TEMA: O combate a Homofobia nas escolas.

  • 0

Oii gente, tudo bem? se puderem pfr corrijam minha redação com base nas competências do Enem

 

Na série televisiva “Glee”, O personagem Kurt sofre com agressões físicas, ofensas e ameaças constantes na escola por ser um Homossexual assumido e usar roupas consideradas extravagantes. Kurt então, decide mudar de escola por não suportar mais a homofobia sofrida. Infelizmente esse é um retrato do que acontece bastante com muitos jovens fora fora da ficção, o que resulta em graves problemas psicológicos.

 

Em primeiro plano, deve – se ressaltar um estudo realizado em 2007 pelo pesquisador IIan H. Meyers, do departamento de ciências sociais da universidade Columbia (EUA) que mostra que transtornos mentais prevalecem em pessoas LGBTQI+ porque segundo o autor, os estigmas e as discriminações  que os rodeiam criam em seu entorno um ambiente socialmente hostil, favorável ao desenvolvimento de problemas de saúde como depressão , ansiedade, pensamentos suicidas e automutilação. Logo, diante de tal exposto, é evidente os males que tal problemática pode causar e deve ser combatida com urgência.

Ademais, destaca – se uma pesquisa apresentada na audiência pública na câmara dos deputados que revelou que 73% dos estudantes brasileiros que se identificam como homossexuais já sofreram bullyng homofóbico na escola. E o levantamento revelou também que 60% se sentem inseguros no ambiente escolar e 37% já chegaram a ser vitimas de violência física. Em vista disso, pode – se dizer que o Filósofo Frances, Voltaire, estava certo ao afirmar que “Preconceito é opinião sem conhecimento.” Isto é, algo sem fundamento e sem razão que só trás consequências graves a vida dos indivíduos.

 

Portanto, faz – se necessário o combate a homofobia no ambiente escolar. E para isso, cabe ao Governo Federal juntamente do Ministério da educação promoverem campanhas nas redes de ensino públicas e privadas que conscientize que pessoas com orientações sexuais diferentes existem, e que devem ser respeitadas! Assim, se consolidará um ambiente escolar mais harmonioso e seguro para estudarem.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Critérios Enem

    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. …
    Bom. Atentar-se para seguir o tipo de texto exigido, seja ele descritivo, dissertativo ou argumentativo. Seu primeiro parágrafo foi descritivo, depois resto do texto ficou argumentativo.

    Compreensão da proposta de redação. …
    Bom.

    Seleção e organização das informações. …
    Bom. Precisava de mais coesão e coerência entre as informações fornecidas. Por exemplo, a sigla LGTBQ+ poderia ter sido traduzida.

    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. …
    Bom.

    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos…
    Regular. É cilada achar que toda medida estatal respeitará os direitos humanos, como se colocasse todo mundo num campo de concentração do Ministério da Educação e impusessem mais leis, resolveria todos os problemas do mundo…

    • 1
  2. Ótima redação!

    Continue focando no estudo da redação e você irá brilhar no Enem…

    Lembre-se que ela é muito importante!

    Comp 1: 160
    Comp 2: 200
    Comp 3: 140
    Comp 4: 200
    Comp 5: 120

    Nota final: 820

    Estude, leia, persevere e não desista jamais e avante sempre para o objetivo do 1.000 no Enem!!!

    Lembre- se nunca deixe alguém lhe dizer que não é capaz porque vc é sim!!! Sucesso parabéns pela redação 👏🏼👏🏼👏🏼

    • 1
  3. Olá! Você começou sua introdução muito bem, mas ao meu ver, sua tese poderia ter sido um pouco mais “forte”.
    Sempre preste atenção na pontuação, pois no 1º parágrafo em “[…] que mostra que transtornos mentais prevalecem em pessoas LGBTQI+ porque segundo o autor[..]”, deveria ter posto um ponto para dar fim de ideia e início de outra, ficando da seguinte forma […] prevalecem em pessoas LGBTQI+. Segundo o autor, […]. Fora isso, você argumentou muito bem.
    Seu 2º argumento ficou perfeito, continue assim.
    Sua conclusão acabou ficando um pouco a desejar, comece tendo uma retomada da tese, depois desenvolva bem a sua proposta e só use ponto de exclamação ao usar uma citação, caso contrário, indica informalidade.

    C1: 180
    C2: 140
    C3: 140
    C4: 200
    C5: 160
    Total: 820

    Espero ter ajudado ;)

    • 1
  4. Na série televisiva “Glee”, O personagem Kurt sofre com agressões físicas, ofensas e ameaças constantes na escola por ser um Homossexual(1) assumido e usar roupas consideradas extravagantes. Kurt então,(2) decide mudar de escola por não suportar mais a homofobia sofrida. Infelizmente esse é um retrato do que acontece bastante com muitos jovens fora fora(3) da ficção, o que resulta em graves problemas psicológicos.

    1- a palavra “homossexual” é escrita com letra minúscula.
    2- não se separa sujeito de verbo, o certo seria: “Kurt, então, decide…
    3- repetição da palavra “fora”.

    Em primeiro plano, deve – se ressaltar um estudo realizado em 2007 pelo pesquisador IIan H. Meyers, do departamento de ciências sociais da universidade Columbia (EUA)(1)que mostra que transtornos mentais prevalecem em pessoas LGBTQI+ porque (2)segundo o autor, os estigmas e as discriminações que os rodeiam criam em seu entorno um ambiente socialmente hostil, favorável ao desenvolvimento de problemas de saúde como depressão , ansiedade, pensamentos suicidas e automutilação. Logo, diante de tal exposto, é evidente os males que tal problemática pode causar e deve ser combatida com urgência.

    1- vírgula.
    2- vírgula.

    Ademais, destaca – se uma pesquisa apresentada na audiência pública na câmara dos deputados que revelou que 73% dos estudantes brasileiros que se identificam como homossexuais já sofreram bullyng homofóbico na escola. E o levantamento revelou também que 60% se sentem inseguros no ambiente escolar e 37% já chegaram a ser vitimas de violência física*. Em vista disso, pode – se dizer que o Filósofo Frances, Voltaire, estava certo ao afirmar que “Preconceito é opinião sem conhecimento.” Isto é(1), algo sem fundamento e sem razão que só trás consequências graves a vida dos indivíduos(2)*.

    1-não tem essa vírgula aqui.
    2- e quais seriam essas consequências graves? explique.
    *seu parágrafo está completamente expositivo, veja que vc apenas citou dados e citação do filósofo, apenas um repertório produtivo já te garante 200 na C2, não exagere.
    *Não é obrigatório, mas não te aconselho a começar o parágrafo de desenvolvimento com um dado estatístico, mas sim com um tópico frasal.

    Portanto, faz – se necessário o combate a homofobia no ambiente escolar. E para isso, cabe ao Governo Federal(1)(agente) juntamente do(2) Ministério da educação promoverem(3) campanhas(ação) nas redes de ensino públicas e privadas(detalhamento) que conscientize(finalidade) que pessoas com orientações sexuais diferentes existem,(4) e que devem ser respeitadas!(5) Assim, se consolidará um ambiente escolar mais harmonioso e seguro para estudarem.
    1- governo federal se escreve com letra minúscula.
    2- juntamente ao*.
    3- cabe ao governo… promover*.
    4- não se separa orações que têm o mesmo sujeito, ao menos se for adversativa, o que não é o caso. Vírgula equivocada.
    5- Não use exclamação na redação do Enem, use um ponto final.
    *conclusão incompleta, faltou o modo.
    C1: 80
    C2:140
    C3:120
    C4:200
    C5:160

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.