Tema: “O combate à automedicação realizada pelos brasileiros”

  • 0

A indústria farmacêutica sofreu significativos avanços ao longo do século XX. Assim, a obtenção de remédios por conta própria se tornou algo fácil e acessível para a população. Em contraste, não houve uma culturalização por parte da escola para combater a automedicação no Brasil. Nesse sentido, é válido destacar a ausência governamental na regularização dessa prática e a mídia manipuladora que romantiza esse hábito.

Primeiramente, o governo não se faz presente, por meio de leis, para inibir esse uso desenfreado de remédios. Logo, fica evidente a utilização de marketing de “propagandas chicletes”, como por exemplo: “Tomou Doril, a dor sumiu”. Isso porque, não há uma regularização estatal para impedir que empresas farmacêuticas banalizem o consumo de medicamentos sem prescrição médica. Em síntese, esse consumo, além de cultural, se mostra um problema governamental.

Por conseguinte, a mídia retrata essa automedicação em programas televisivos. Dessa maneira, há uma perpetuação desse hábito na sociedade. Pois, em vários programas, busca-se mostrar a realidade da família moderna e, por conta disso, fica evidente essa prática. Por exemplo, em um episódio de “Todo mundo odeia o Chris”, a mãe do personagem principal tem uma forma de resolver qualquer problema relacionado à saúde: o “xarope”. De fato, nota-se que essa banalização, por conta da romantização da mídia, influencia o indivíduo.

Portanto, visto que a automedicação é um problema cultural e midiático, é necessário que o Estado atue em escolas e mídias. Para que haja uma culturalização desse assunto, urge que o MEC (Ministério da Educação) crie um projeto de lei para introduzir “os riscos da automedicação” como um tema transversal no currículo escolar. De modo que, esse tema seja discutido ano após ano e em várias disciplinas. Ademais, cabe ao Governo criar leis para regularizar propagandas apelativas, com o intuito de frear essa romantização.

Compartilhar

4 Correções

  1. Ola!!!
    Sua redação está otima. Ela apresenta perfeitamente a tipologia textual, mais você precisa melhorar sua conclusão, tentar preencher ela com mais coisas que vão ser abordadas no seu desenvolvimento e conclusão. Também tente melhorar um pouco seu desenvolvimento usando alguns conectivos mais diferenciados. Isso ajudará muito você

    • 0
  2. Olá,suas ideias são boas,mas na introdução,acho que você poderia deixar a sua tese marcada com mais clareza
    No D2,eu consegui entender seu argumento,mas você deveria explicar melhor como as midias manipulam o indivíduo
    O D1 está Muito bom,com repertório ponto de vista defendido.A proposta de intervenção também está boa,mas uma sugestão é que você faça na conclusão apenas dois períodos,um para a primeira ação ,usando conectivos para ligar os elementos ,e no 2 você coloca a segunda ação ,que não precisa ser completa

    • 0
  3. A sua redação ficou realmente muito boa, parabéns. Mas atenção ao tema: “O combate(…)”, então tem uma pequena ausência de proposta de intervenção nos dois desenvolvimento. Falta conhecimento em outras áreas, apesar de você ter usado seriados, propagandas, ainda sim deixou a introdução um pouco “vaga”. Dica: Você pode usar uma alusão histórica e retomar ela na sua conclusão, detalhando mais ela e consequentemente ganhando mais pontos.. Outro ponto a ressaltar foi na conclusão. A intervenção está ótima e completa, porém não houve uma retomada da introdução. Dica: Antes de escrever a conclusão, leia novamente a introdução. Para voltar as teses iniciais, afim de combater a problemática apresentada nas teses. E por fim, quando terminar a redação releia pelo menos 3 vezes, assim você conseguirá ver erros que antes não era perceptível. Como ortografia, acentuação e pontuação. Obrigada!!!

    • 0
  4. Olá.
    A estrutura atende a tipologia textual exigida,
    Porém tenho algumas sugestões.
    Na introdução:
    Como apresentação mais abrangente do tema você poderia
    utilizar uma citação filosófica,um filme, livro, série algo
    relacionado logo no primeiro período .
    Obs*Durante o texto você repetiu muitas palavras mesmo que em parágrafos
    diferentes isso empobrece sua redação. Você pode utilizar sinônimos
    para evitar redundâncias constantes.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.