OBS: Redação como treino para concurso e não para ENEM, valeu!
“A principal morada do homem está no passado ou no futuro”, frase de Eduardo Giannetti, economista, que corrobora com a atual situação da sociedade acerca da sua relação com o tempo. Isso sugere que há uma tendência demasiada de voltar ao passado, para resgatar lembranças, e uma supervalorização do futuro, na qual este é visto como mais importante. No entanto, deixar o pensamento nestes dois tempos são afirmações de que na situação presente há insatisfação ou não aceitação.
Há diversas razões para uma pessoa se manter no passado, mas em geral tem-se os momentos bons e os ruins. Segundo Freud, fundador da psicanálise, tal fixação no passado, mais precisamente nas más experiências, é o principal fator desencadeante na constituição de conflitos no presente Com isso, pode-se entender que o indivíduo se liga de tal forma ao que já se foi ou que não está resolvido, que fica impossibilitado de seguir em frente.
Em contrapartida, há o causador da ansiedade, o futuro, no qual a pessoa cria expectativas, planeja e teme. O filósofo Clóvis de Barros Filho ressalta a necessidade de procurar o bem-estar no momento presente, sendo ele agradável ou não, e não esperar de maneira insatisfeita até a chegada dos instantes “agradáveis”, como por exemplo o fim do trabalho ou da semana para então começar a viver.
Entretanto, o único entre as dimensões que realmente existe é o presente, e como consequência da atualidade dinâmica, há grande dificuldade de se manter nele, pois a todo instante as pessoas fogem de uma situação da qual não achem interessante, seja divagando sobre coisas que já se foram ou com dispositivos que permitem conversar com indivíduos não presentes no ambiente físico. A partir disto, podem surgir no ser humano ansiedade, falta de atenção e de perseverança, entre outros.
Desse modo, percebe-se a importância de se compreender o tempo num sentido conceitual, a fim de melhor usufrui-lo, e de seus possíveis efeitos psicológicos, para uma melhor qualidade de vida. Embora seja o passado, com experiências, e o futuro, com planejamentos, que constroem o indivíduo, é no presente que ele se faz. E já que este último é a única possibilidade, que se aprenda a lidar com ele.
Victorone
Seu texto está ótimo!
Mas teve momentos em que não houve clareza , n conseguir compreender muito bem a sua tese
E em relação a sua argumentação eu gostei bastante !!!
Ja a conclusão está meio sem coerência , não conseguir entender
No momento em que vc fala por exemplo “Sendo dever do governo Federal criar fundos de doação para ajudar as famílias carentes quando necessitarem de cuidados médicos ,por meio de empresas terceirizadas…”
O SUS não seria gratuito ? Então eu achei que ficou meio sem coerência esse trecho
Mas vc fez uma ótima redação!
Avicii
Olá!!!
Não tenho muita experiência com correção para concurso, corrigi poucos textos nesse estilo e não entendo a estrutura. Todavia, irei tentar te ajudar, haja vista que tem muito tempo que sua redação está aqui e ninguém te ajudou. Sugiro que você deixe o que banca exige, juntamente ao seu texto quando for publicar no site.
A priori, o termo “economista” normalmente é utilizado em Portugal, no Brasil, é “econômo”; a frase “mas em geral” deve ser separada por vírgulas: “tem-sem momentos bons” o verbo está discordando, coloque no plural; “seguir em frente” pleonasmo; “como por exemplo” entre vírgulas; evite usar “E” no início de frase/ período.
Faltou pontuação em alguns lugares e alguns períodos estão extensos, evite isso! “Usufrui-lo” e “a partir disto” escrito errado. Veja o uso de desse/deste.
Sugiro que você opte por 2 parágrafos de desenvolvimentos, é melhor dois completos, do que 3 superficiais.
O conceito de Modernidade líquida, de zygmunt baumam, se encaixa com a temática.
Em suma, você escreve bem, possui bons argumentos e bons conectores, mas precisa melhorar as relações entre os parágrafos.
Enfim, espero que tenha te ajudado de alguma forma. Como disse anteriormente, não sei avaliar de uma forma mais abrangente. Desejo a você sucesso em seu concurso, está no caminho certo. Abraço!!!