Tema: O celular na sala de aula: reflexos e tensões no processo de ensino e aprendizagem

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O filme “O Sorriso de Mona Lisa”, protagonizado por Julia Roberts, apresenta os desafios de uma professora, na tentativa de promover uma educação com objetivo de preparar suas alunas para atuarem criticamente na sociedade. Fora da ficção, escolas brasileiras também enfrentam desafios similares, mediante o acentuado aumento do uso de celulares nas salas de aula, fato que causa a distração dos discentes, afetando o processo de ensino-aprendizagem. Mediante o cenário, torna-se premente a análise dos reflexos do uso do celular, bem como as alternativas que as escolas podem assumir para superarem tais tensões.

Primeiramente, o uso inadequado dos dispositivos móveis prejudica a aprendizagem escolar. A BNCC – referência nacional para elaboração dos currículos – elege, como competência a ser desenvolvida, o uso crítico, reflexivo e ético das tecnologias digitais. Nesse sentido, parte dos estudantes não está adequadamente ciente do reflexo devastador que as distrações causadas pelo uso do celular na sala de aula pode causar. Destarte, falta reflexão acerca do uso saudável da ferramenta.

Ademais, o ensino excessivamente conteudista causa a falta de interesse dos alunos, fazendo-os buscar entretenimento com o uso do celular. Nesse sentido, é lícito referenciar Paulo Freire, cuja obra “Pedagogia da Autonomia” argumenta que as escolas devem promover uma educação que supere o mero ensino técnico-científico. Assim, o ensino mais envolvente atrairá os estudantes, evitando o uso do celular no processo.

Portanto, cabe ao Ministério da Educação assegurar formações com educadores a fim de capacitá-los para promoção do ensino reflexivo acerca do uso adequado do celular. Outrossim, é fundamental que as plataformas midiáticas disseminem informações sobre os reflexos do uso da tecnologia. Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem se tornará eficaz, assim como almejava a professora no filme “O Sorriso de Mona Lisa”.

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6 Correções

  1. Ótima redação! Parabéns!
    Acredito que faltou dar uma definida do seu argumento 1 na introdução.
    Seria Arg 1: desafios dos professores para promover a educação com a tecnologia
    Já que está no seu repertório
    E seu arg 2: consequências do uso do celular na sala de aula –> distração (como você colocou)

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  2. Oi oi. Primeiro queria parabenizar você, ótima redação!
    Único probleminha que eu achei foi a sua conclusão. Os elementos da sua proposta de intervenção não ficaram tão claros. Lembrando que quando você traz duas propostas de intervenção, basta que uma tenha os elementos completos e, nesse caso, vou pegar apenas a primeira.

    ”Cabe ao Ministério da Educação assegurar formações com educadores a fim de capacitá-los para promoção do ensino reflexivo acerca do uso adequado do celular.”

    Agente: Ministério da Educação
    Ação: assegurar formações dos educadores
    Modo/meio: não possui
    Finalidade: capacitá-los para o ensino reflexivo
    Detalhamento: acerca do celular

    Você destacou quatro dos cinco elementos, faltando apenas o meio o qual sua ação partirá. Recomendo usar o conectivo ”por meio de” ou ”através de” para ficar mais claro o seu veículo de ação.

    ”Cabe ao Ministério da Educação assegurar uma boa formação educativa aos docentes por meio de palestras explicativas acerca de aparelhos eletrônicos em sala de aula a fim de promoverem um ensino reflexivo diante o uso adequado do celular”

    Além disso, seu D2 poderia ser um pouco mais desenvolvido, como seu D1.
    No mais, é isso. Também estou aberta a discussão, qualquer coisa pode falar! ^^

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  3. Esse conectivo está errado Ademais, tem que usar outro como portanto ,desse modo
    Seu texto está Excelente só que falta mais e aborda o contexto e causa evitar o uso inadequado de frases repetitiva e apresentar tese , argumentos e fatores que influência o tema Acentuação, ortografia, concordância e por aí vai: todos esses aspectos devem ser claramente marcados para que o estudante perceba os pontos de melhoria que precisa implementar dentro do texto.

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