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TEMA: O CONSUMO DE ÁLCOOL POR ADOLESCENTES NO BRASIL

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Na Antiguidade Clássica, o uso de bebidas alcoólicas foi amplamente difundido em virtude das festividades em homenagem a Dionísio, deus do vinho e da fertilidade na cultura grega. Em paralelo, observa-se que tais costumes e tradições desencadearam, na sociedade brasileira, o gradativo consumo de álcool por adolescentes, fator chancelado pelo recorrente apelo das mídias sociais e pelo posicionamento passivo do Estado perante o imbróglio.

A priori, convém destacar que o consumo gradual e precoce dessa droga psicotrópica pelos jovens é explicado, dentre outros fatores, pela ação cotidiana das mídias sociais. Nesse viés, percebe-se que estas, por meio de propagandas ideológicas, influenciam negativamente a conduta do cidadão, haja vista a venda do produto como sinônimo de poder, liberdade e popularidade, idealizando o álcool como um bem inerente à sociedade. Sob essa óptica, notabiliza-se que tal cenário reforça a Teoria do Habitus preconizada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, na qual a o indivíduo é moldado pelo ambiente em que vive.

Outrossim, não menos importante, é válido salientar que a inobservância e a passividade do Governo favorecem a permanência desse agravante no país. Analogamente, verifica-se a quebra do Contrato Social elaborado pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau, no qual o Estado é responsável por garantir o bem-estar social de todos. Com efeito, não há a devida punição aos proprietários de determinados estabelecimentos, os quais, por estarem inseridos numa logística capitalista que visa única e exclusivamente o lucro, acreditam que não serão penalizados em função da ineficiência dos mecanismos de fiscalização estatal.

Diante dos fatos supracitados, urge que o Ministério da Educação, por meio de projetos e palestras educativas, elabore um projeto de ensino voltado à criticidade, com o intuito não só de informar sobre os prejuízos e as doenças desenvolvidas em função do consumo de álcool, mas também de mitigar a influência das mídias sociais sobre o corpo discente, desde a tenra idade. Ademais, é mister que o Estado – órgão máximo de um país -, através de grandes investimentos, crie um sistema de vistoria e fiscalização mais eficaz e rigoroso visando o cumprimento das leis brasileiras e o combate ao consumo precoce de bebidas alcoólicas pelos jovens. Assim, caso essas medidas ocorram, a problemática do tema em discussão será, gradualmente, atenuada.

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4 Correções

  1. NOTA 1 – 180 – ALGUNS ERROS GRAMATICAIS E REPETIÇÕES DE PALAVRAS.
    NOTA 2 – 160 – BOA ESTRUTURA TEXTUAL E USO DE OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, MAS VOCÊ USOU TANTAS ALUSÕES MAS NÃO RETOMOU, NÃO DEU UM APROFUNDAMENTO NELAS.
    NOTA 3 – 200 – BOA ARGUMENTAÇÃO.
    NOTA 4 – 200 – ARTICULOU BEM O TEXTO COM O USO DO CONECTIVOS.
    NOTA 5 – 200 – BOA CONCLUSÃO, COM A PRESENÇA DE TODOS OS ELEMENTOS CONCLUSIVOS.

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  2. só precisa melhorar alguns error gramaticais
    suas articulações estão ótima.
    para melhorar sua redação em alguns detalhes aconselho a ler a cartilha de redação do inep.
    competência 1 – 160 (A primeira competência avalia o domínio da modalidade escrita formal da língua
    portuguesa. Esse domínio será observado na adequação do seu texto em relação tanto às
    regras gramaticais quanto à fluidez da leitura, que pode ser prejudicada ou beneficiada pela
    construção sintática. )
    competência 2 -200
    competência 3 – 200
    competência 4 – 200
    competência 5 – 200
    total 960
    obs : no youtube e no instagram o professor vinicios oliveira dá dicas de redações muito boas.
    te indico olhar uma video aula sobre coesão.

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  3. O (a) autor(a)domina a norma padrão da língua, além de possuir um vocabulário diversificado e rico.
    A argumentação é sólida, repleta de citações e argumentos de autoridade do início ao fim, fugindo do previsível.
    Os parágrafos encontram-se bem costurados/ unidos, característico de um texto dissertativo.
    Em relação à coesão, o termo “mídias sociais” foi repetido algumas vezes, quando o mesmo poderia ter sido substituído por recursos coesivos. Porém, não vi inadequação além dessa.
    A proposta de intervenção foi bem articulada, possui todos os elementos necessários e está bem detalhada.
    Levando em consideração o modelo Enem de correção, eu daria a nota 960.

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  4. Boa noite!
    Sua redação está muito boa , parabéns.
    Irei dar a nota pela minha opinião e meu ponto de vista
    Competência 1 : eu creio que deveria ter uma virgula depois desse conectivo dessa oração ” MAS também de mitigar a influência das mídias sociais sobre o corpo discente, desde a tenra idade.”
    Nota:180
    Competência 2 : eu acho que você poderia variar suas contextualizações,porque você colocou duas citações ( D1 E D2) , todavia , ambós estão bons , mas, poderia variar um pouco mais , fora isso, o da introdução está perfeito .
    nota : 160
    Competência 3 : Sua redação está muito boa , suas argumentações estão ótima , parabéns
    nota:180
    Competência 4 : Repertorio de conectivos muito bom e de palavras também
    nota: 200
    Competência 5 : Muito boa sua conclusão parabéns , consegui perceber todas as principais necessidades da conclusão , parabéns novamente
    nota : 200
    total :920

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