses seres, sem se preocupar com o sofrimento dos mesmos e da sua real função ambiental.
Além disso, a deficiência na legislação também se apresenta como uma barreira no que tange ao debate sobre a exploração animal. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, todo animal tem o direito à consideração e à proteção do homem. Todavia, essa legislação não tem sido suficiente no que se refere aos privilégios da fauna, uma vez que o abuso dela continua ocorrendo fortemente no contexto atual. Portanto, com o enfraquecimento da lei, torna-se dificultosa a resolução desse grande impasse.
Em vista os fatos apresentados, portanto, medidas estratégicas são necessárias para assegurar uma solução para essa problemática. A Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com órgãos defensores dos animais de cada país, deve promover debates em horários e dias pré-definidos, pois eles causarão maior impacto em boa parte da população. Esses podem ser transmitidos por meio de televisões, com especialistas que conheçam as leis que definem os direitos dos bichos, a fim de elucidar a sociedade e promover mais discussões a respeito da exploração dos animais, de maneira que tal situação seja amenizada.
Emily Silva
Olá Giovanna, tudo bem ?
Antes de tudo gostaria de deixar claro que não sou professora de correções, assim como você estou a busca dos melhores resultados.
Mas voltando a sua produção de texto, gostei muito do tema que você abordou afinal nem todos são capazes de ver que a ” Exploração animal ” é um grande problema. Seu maior erro princesa é a repetição de algumas palavras mas fora isso a estrutura da sua redação está ótima, apresentou argumentos, defendeu uma tese e ainda apresentou soluções para tais problemas.
Gostaria de lhe parabenizar não só pela produção mas por seu esforço e dedicação, que Deus te abençoe muito. Bjss!
Nafla.ferreira
Olá, Giovana Magalhães. Espero que esteja bem. Achei o tema da sua redação muito importante e também pouco discutido. Sua introdução está perfeita e bem detalhada, deixa claro sobre o assunto. A tese também, recheada de argumentos válidos e um boa citação. Sua conclusão busca uma solução para o problema. Enfim, a única dica que lhe dou é buscar sinônimos. Nesse caso, acho que você repetiu demais a palavra ”animais”, isso pode desagradar a banca de correções. Fora isso esta incrível. Não sou corretora, mas lhe daria 980. Abraços.