Iniciante

TEMA: O caso dos entregadores de aplicativos TÍTULO: Bico não é emprego.

  • 2

Com o crescimento do desemprego formal no Brasil a saída mais comum é a do trabalho informal, que não tem amparo da CLT. E um dos que mais ganha destaque é o de entrega por aplicativos, onde para muitos é a única fonte de renda e para outros apenas uma forma de complementar seus ganhos.
Na semana passada vimos em vários meios de comunicação o protesto de quem trabalha em plataformas de entrega, onde reivindicavam por direitos e melhores condições de trabalho. Reclamavam por alimentação e melhores ganhos pelas suas “corridas”, por ficarem a maior parte do dia nas ruas de suas cidades trabalhando e se expondo aos riscos do trânsito como acontece em muitas outra profissões regulamentadas. Mas ao contrário destas outras modalidades estes trabalhadores não se beneficiam dos direitos básicos garantidos na CLT, já que não assinam nenhum contrato de trabalho e nem tem suas CTPS assinadas pela empresa que prestam serviço e isso faz com que eles não possuam nenhum benefício resguardado em caso de acidentes ou gastos com manutenção do seu instrumento de trabalho que em grande maioria das vezes é uma moto.
De contra mão as demandas expostas pelos prestadores de serviço, temos a defesa das plataformas que alegam não oferecer empregos e sim uma saída para quem busca complementar sua área financeira. E consequentemente ajudar pequenas empresas que não podem pagar pelo serviço de um entregador exclusivo e das que normalmente não exercem o serviço de entrega mas em situações extraordinárias os necessitam.
Portanto, mesmo não sendo uma forma de serviço regulamentada estes entregadores necessitam de alguma proteção. Podendo ser ela vinda das empresas a qual integram na forma de algum benefício que seja alimentício e monetário para algumas situações ou, de forma mais dura a intervenção estatal que buscaria regulamentar e igualá-los aos trabalhadores formais.

Compartilhar

3 Correções

  1. oi eu também escrevi com esse tema, complicado né? Se quiser entre no meu perfil para ler
    – Na introdução é necessário alusão ou citação que relacione o tema, é ela quem chama a atenção do corretor. Além disso, pontue a tese e os argumentos que você irá dizer nos desenvolvimentos
    DICA: No começo, eu fazia primeiro um planejamento da redação, colocando com poucas palavras o que escreveria em cada paragrafo para me dar uma luz e nao sair do contexto quando chegasse nele
    – não identifiquei direito onde começa e termina os desenvolvimentos, mas parece que o primeiro ficou enorme e o segundo curtinho. Tome cuidado, a estética tbm conta nota
    – Use conectivos entre as frases
    – Nao fica legal dizer “na semana passada” porque quando foi semana passada? se eu ler daqui um mês já nao fará mais sentido
    – faça alusão historica, filosófica, coloque dados ou exemplos da sociedade
    – em nenhum vc argumentou ficou bastante copia e cola de dados
    – conclu. Colocou conectivo no começo, valoriza
    – não está completa mas veja, tbm está superflua:
    “Podendo ser ela vinda das empresas a qual integram na forma de algum TIRA ESSE DE ALGUMA FORMA, É HORA DE SER DIRETA, DIZER O QUE A EMPRESA REALMENTE FARÁ benefício que seja alimentício e monetário para algumas situações ou, EM QUAIS SITUAÇÕES, LEMBRE, DEFINIÇÃO, DIRETA de forma mais dura OU MAIS PRÁTICA a intervenção estatal que buscaria regulamentar e igualá-los aos trabalhadores formais.” APÓS ISSO, VC PODE RELEMBRAR O QUE DISSE DURANTE O TEXTO TBM, coloque agente, açao, modo, finalidade

    • 1
  2. Competência 1: 160
    Competência 2: 100
    Competência 3: 100
    Competência 4: 80
    Competência 5: 80
    Em primeiro lugar, é necessário que você estude textos dissertativos- argumentativos que são pedidos numa redação do ENEM e basicamente todas os outros vestibulares, pois seu texto se assemelha a outros gêneros textuais, como os expositivos.
    Uma das dica e algo que pode te prejudicar é que deve-se usar a 3° pessoa em textos do gênero argumentativo, então na frase ´´Na semana passada vimos “ o correto seria ´´No ano x foi observado ou visto“ e use anos ou datas, porque seu texto deve ser atemporal também.
    Tente criar um planejamneto que aborde tudo que você precisa escrever seguindo os quesitos do ENEM ou do seu vestibular de interesse.
    Então, sua introdução não apresentou as teses, seus argumentos que abordam o problema (ausência de amparos para trabalhadores informais), consequentemente, seus parágrafos posteriores não forem bem desenvolvidos e sua conclusão não apresentou intervenções concretas.
    Para finalizar, assista aulas sobre a base para uma redação argumentativa para você construir o esqueleto do seu texto, o meu planejamneto é basicamente assim:
    Introdução: alusão histórica, problema (tema), problemas, o que precisa ser feito
    Desenvolvimentos 1 e 2: depende do tema mas é mais fácil falar a origem do problema, um dado ou alusão, causas e consequências e no 2° desenvolvimento ressaltar que além desse tem outro empecilho também, lembre-se que esses problemas deverão ser resolvidos ou pelo menos um deles
    Conclusão: frase de conclusão, ressalta o que precisa ser feito, intervenção feita por alguém (Governo, orgãos, Ministérios, escola, família), a ação. como será feita, sua finalidade, termina escrevendo que se for assim o tema será resolvido.
    Espero ter ajudado.

    • 1
  3. OI!:)
    Primeiramente, gostaria de avisar que não sou nenhuma profissional e estou corrigindo com base no que aprendi estudando.
    Bom, você teve boas ideias mas a aplicabilidade não foi bem feita, levando em consideração que ao argumentar nos seus parágrafos de desenvolvimento, os fatos citados não possuem fontes, o que é de grande importância para dar mais “firmeza” a argumentação.
    Outro ponto importantemente, que pode ser citado é que você não segue a formatação estética, para deixar a redação mais apresentável, melhorando assim a compreensão do leitor.
    Por ultimo queria falar que os órgãos cotados devem ter uma especificação não só a sigla, para melhor entendimento do leitor.
    Esperto ter ajudado!! ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.