Tema: O aumento do número de freelancers no Brasil

  • 1

A partir de meados do século XX, o advento da internet e a intensificação do processo de globalização provocaram alterações na dinâmica política, econômica e social do mundo moderno, inclusive no universo trabalhista. Concernente a este último tópico, é possível destacar a ascensão dos chamados profissionais “freelancer”, trabalhadores que não possuem vínculo formal com alguma empresa e que, geralmente, utilizam as plataformas digitais para se conectarem aos seus clientes. No Brasil, tal modalidade de trabalho está em crescimento sobretudo pelo aumento das taxas de desemprego e, apesar de apresentar vantagens, também possui vários efeitos negativos.
Sob uma primeira análise, é válido discutir a causa central da elevação do número de freelancers no país. É possível discorrer sobre a questão do desemprego na história da humanidade a partir do processo da Revolução Industrial, com a inserção da máquina no processo produtivo e as consequentes demissões por substituição da mão de obra humana. Contudo, no Brasil hodierno, tal situação de perda da ocupação por parte da população está associada, principalmente, à instabilidade econômica durante o período de pandemia. Dessa maneira, é evidente que a falta de perspectivas no mercado de trabalho convencional, acrescida da necessidade de isolamento social, contribuiu para o aumento de trabalhadores autônomos como os freelancers.
Consequentemente a esse processo, é fulcral pontuar as desvantagens da modalidade trabalhista exposta. Referente aos próprios profissionais, é possível citar ausência de uma renda fixa que lhes garanta plena estabilidade financeira. Tal revés faz com que, em muitos casos, a arrecadação insuficiente não consolide todos os direitos básicos e sociais dos cidadãos, previstos na Constituição brasileira de 1988. Ademais, os trabalhadores freelancer são praticamente destituídos de direitos trabalhistas ofertados por empresas, como subsídios de férias e alimentação, além de outras regalias sociais que tornam o trabalho mais favorável aos indivíduos.
Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para intervir na situação. O Governo Federal, em parceria com o Ministério da Saúde, deve, por meio de direcionamento de verbas, maximizar a vacinação no país, de forma a conter a crise de saúde e estabilizar a economia. Ademais, é válido que a Secretaria do Trabalho construa uma base sólida de apoio para os profissionais freelancer, oferecendo cursos gratuitos de educação financeira e criando uma plataforma digital que facilite a comunicação desses trabalhadores autônomos com as empresas contratadoras. Dessa forma, os empecilhos da modalidade trabalhista exposta serão amenizados e será evidenciada uma das vantagens da globalização.

Compartilhar

1 Correção

  1. Nota 850

    Para mais correções e mentoria
    envie um e-mail para
    >>>>>
    [email protected]

    Competência I (norma padrão): 150

    O seu texto não tem parágrafos, não sei se foi um erro da plataforma, mas dificultou a correção.

    Competência II (Compreender o tema): 200

    Competência III (coerência do texto) 100

    Adorei a lucidez e coerência do texto, a única coisa que me chamou a atenção é a ausência de referências. Ainda que você situe historicamente os acontecimentos que desenvolve, peca ao se ausentar nas referências: (filmes, livros, séries).

    Competência IV (mecanismos linguísticos) 200

    Competência V (Intervenção) 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.