Tema: o crescimento do trabalho informal como reflexo da situação econômica do Brasil

  • 0

A Declaração Universal dos Direitos Humanos – promulgada em 1948 pela ONU – estabelece que, para alcançar à dignidade pessoal é necessário garantir o direito ao trabalho. Entretanto, à precária efetuação desse direito reflete ao crescimento do trabalho informal no Brasil, em detrimento da situação econômica, visto que, à economia brasileira decai ano após ano. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o desemprego e as políticas públicas ineficientes.
Primordialmente, a falta de empregos é um desafio presente na problemática. Sobre isso, a obra “À procura da felicidade”, retrata a vida de um pai solteiro e desempregado que luta diariamente para mudar sua atual situação. Tal narrativa, associa-se com a vida de diversos brasileiros que, por falta de empregos convencionais se obrigam a iniciar um trabalho informal para suprir suas necessidades. Como resultado, segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego alavancou-se desde 2019 até os dias atuais, comprovando o aumento dos trabalhos informais.
Outrossim, a falta de políticas públicas eficientes é um entrave no que tange ao problema. Em relação a isso, Aristóteles, filósofo grego, afirma que a política tem como função preservar a integridade dos indivíduos em uma sociedade. No entanto, no Brasil existe uma hierarquia, cuja os trabalhadores mais bem posicionados, que atuam, por exemplo, em áreas da saúde, educação e administração pública, são os mais remunerados e maiores alvos de investimentos públicos, isso é, os demais trabalhadores não obtém tal privilégio e devido às mudanças no mercado, recorrem a empregos informais. Logo, urge colocar em prática a lógica de Aristóteles.
Depreende-se, portanto, a necessidade de intervir sobre a questão. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Economia, identificar os setores “excluídos” pelo estado e com mais instabilidades, através de parceiras com iniciativas público-privadas, a fim de reduzir as taxas de informalidade e aumentar a quantidade de empregos convencionais. Tal ação pode, ainda, ser divulgada nas mídias para conscientizar a população brasileira. Somente assim, os direitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos sairão da teoria para se tornarem uma prática.

Compartilhar

4 Correções

  1. C1 – Domínio da norma padrão da língua portuguesa = 140
    – Foram encontrados mais de 2 desvios gramaticais e a norma padrão não foi apresentada de maneira constante na estruturação das sentenças, por isso os descontos.

    C2 – Compreensão do tema proposto = 200
    – Ta suave, a proposta foi bem compreendida e não houve fuga do tema, arrasou!

    C3 – Capacidade argumentativa para defender o seu ponto de vista = 160
    C4 – Conhecimento de mecanismos linguísticos = 160
    Eu só descontei pontos nessas 2 competências por ter sentido que seu texto ficou mais expositivo que argumentativo nos desenvolvimentos, se preocupa mais em explicar o seu ponto de vista mesmo.

    C5 – Proposta de intervenção = 200
    – Putz, muito bom!! Arrasou!

    • 1
  2. 1º parágrafo:
    “Entretanto, à precária efetuação desse direito reflete ao crescimento do trabalho informal no Brasil, em detrimento da situação econômica, visto que, à economia brasileira decai ano após ano. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o desemprego e as políticas públicas ineficientes.”
    Erros:
    crase
    “efetuação” acho que não ficou bom
    refletir é verbo transitivo direto
    crase de novo

    Entretanto, a precária efetividade desse direito reflete o crescimento do trabalho informal no Brasil, em detrimento da situação econômica, visto que, a economia brasileira decai ano após ano. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o desemprego e as políticas públicas ineficientes.

    2º parágrafo
    “a obra “À procura da felicidade”, retrata a vida de um pai solteiro e desempregado que luta diariamente para mudar sua atual situação.”
    sujeito e verbo não pode separar com vírgula
    “a obra “À procura da felicidade” retrata a vida de um pai solteiro e desempregado que luta diariamente para mudar sua atual situação.”

    “Tal narrativa, associa-se com a vida de diversos brasileiros que, por falta de empregos convencionais se obrigam a iniciar um trabalho informal para suprir suas necessidades. ”
    sujeito e verbo
    adjunto adverbial deve isolar
    “Tal narrativa associa-se com a vida de diversos brasileiros que, por falta de empregos convencionais, obrigam-se a iniciar um trabalho informal para suprir suas necessidades.”

    3º parágrafo
    “Outrossim, a falta de políticas públicas eficientes é um entrave no que tange ao problema.”
    erro de regência, tange o problema
    “Outrossim, a falta de políticas públicas eficientes é um entrave no que tange o problema.”

    • 1
  3. O que está entre parênteses é a correção, e a nota está mais embaixo.

    A Declaração Universal dos Direitos Humanos – promulgada em 1948 pela ONU – estabelece que, para alcançar à (sem crase) dignidade pessoal é necessário garantir o direito ao trabalho. Entretanto, à (sem crase) precária efetuação desse direito reflete ao (o) crescimento do trabalho informal no Brasil, em detrimento da situação econômica, visto que, à (sem crase) economia brasileira decai ano após ano. Nesse prisma (não sei se foi um bom conectivo, eu colocaria “nesse cenário”), destacam-se dois aspectos importantes (tente substituir por “problemas notáveis” em vez de “aspectos importantes” pois deu uma visão positiva para a tese): o desemprego e as políticas públicas ineficientes.

    Primordialmente, a falta de empregos é um desafio presente na problemática (problemática é um conjunto de problemas, substitua por um sinônimo de problema). Sobre isso, a obra “À procura da felicidade”, retrata a vida de um pai solteiro e desempregado que luta diariamente para mudar sua atual situação. Tal narrativa, associa-se com a vida de diversos brasileiros que, por falta de empregos convencionais , se obrigam a iniciar um trabalho informal para suprir suas necessidades. Como resultado, segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego alavancou-se desde 2019 até os dias atuais, comprovando o aumento dos trabalhos informais. (em vez de ter citado outro repertório, você poderia ter explicado o porquê do trabalho informal ser uma situação problema)

    Outrossim, a falta de políticas públicas eficientes é um entrave no que tange ao problema. Em relação a isso, Aristóteles, filósofo grego, afirma que a política tem como função preservar a integridade dos indivíduos em uma sociedade. No entanto, no Brasil existe uma hierarquia, cuja os trabalhadores mais bem posicionados, que atuam, por exemplo, em áreas da saúde, educação e administração pública, são os mais remunerados e maiores alvos de investimentos públicos, isso é, os demais trabalhadores não obtém (obtêm) tal privilégio e devido às mudanças no mercado, recorrem a empregos informais. Logo, urge colocar em prática a lógica de Aristóteles.

    Depreende-se, portanto, a necessidade de intervir sobre a questão. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Economia, identificar os setores “excluídos” pelo estado e com mais instabilidades, através de parceiras com iniciativas público-privadas, a fim de reduzir as taxas de informalidade e aumentar a quantidade de empregos convencionais. Tal ação pode, ainda, ser divulgada nas mídias para conscientizar a população brasileira. Somente assim, os direitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos sairão da teoria para se tornarem uma prática.

    Quero dizer que eu não sou corretora profissional, estou em busca de conhecimentos também e os que tenho gosto de compartilhar, mas afirmo que sua redação está muito boa, parabéns.
    Pontuação:
    C1 – 120
    C2 – 200
    C3 – 160
    C4 – 160
    C5 – 200
    nota: 840

    • 1
  4. Olá
    -Comentários iniciais-
    Introdução
    “A Declaração Universal dos Direitos Humanos – promulgada em 1948 pela ONU – estabelece que, para alcançar à(1)dignidade pessoal é necessário garantir o direito ao trabalho. Entretanto, à(2) precária efetuação desse direito reflete ao(3) crescimento do trabalho informal no Brasil, em detrimento da situação econômica, visto que, à(4) economia brasileira decai ano após ano. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o desemprego e as políticas públicas ineficientes.”
    1- retire a crase
    2- aqui não tem crase. Retire-a
    3- o correto é “reflete no crescimento”
    4- retire a crase
    Percebo que sua introdução apresenta alguns erros de crase. Para evitá-los, sugiro que você foque em estudar as regras de uso da crase.
    Ótimo repertório: legitimado, pertinente e produtivo.
    Problematização: “em detrimento da situação econômica, visto que, à economia brasileira decai ano após ano” essa parte ficou incoerente. Não se relacionou muito bem com o trecho anterior.
    Ótima tese.

    Desenvolvimento 1
    “Primordialmente, a falta de empregos é um desafio presente na problemática. Sobre isso, a obra “À procura da felicidade”, retrata a vida de um pai solteiro e desempregado que luta diariamente para mudar sua atual situação. Tal narrativa, associa-se com a vida de diversos brasileiros que, por falta de empregos convencionais se obrigam (1)a iniciar um trabalho informal para suprir suas necessidades. Como resultado, segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego alavancou-se desde 2019 até os dias atuais, comprovando o aumento dos trabalhos informais.”(2)
    1- “se obrigam” substitua por ” são obrigados”
    2- dado estatístico desnecessário
    Sua desenvolvimento está ok:
    Apresenta tópico frasal
    Repertório sociocultural legitimado mas, faltou torná-lo mais produtivo e pertinente à discussão desenvolvida ao longo do parágrafo
    Explica muito bem a causa dentro do problema
    Ressalva: procure deixar sua opinião a respeito do problema mais clara, por meio do uso de adjetivos

    Desenvolvimento 2
    “Outrossim, a falta de políticas públicas eficientes é um entrave no que tange ao problema. Em relação a isso, Aristóteles, filósofo grego, afirma que a política tem como função preservar a integridade dos indivíduos em uma sociedade. No entanto, no Brasil existe uma hierarquia, cuja os trabalhadores mais bem posicionados,(1)que atuam, por exemplo, em áreas da saúde, educação e administração pública, são os mais remunerados e maiores alvos de investimentos públicos, isso é, os demais trabalhadores não obtém tal privilégio e devido às mudanças no mercado, recorrem a empregos informais. Logo, urge colocar em prática a lógica de Aristóteles.”
    Aqui, o repertório sociocultural é legitimado pertinente e produtivo, muito bem
    Ressalva: cuidado quando for explicar como essa causa se dá no problema e, em vez de fazer isso de maneira estratégica, o resultado é muita informação que apenas contribui para encher linguiça no parágrafo.
    Para evitar isso, sugiro que você faça um projeto de texto e uma leitura atenta da proposta de redação
    1- retire a vírgula

    Proposta de intervenção
    Agente ok
    Ação ok
    Meio/ modo ok
    Detalhamento ok
    Finalidade ok
    Notas
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.